PUBLICIDADE

Coluna | Fatos e Versões
Rodrigo Silva Fernandes
rodrigogazeta@bol.com.br
Advogado e articulista político do Jornal Gazeta de Varginha. Escreve todas as quartas e sextas.
 
Trânsito; Palco; Táticas de Temer; Engodo
25/05/2017
 
PUBLICIDADE

Trânsito

Desde a semana passada, a Rua Humberto Pizzo passou a ser mão única de direção em toda sua extensão, partindo da Avenida Otavio Marques, próximo ao Shopping, até a Avenida Princesa do Sul. Equipes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos - Sosub, providenciaram a mudança de sinalização. O tema trânsito é recorrente na coluna tendo em vista os inúmeros “remendos” que temos visto serem feitos pela cidade.

Alguns problemas graves no trânsito ainda estão sem solução, como por exemplo, uma via rápida e ampla para quem deseja sair da cidade rumo a BH/SP. É fato que a chegada pela Av. Princesa do Sul foi muito boa, todavia, para quem deseja sair da cidade ainda temos diversos gargalos e poucas pessoas sabem transitar pelos bairros. O mesmo problema ocorre em menor proporção para quem chega pelo trevo de Eloi Mendes na Avenida Doutor Módena. Percebam que estes problema são antigos e se arrastam desde a grande reforma no trânsito, ainda na gestão do ex-prefeito Corujinha (PT). Quanto a mudança na Rua Humberto Pizzo, vê-se que basicamente foi uma mudança pontual para agradar os usuários do Shopping Via Café e desafogar aquela região de compras, ou seja, o Demutran age basicamente para agradar o Poder Econômico e não tem planejado grandes mudanças para beneficiar toda a cidade, como deveria ser!

Palco

As realizações e eventos promovidos pelo Grupo UNIS em Varginha e região têm se tornado um grande palco para políticos e empresários ao longo dos últimos meses. Distante das questiúnculas externas, o UNIS chama diversas autoridades que participam dos eventos e promovem discursos, premiações e bajulações com foco em outros temas bem diferentes da Educação ou Desenvolvimento. O relacionamento do UNIS com as entidades, políticos e empresas por todo o Estado de Minas é dos mais variados e consolidados. O Unis tem apoio na esquerda e na direita, entre grandes empresários e pequenos empreendedores e circula com desenvoltura no meio educacional. Tudo isso faz com que cresça ainda mais a curiosidade em saber quem será o “ungido” do reitor para sucedê-lo em breve! Por certo que, boa parte da “globalização e relacionamento” do Centro Universitário é devido ao reitor Stefano Gazzola, e sem sua presença no comando da instituição, isso pode mudar.

Ex-Prefeita de Três Pontas é condenada

A ex-prefeita de Três Pontas, Luciana Ferreira Mendonça, teve seus direitos políticos suspensos por três anos e foi condenada a ressarcir os cofres públicos em R$ 3.771. A decisão é da 1ª Vara Cível da Comarca da cidade. Segundo a ação de improbidade administrativa, movida pelo Ministério Público de Minas (MPMG), Luciana utilizou o carro oficial e um motorista da prefeitura para ir à festa de casamento de Fernando, da dupla sertaneja Fernando e Sorocaba, em São Paulo. O fato ocorreu em dezembro de 2012. O MPMG diz que a cidade arcou com as despesas de alimentação e de hospedagem. Na ação, Luciana diz que viajou para se reunir com executivos que teriam interesse em montar uma unidade produtiva em Três Pontas e que foi coincidência o casamento ter sido realizado no mesmo hotel em que ela e sua chefe de gabinete estavam hospedadas.

Táticas de Temer

Medida provisória anunciada pelo presidente prevê parcelamento em mais de 16 anos para que prefeitos possam pagar os atrasados com o INSS, redução de 80% das multas e encargos. De olho na influência dos prefeitos e vereadores sobre deputados federais e senadores, o presidente Michel Temer decidiu baixar um pacote de bondades para as prefeituras, com vistas à aprovação da Reforma da Previdência. Anunciou a edição de uma Medida Provisória que parcela em 200 meses – o equivalente a 16 anos e seis meses – as dívidas dos municípios com a Previdência Social, redução de 25% nos valores dos encargos e multas. Varginha é uma das milhares de cidades que possui pendências junto a estes órgãos do governo federal. Além disso, também sabemos que o Hospital Bom Pastor e Regional também são outras instituições com dívidas junto ao Governo Federal. Todavia, com os últimos acontecimentos, não se sabe nem se Temer conseguirá aprovar seu pacote de bondades no Congresso.

Saco de bondades legislativas

As bancadas mineiras no Congresso Nacional receberam quarta-feira (17) um termo de compromisso proposto pela nova diretoria da Associação Mineira de Municípios (AMM). A intenção é que deputados federais e senadores, ao reconhecerem a situação de dificuldade administrativa e financeira das prefeituras, se comprometam a priorizar medidas municipalistas, sendo a principal o encargo vinculado ao repasse necessário, quando a União não transferirá encargos sem contrapartida financeira. O termo foi durante a XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

Perguntar não ofende

Michel Temer, Fernando Pimentel ou Aécio Neves, quem cai primeiro? Enquanto peemedebistas, petistas e tucanos ficam a apontar falhas dos adversários políticos, a população já sabe que nenhum partido está fora da corrupção generalizada no Brasil!

Depois que um médico gravou imagens de “mau atendimento” na UPA, o que teria inclusive causado sua demissão, como está o tratamento e relacionamento dos servidores com a população e com a administração municipal? Será que algo mudou?

Com a melhora nos números de contágio da Dengue em Varginha, o trabalho preventivo vai parar? As ações de limpeza e conscientização da população terão continuidade e intensificação? Qual o papel do município nesta questão?

Quais as medidas adotadas pela Polícia Militar para prender bandidos que roubam café em sítios e fazendas de Varginha neste período da panha? A Polícia Civil e Guarda Municipal também deveriam contribuir com o trabalho, porque não agem?

O evento Estação do Samba, que ocorreria na Praça da Estação na semana passada foi cancelado. Será que o samba não tem a mesma força que o rock na cidade ou os roqueiros são mais “comprometidos” que os sambistas para cumprir agenda?

Jogo aberto na sucessão em Minas

A corrida pelo governo mineiro e pelas duas vagas ao Senado reservadas ao estado ficou totalmente aberta com a delação premiada de Joesley Batista, dono da JBS. Os principais personagens da política mineira, o governador Fernando Pimentel (PT) e o senador Aécio Neves (PSDB) foram atingidos em cheio. O impacto foi imediato e devastador. Com as lideranças encalacradas até o pescoço na Lava Jato, abre-se uma larga avenida na política mineira. Com isso, novos interessados poderão ter chances reais de mudar o panorama da política mineira. E caberá ao eleitor assegurar que os novos expoentes da política tenham o apoio necessário para chegar ao poder e promover as mudanças no jogo político, que passam pela ética, transparência e respeito com a coisa pública. Em função da derrocada de PT e de PSDB, as demais legendas com representatividade no Estado já articulam novas configurações, visando alianças inéditas no cenário político mineiro.

Engodo

A Prefeitura de Varginha e a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA) realizaram Audiência Pública do Contrato de Programa para a prestação dos serviços públicos municipais de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, ontem, terça-feira, dia 23, no Propac II, localizado na Rua Londres, 401 – Vila Barcelona. O tema da reunião foi a renovação do contrato a ser celebrado entre o Município e a COPASA por mais 30 anos. O contrato da Copasa com a Prefeitura de Varginha é recheado de questões nebulosas e marcado pelo alto preço cobrado pela Copasa, com o mínimo de investimentos da Estatal na cidade. Ficou comprovado que a Copasa está devendo investimentos no sistema de água e esgoto da cidade. 

Contudo, o medo da empresa e da Prefeitura de Varginha em ser questionada tecnicamente quanto aos porquês da negociação, fizeram com que o município agendasse a audiência pública para longe do centro da cidade e para discutir com leigos da sociedade! Por certo que a relação e negociação entre Copasa e Prefeitura de Varginha é das mais “íntimas e nebulosas”.

Basta ver que a Copasa não cumpriu o contrato para o gerenciamento do aterro sanitário, não iniciou seu trabalho de recuperação do lixão no Corcetti, não iniciou a coleta seletiva e mantém a ETE no Resende com mau cheiro pela região, porém o município e as autoridades de fiscalização fecham os olhos para tais fatos! Será que no futuro, alguma “delação premiada” poderá explicar porque as autoridades de Varginha são boas para uns poucos e severas com a população?

Show infantil no Zoológico

O segundo show infantil realizado no Zoológico de Varginha, pela Secretaria Municipal de Turismo e Comércio (Setec), confirmou o sucesso da atração para esse público-alvo. Na tarde de sábado (13), os vários personagens da Escola de Circo Beto Carreiro World, atraíram cerca de 500 pessoas até o anfiteatro do Zoológico. A atração ocorreu em comemoração ao Dia das Mães. Os eventos no local são realizados no anfiteatro e por não produzir muito barulho, não incomoda os animais, e ainda alegra crianças da cidade. A Setec adianta que a próxima atração infantil já tem data definida, 9 de julho. O show será posteriormente divulgado.

Os shows também são uma alternativa para atrair as crianças até o zoológico, para saberem mais sobre os animais, inclusive a importância do cuidado para com eles e para que os adultos também se certifiquem que o espaço é a garantia de vida para aqueles animais que não conseguiriam sobreviver na natureza. A realização de pequenos bons eventos em locais públicos estruturados são uma alternativa para a população de Varginha e medida acertada da administração. Melhor seria se a Prefeitura de Varginha conseguisse realizar vários eventos em todas as regiões da cidade, assim, toda a população teria acesso a lazer saudável.

Passos e medos do Poder

O governador de Minas, Fernando Pimentel (PT) não compareceu ao evento público em Três Corações na sexta-feira (19/5) onde foi autorizado o início da construção de uma ponte sobre o Rio do Peixe, antiga reivindicação de moradores da região, com investimentos de R$ 5,2 milhões. A obra, no quilômetro 12,8 da LMG-862, ligará as cidades de Três Corações e São Bento Abade, além de melhorar o acesso a São Tomé das Letras. A obra foi viabilizada por meio da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) e do Departamento de Edificações, Estradas de Rodagem (DEER/MG).

Durante o evento, foi feita ainda a entrega de duas ambulâncias para o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macrorregião do Sul de Minas (Cissul) e outras três para a Prefeitura de Poços de Caldas. Pimentel foi representado pelo diretor Geral do DEER/MG. Muitos imaginam que o governador não veio a Três Corações com medo de protestos, tendo em vista que o Sul de Minas é uma das regiões onde o PT possui forte rejeição.

A deputada petista de Varginha, Geisa Teixeira, esteve no evento, onde também participou da entrega de ambulâncias. Geisa tem se desdobrado para conseguir investimento estadual para Varginha e região, porém, a falácia do governo estadual é maior que suas ações, visto que boa parte dos investimentos da região são provenientes do governo federal e apenas repassados pelo Governo estadual petista, que em alguns casos atrasa tais repasses. Mas o desgaste do governador não é diferente dos muitos prefeitos da região, que mesmo convidados para eventos públicos tem evitado o contato direto com o povo, ainda mais dividir palanque com Pimentel que é citado em delações e responde por inúmeras ações na Justiça.

 
PUBLICIDADE
 
 
Últimos artigos deste colunista
12/04/2024
10/04/2024
05/04/2024
03/04/2024
« ver todos
 
KTO

Varginha Online - © 2000-2024


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting