PUBLICIDADE

Coluna | Fatos e Versões
Rodrigo Silva Fernandes
rodrigogazeta@bol.com.br
Advogado e articulista político do Jornal Gazeta de Varginha. Escreve todas as quartas e sextas.
 
Fogo morro acima; Risco ao processo; Confiança; Indústria das eleições
03/08/2016
 
PUBLICIDADE
Fogo morro acima

Após a lambança política protagonizada pelo presidente da Fundação Cultural, Francisco Graça Moura, que a poucos dias da eleição, compra uma briga inútil e desnecessária com produtores culturais para azedar a relação de Antônio Silva com o setor, o chefe da Fundação foi “obrigado” a pedir desculpas públicas aos produtores culturais, que ensaiavam uma passeata até a porta da prefeitura. Além disso, o próprio prefeito entrou em cena para apaziguar a relação de seu governo com o meio cultural.

 

É certo que a relação deixou de piorar, mas Antônio Silva não conseguiu arrefecer o descrédito de Graça Moura com o setor cultural da cidade. Muitos pedem a cabeça de Graça Moura, mas de forma geral todos pedem que as indicações para a Fundação Cultural e as estruturas da cultura sejam preenchidas por pessoas técnicas, aproveitando as pessoas da cidade. Ou seja, fim das indicações políticas. É ate provável que Antônio Silva até “entregue a cabeça de Graça Moura”, em nome de sua reeleição, mas pouco provável que as indicações políticas acabem! De qualquer forma, se os produtores culturais e seus muitos seguidores não se reunirem para apresentar um programa de ação para a estrutura cultural da cidade, não há dúvidas que, seja quem ganhe em outubro, a falta de democracia e respeito com os agentes culturais continuará a mesma! A conferir!

 

Beleza Negra

Acontece no dia 17 de setembro no Clube de Varginha a 20ª edição da Noite da Beleza Negra. O evento é promovido pelo jornalista Eutêmio Tavares e homenageia a raça negra. Tradicionalmente os eventos promovidos por Eutêmio são famosos por reunir políticos locais e líderes populares. Vereadores, candidatos a prefeito e muitos populares, negros ou não, estarão presente na Noite da Beleza Negra. Ainda mais porque, a raça negra é parte significativa do eleitorado e contar com a simpatia dos negros e pardos é certeza de muitos votos.

 

Risco ao processo

O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) fez um alerta, nesta semana, de que mais de 20% dos diretórios partidários no Estado estão atuando de forma irregular. Segundo o órgão, caso as situações não sejam regularizadas, nenhuma das legendas poderá participar das eleições municipais deste ano. Ao todo, são mais de 2.000 órgãos irregulares do total de 12.832 presentes em Minas. A principal irregularidade consiste no fato de que as agremiações partidárias não informaram o número de inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). O site do TRE-MG exibe a lista completa dos partidos, por município, que podem ter seu registro suspenso. A maioria dos partidos estão mantendo assessoria jurídica e política para os principais diretórios nas cidades polo, todavia, as falhas na documentação dos candidatos multiplicam pelo interior afora!

 

Confiança

Campos do Jordão (SP) – reduto frequentado por chiques e famosos, inclusive de Minas Gerais – viveu um mês de julho de puro esplendor. Além de inúmeros helicópteros que retornaram ao tráfego aéreo da cidade, os lojistas comemoram as vendas esgotadas de casacos de pele que custavam de R$ 2.000 a R$ 12 mil. “É a volta da confiança na economia e no país”, disse um dos mineiros, com casa na Suíça brasileira. Uma rápida passada pelas redes sociais de empresários e profissionais liberais de Varginha mostra que muitos da cidade estiveram em Campos do Jordão nesta temporada! Parece que a crise não chegou para todos!

 

Capilaridade e negociações

Das 853 prefeituras mineiras, o PMDB pretende eleger 200 prefeitos. “O PMDB tem a maior capilaridade em Minas Gerais e não tem o desgaste de outros partidos”, alfinetou uma personalidade da sigla. Além disso, ele entende que o PMDB, por ser um partido de centro, é flexível para coligar. “Temos uma presença forte em nível federal (Temer) e no Estado (o vice-governador, o presidente da Assembleia e a maior bancada de deputados)”, resumiu.

 

Nesta semana, o vereador de Varginha Carlos Costa (PMDB) esteve em Belo Horizonte, onde se encontrou com o vice-governador Antônio Andrade. O vereador queria ouvir do líder estadual peemedebista que o PMDB de Varginha não será compelido a apoiar o PT na cidade. Já o vice-governador e presidente estadual do PMDB, Antônio Andrade queria ouvir de Carlos Costa se o radialista estaria disposto a liderar a sigla numa candidatura majoritária em Varginha. Após várias ligações telefônicas e a presença de dois deputados na reunião. Ambos saíram satisfeitos da reunião! A conferir!

 

Tchau Querida

O PT ameaça implodir depois do impeachment da presidente afastada Dilma Roussef, já profundamente dividido entre os petistas que pregam oposição radical a Temer e os que querem algum diálogo com o governo peemedebista. O certo mesmo é que com o impeachment o PT vai demorar a se pacificar! O mais provável, em Minas e em Varginha, é que o PT demore a perdoar o PMDB, quando, na verdade, o PT esta recebendo do PMDB e demais aliados o que plantou! No âmbito estadual é certo que boa parte do PMDB conta o tempo para que Pimentel seja afastado pelo Superior Tribunal de Justiça, com o desdobramento da Operação Acrônimo, da Justiça Federal. Já em Varginha, após a reunião ocorrida nesta semana em Belo Horizonte, ficou cristalino que apoiar o PT, não esta nos planos do PMDB local.

 

Boa Madrasta

A Junta de Serviço Militar (que funcionava na Praça Quintino Bocaiúva) informa que está atendendo em novo endereço desde a última terça-feira (26). Agora o funcionamento ocorre na Travessa Monsenhor Leônidas, 145 – Centro de Varginha, próximo ao Colégio dos Santos Anjos. O atendimento ao público é das 8h às 14h, de segunda à sexta-feira. O telefone que temporariamente está fora de serviço devido à mudança é o (35) 3690-2022. O Exercito Brasileiro, que comanda o Serviço Militar em Varginha, não informa, mas é fato corrente que a Prefeitura de Varginha é responsável pelo pagamento de custos que deveriam ser arcados pelos cofres federais, como alugueis dos imóveis na cidade. A Prefeitura de Varginha já pagou até aluguel residencial do imóvel utilizado pelo militar responsável pelo Tiro de Guerra. Como é de praxe, Varginha tem sido uma boa madrasta. 

 

Indústria das eleições

A redução do prazo e das verbas de campanhas eleitorais municipais em 2016 vai impactar em cheio os profissionais ligados à atividade do marketing político. Entidades representativas dos setores gráfico e publicitário estimam que o faturamento com os serviços de propaganda política deve cair pela metade na comparação com as eleições anteriores.

 

O motivo é a mudança nas regras dos gastos eleitorais, definida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que vai limitar os recursos de campanha atual em 70% do que foi utilizado no pleito anterior, em 2012. Além disso, o tempo de campanha também será reduzido de 90 para 45 dias. O candidato que extrapolar os limites determinados pelo TSE pode ser obrigado a pagar multa de 100% do valor excedido. Além disso, o político pode ser alvo de representação pelo Ministério Público por abuso de poder econômico.

 

Profissionais que lidam diretamente com campanhas garantem que serão necessárias mudanças de estratégia para que os candidatos consigam cumprir os cronogramas de divulgação. O presidente da Associação Brasileira da Indústria Gráfica de Minas Gerais (Abigraf-MG), Vicente de Paula Aleixo Dias, reconhece que a redução das verbas para as campanhas em um momento já complicado para a economia deve trazer perdas ao setor. "Nesse cenário é que estamos inseridos e, portanto, prevemos recuo em nosso faturamento. E uma queda expressiva, que deve flutuar entre 30% e 40% neste ano", afirma.

 

Operação reeleição

Vendo que os muitos buracos nas ruas são um dos maiores e mais discutidos problemas do atual governo. A assessoria de impressa da Prefeitura de Varginha tem dedicado tempo específico para elaborar release exclusivo sobre a operação tapa-buraco, realizada pelo Executivo municipal. É certo que o governo está gastando recursos para tapar todos os buracos das vias públicas, o curioso é saber porque, somente agora, é visto tal esforço do governo! Até parece que, não fosse o plano de reeleição de Antônio Silva, a buraqueira iria continuar como está! Na verdade não duvidamos que o que movimenta este governo hoje é o desejo maior e principal de conseguir a reeleição! Afinal, estão em jogo centenas de cargos de confiança e um orçamento superior a 1 bilhão de reais, que corresponde ao orçamento que passa pelo Executivo municipal em 4 anos!

 

Perguntar não ofende

Abandonado pelo Democratas, PSD e PR, será que o candidato a prefeito pelo PSB já descobriu que, na política, quando o dinheiro sai pela porta, a fidelidade pula pela janela? Por certo, que a terceira via em Varginha, será uma união de amigos!

 

Adversários da reeleição torcem para que os secretários de governo Honorinho e Meio Ambiente Joadilson, e o presidente da Fundação Cultural, Graça Moura, sejam os coordenadores da campanha de Antônio Silva a reeleição! Por que será?

 

Já os adversários do PT, também torcem para que a conselheira do Hospital Regional, Paula Andrea Direne Ribeiro, o diretor do DER/MG Raimundo Zaiden coordenem diretamente a campanha majoritária do petista Rogério Bueno! Porque esta torcida, alguém sabe?

 

Os concorrentes de Armando Fortunato, também estão na torcida para que a coordenação da campanha majoritária do PSB seja conduzida pelo professor Maçaneiro e pelo veterinário Demétrio Junqueira! Será que serão atendidos? 

 

A campanha de Antônio Silva começa a divulgar notas nas redes sociais para mostrar que seu candidato esta com “saúde e vigor” para campanha eleitoral de 2016! Porque será que a campanha de reeleição dá tanto destaque a tal assunto? Há alguma dúvida quanto a isso?

 

O descrédito da Política e a omissão do povo

Nesta semana as principais legendas fazem suas convenções para ratificar os acertos e conchavos fechados durante meses de composições e negociações. Algumas legendas cumpriram sua palavra e postura ética, outras falaram uma coisa e fizerem outra. Já há casos de legendas que sufocaram as próprias chances de lançar candidato em nome de interesses financeiros e menos nobres, bem como outras legendas que foram negociadas como “batatas na feira”.

 

Fato é que entre loucos, burros e bandidos, os partidos poderiam estar em mãos melhores na cidade! Tem muita gente perplexa com as atrocidades que temos visto nos bastidores da política local, que na verdade é reflexo da política que é praticada no Brasil. A realidade que vemos, e que parece, não vai mudar, é que a omissão dos bons, tem dado ótimas chances e sobrevida aos bandidos! Não é o político que vira bandido, mas o voto mal dado que faz do bandido um político.

 

Para quem atua nos bastidores isso é visto claramente! E não adianta o cidadão comum, de bem, querer ser apolítico, para não correr o risco de ser desacreditado! Isto é errado! Na verdade, o cidadão de bem, trabalhador, interessado em ajudar a cidade deveria sim ser, e muito, político, e não partidário! Afinal, todos os problemas da cidade, passam por uma política pública eficiente! Todavia, vemos que o descrédito da Política e dos políticos, tem deixado o povo e suas lideranças desesperançadas quanto ao interesse de participar da política. Foram muitos os lideres partidários que reclamaram à coluna a dificuldade de se conseguir bons nomes para lançar ao Executivo e Legislativo. Na medida em que as pessoas de bem vão desacreditando em si mesmas e no seu poder de mudar a realidade política da cidade pela participação direta na Política, já estamos perdendo o jogo, tendo que escolher entre o péssimo e o menos pior! Pelo que se pode depurar das negociações que findam nesta semana, Varginha vai precisar contar com muita sorte para que o eleitor saiba “garimpar” entre os candidatos, aqueles que não vão trair a vontade do povo que os elegeram! Que Jesus tenha piedade de nossa querida Varginha.
PUBLICIDADE
 
 
Últimos artigos deste colunista
12/04/2024
10/04/2024
05/04/2024
03/04/2024
« ver todos
 
KTO

Varginha Online - © 2000-2024


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting