PUBLICIDADE

Coluna | Fatos e Versões
Rodrigo Silva Fernandes
rodrigogazeta@bol.com.br
Advogado e articulista político do Jornal Gazeta de Varginha. Escreve todas as quartas e sextas.
 
Ligado; Destino; Enem; Transporte público; Modernidade chega a Área Azul
05/11/2016
 

Ligado

O vereador Rogério Bueno (PT) perdeu a eleição mas não perderá o poder político. Em sintonia direta com o secretário estadual de Governo, Odair Cunha, o vereador de Varginha conversa e interage com os petistas no Governo Estadual e será ouvido em todas as ações do governo estadual na região. É bem provável inclusive, que Rogério Bueno seja o nome de Odair Cunha para deputado em 2018! As instabilidades apresentadas por Geisa Teixeira que se recusou a ser candidata á Prefeitura de Varginha frustrou petistas em Varginha e na Capital. Todavia, se Odair Cunha realizar seu desejo de disputar o Senado em 2018, não seria difícil ver uma chapa petista tendo Rogério Bueno a Federal e Geisa a Estadual! Tudo vai depender da imagem do governo estadual e atuação de Pimentel e seu principal secretário Odair Cunha! A conferir! 

Destino

Não sabemos qual será o destino político dos vereadores Armando Fortunato (PSB), Rômulo Azevedo Ribeiro (PSD), Reginaldo Tristão (PSD) e Adilson Rosa (PSC) mas é certo que não abandonarão a política! A Armando Fortunato pode ser reservada uma nova candidatura a deputado, se mantiver sua atual base e conseguir ampliar os apoios e conseguir uma boa dobradinha. O vereador do PSB precisa absorver sua derrota, parar de picuinhas ou justificativas para sua derrota e não fechar portas! Afinal, não vai disputar somente esta eleição e tem potencial para o futuro, basta ter sabedoria.

Rômulo Azevedo não sai contente com o resultado da política! Não disputou eleição, não terá liderança em seu partido, não terá poder em 2017, mas o maior de seus desapontamentos, com certeza foi com o deputado federal Diego Andrade, que o abandonou na política da cidade! Diego deu o comando do PSD a uma assessora brigona e a um ex-vereador com “coração petista”! Além disso, Diego Andrade descartou o único aliado com potencial de crescimento: Rômulo Azevedo. Queiram ou não Rominho chegou longe, conquistou a presidência da Câmara, onde fez trabalho diferenciado e vai lutar para manter sua base eleitoral com foco em 2018.

Já Reginaldo Tristão perdeu sendo levado a erro por filiar-se no PSD, onde aliás foi mal tratado e deixado de lado! Tristão e Rômulo não foram ouvidos para a escolha eleitoral do PSD e suas composições: esse foi o erro que enterrou a vitória de Tristão! O vereador deve sair da legenda, e já tem convite e tapete vermelho para entrar em outro partido! Adilson Rosa, se for avaliado pelo merecimento e fidelidade ao governo municipal do PTB, estará na próxima administração de Antônio Silva, todavia, nada é certo ainda! Afinal, gratidão e reconhecimento não são “fortes virtudes” do prefeito reeleito.

Diferença fundamental

O rito do pedido do STF para processar o governador Fernando Pimentel gera celeuma na ALMG em relação à votação dos deputados em plenário. Governistas querem que o voto seja dado por painel eletrônico, como de praxe na casa, para menor exposição dos parlamentares. Já a oposição pressiona por votação nominal, como no impeachment de Dilma no Congresso. É certo que a sociedade civil organizada e entidades de classe estão na cola dos parlamentares por conta deste pedido do STF. Mais que defender ou proteger o PT, os empresários e contribuintes não aguentam mais o aumento de impostos e inércia do governo Pimentel, que por conta dos desdobramentos da Operação Acrônimo, ainda não começou a governar. 

Enem

As “ocupações” promovidas em escolas públicas prometem ser uma dor de cabeça para os próprios estudantes de Varginha. Algumas escolas que já possuem notas ruins no Enem podem piorar caso as ocupações continuem pois o MEC pode não realizar as provas em escolas ocupadas. Vale destacar que em muitas “ocupações” os líderes destes movimentos têm clara predileção política partidária e pouco se preocupam com causas da Educação propriamente dita. Trocando em miúdos, estão usando os alunos e a Educação para fazer política partidária e não protestos pela melhoria na Educação. 

Enem 2

As notas do Enem mostram também que as caras escolas particulares de Varginha e região não significam propriamente a garantia de uma Educação de qualidade. Os dados sobre a Educação em Varginha e outras cidades mostram que o ensino nas escolas do Sesi/Senai e algumas escolas públicas da região são iguais ou melhores que o ensino em várias escolas particulares! A escola do Sesi em Varginha é comandada pelo Sindicatos das Empresas de Construção Civil – Sinduscon Lagos, ligado a Federação das Indústrias de Minas Gerais – Fiemg. Vale destacar que as escolas do Sesi/Senai são mantidas com contribuição patronal das empresas, ou seja, não é recurso público. 

Transporte público

A reeleição do prefeito Antônio Silva vai permitir a cobrança de muitas melhorias no transporte público local. Agora que conhece a base administrativa e financeira com que vai governar na próxima administração, não há motivos para que o governo traga mais uma empresa para dividir o atual monopólio do transporte coletivo local! Além disso, a pressão por transporte alternativo como bicicletas vai fazer com que o governo programe a criação de ciclovias e a inclusão das mesmas nos novos bairros que serão aprovados! Pelo menos isso é o que se espera! Também será grande a pressão por veículos mais confortáveis e modernos no transporte coletivo. Ar condicionado, cadeiras acolchoadas e veículos limpos são o mínimo que se espera em todos os veículos do transporte coletivo urbano e rural. A conferir!  

Melhorias inatingíveis? 

Aliás, não há explicação para que a Secretaria Municipal de Planejamento não esteja condicionando a liberação de novos loteamentos a projetos modernos e sustentáveis com a previsão de ciclovias, ruas e avenidas mais amplas, praças com coletores para reciclagem, asfalto ecológico, etc. Aliás, um secretário municipal ouvido pela coluna disse certa vez que, “todas as secretarias tem seus espinhos, mas a Secretaria Municipal de Planejamento fede”. A levar em conta tudo que se espera do Planejamento municipal para o futuro, e o pouco que se entregou até aqui, é bem possível que o secretário realmente esteja certo. 

Sesc em Varginha

O Planetário, iniciativa do Departamento Nacional do Sesc, já levou ciência, diversão e conhecimento para diversos municípios mineiros, contemplando, desde 2013, mais de 225 mil visitantes. Agora, esse conhecimento divertido sobre astros, planetas e sistema solar está em Varginha desde 24 de outubro e ficará até o dia 02 de dezembro passando por todas as escolas municipais, atendendo cerca de 5.000 alunos do 1º ao 9º ano. O Planetário é dividido em espaços que se propõem a motivar e provocar o interesse pela astronomia. De forma interativa ele mostra que a ciência está presente no nosso dia a dia e, também, fomenta curiosidade e reflexão sobre os fenômenos da natureza. A Cúpula é um espaço de simulação, no qual se pode ver um entardecer até a aparição das primeiras estrelas. Lá, é possível participar de uma viagem espacial e conhecer os planetas do sistema solar, as estrelas, a lua, o sol, as galáxias, os cometas e outros corpos celestes.

Em que pese as denúncias de irregularidades e favorecimentos, o recurso destinado ao Sistema S, que abastece Sesi, Senai, Sesc, Senat e muitos outros, é enormemente melhor aproveitado para o povo do que se tivesse indo para o caixa único do governo federal. Aliàs, é o que o governo federal quer, dar uma mordida na contribuição sindical obrigatória, que arrecada bilhões de reais todos os anos. É certo que muito mais precisa ser feito e a transparência nestes recursos precisa ser perfeita, mas este recurso está melhor utilizado na mão da iniciativa privada, com certeza. 

Deficiência

O feriado de Finados deu uma idéia do quanto o cemitério municipal de Varginha já “morreu” e precisa ser transferido e ampliado. O local onde hoje funciona o cemitério municipal é constantemente invadido e saqueado, o sossego e segurança que se busca para os mortos já não se encontram alí. O local está no centro da cidade praticamente, com intensa movimentação de pessoas e carros, o que dificulta a própria utilização e conforto daqueles que vão até o cemitério fazerem suas orações. Vale lembrar principalmente que o cemitério público municipal já não tem mais espaços para sepultamento e o ossário está cheio, sem falar que o município já gasta recurso considerável para arrumar espaço para sepultamentos no único cemitério particular da cidade! É verdade que “mudar um cemitério de lugar é algo complicado” tanto pela logística, custos ou mesmo pela insatisfação popular que poderia causar! Mas é algo que precisa ser feito! Não custa lembrar que a atual Praça da Fonte, era um antigo cemitério que foi transferido pela Prefeitura de Varginha! É preciso que o governo municipal tenha a coragem de pensar neste problema, antes que a “morte deixe de ser solução para todos os males, e, em Varginha, passe a ser também problema aos vivos”.   

Política e Sustentabilidade

Os vereadores de Varginha participam, no próximo sábado (5), de mais uma edição do Câmara nos Bairros. Desta vez, o evento será realizado no centro da cidade, nas proximidades da Praça do ET e da Concha Acústica, a partir das 13h. O Projeto Câmara nos Bairros é mais uma atração do lançamento da Virada Sustentável e seguirá o mesmo padrão das edições anteriores, com os vereadores presentes para ouvir as demandas da população e dar andamento aos pedidos feitos.

Para participar, não é necessário fazer inscrição, basta comparecer à praça e falar diretamente com os vereadores. O Projeto Câmara nos Bairros ocorre paralelamente ao lançamento da Virada Sustentável de Varginha, que vai ser no mesmo local e com várias atividades e atrações sendo realizadas até 22h. Será um sábado de muitas atividades e de exercício da cidadania. A Virada Sustentável é um projeto inovador que aponta alternativas para uma vida sustentável em sociedade e busca alternativas para a melhoria de vida na cidade. A parceria da Câmara de Varginha com o Projeto Virada Sustentável é um exemplo de como a Política pode e precisa ser antenada com as mudanças da sociedade e moderna para apontar caminhos e parcerias benéficas ao povo. 

Modernidade chega a Área Azul  

Desde ontem, dia 03, o aplicativo Parada Fácil, da empresa StreetEyes, esta em funcionamento, em caráter experimental, no setor 01 da Área Azul  de Varginha, que corresponde ao entorno da Praça Dr. José de Resende Paiva, a Praça da Fonte.

Monitores do CDCA, devidamente identificados com coletes, munidos de tablets estarão percorrendo aquele trecho, verificando e utilizando o aplicativo que apontará  quantas vagas de veículos e motos estão liberadas, quem está devidamente regularizado, bem como o vencimento das sessões. A empresa disponibilizará durante o projeto piloto, WiFi gratuita para os usuários baixarem e usarem o app. Para utilizar o aplicativo, o proprietário do veiculo pode estacionar seu carro em qualquer vaga rotativa desse setor.  Acessar o APP em seu smartphone ou ir até os fiscais/pontos de venda credenciados para adquirir créditos. Deve informar a placa de seu veículo, definir o tempo em que permanecerá na vaga e realizar o pagamento com dinheiro ou cartão de crédito (Visa, Master Card, American Express ou Diners Club Internacional). Será aceito o pagamento em dinheiro com os monitores.
 
 
Últimos artigos deste colunista
18/10/2024
11/10/2024
09/10/2024
04/10/2024
« ver todos
 
KTO

Varginha Online - © 2000-2024


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting