PUBLICIDADE

Coluna | Fatos e Versões
Rodrigo Silva Fernandes
rodrigogazeta@bol.com.br
Advogado e articulista político do Jornal Gazeta de Varginha. Escreve todas as quartas e sextas.
 
Torcida ensandecida!; Todo vapor; Modernização; Direita rica; Contraditório
26/07/2017

 Torcida ensandecida!

A coluna já se acostumou as inúmeras manifestações de “torcidas organizadas” de diversas personalidades políticas que são citadas neste espaço. É parte da Democracia e da imprensa livre o direito de noticiar e comentar, com respeito e baseado em fatos comprovados, as diversas situações em que se encontram diversos homens e mulheres da vida pública. Não é a primeira vez que a Coluna e seu signatário são vítimas de inúmeros comentários maldosos e ofensas desconexas da realidade, apenas pelo fato de noticiar a vida pública de personalidades da política. Ademais, outros jornalistas, órgãos de comunicação, sites e blogs também são vítimas desta covardia. As vezes, os próprios políticos sustentam tais ofensas, em outros casos, são os “fanáticos” apoiadores e parentes que promovem as ofensas sem mesmo que os “pretenso citados pela imprensa” tenham conhecimento.

Fato é que após a coluna comentar sobre a cassação política do mandato de Willian e Natal Cadorini, diversos e-mails e mensagens ofensivas foram encaminhadas a coluna. O mesmo acontece quando Fatos e Versões comenta sobre petistas, novistas, peemedebistas, tucanos etc! Enfim, todos se julgam “injustiçados quando são analisados ou cobrados pela imprensa” o que alias é papel do jornalista. Contudo, a coluna esclarece que nada tem contra os Cadorini, mesmo porque, na nota divulgada semana passada este espaço, ficou claro que a coluna baseou-se em condenação da Justiça mineira para publicar a informação. Além disso, também consignou que Willian e Natal Cadorini, possuem forte presença popular, o que demonstra que são queridos pela população, e já estão recorrendo da decisão negativa na Justiça, o que mostra que vivemos num pais Democrático! A coluna não acredita em retaliação à Coluna patrocinada pelos Cadorini, mesmo porque, a amizade e respeito deste signatário pelo ex-prefeito de Eloi Mendes é de longa data. O que temos aqui, a exemplo do que acontece com outros colegas da imprensa, é mais um caso de “fanatismo político” onde a “torcida organizada” é barulhenta para propagar virtudes dos aliados e cega para ver as eventuais falhas dos líderes.

Todo vapor

O recesso parlamentar não tem sido tempo de descanso para muitos dos parlamentares que vão tentar a reeleição em 2018! O desgaste político e o péssimo ambiente entre eleitores e candidatos têm feito os atuais parlamentares rodarem o estado a caça de votos e entrega de obras.

A deputada estadual Geisa Teixeira (PT) depois de dois anos de “aprendizado político” na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, já esta na estrada pedindo apoios e entregando obras. Geisa tem intensificado suas visitas ao interior e tem se empenhado em abrir novos apoios na região. Na eleição passada quando se elegeu deputada, Geisa contou com forte aparato dos petistas estaduais e do deputado federal Odair Cunha. Agora, pelo que se vê, Geisa já ganhou confiança ou decidiu começar mais cedo e sozinha seu trabalho de reeleição. A deputada tem participado, mesmo que sozinha ou com pequena equipe, de diversos eventos no interior, vai a entrega de obras, tem conseguido pequenas doações de carros e equipamentos a entidades e prefeituras de Minas. Geisa profissionalizou a divulgação do mandato e tem sido vista em várias cidades diferentes de sua base eleitoral. A parlamentar sabe que não será fácil sua reeleição pelo PT, mesmo porque, não terá o mesmo aparato da eleição passada e agora, já não é mais novidade no quadro geral de candidatos. Mas nada disso tem colocado medo da elegante e simpática ex-primeira dama de Varginha.

A votação que Geisa vai alcançar em Varginha pode ser um termômetro do quanto ainda o PT tem votos na cidade. Não se sabe se o ex-vereador Rogério Bueno será mesmo candidato a deputado, mas se Geisa for o nome petista, será ela e não Odair Cunha, o balizador político de quanta força (e votos) o PT ainda tem na cidade. E isso interessa muito a vários grupos políticos e não apenas ao PT.

Modernização

A Câmara de Varginha fez novo investimento em modernização e tentativa de aproximar o eleitor daquela casa. A Câmara Municipal lançou um sistema de relacionamento da Casa, que irá aprimorar a interação entre o público e os vereadores por meio da leitura de QR CODE. A equipe de TI da Câmara desenvolveu para cada vereador um código bidimensional, o chamado QR CODE, que armazena todos os dados referentes à biografia e proposições apresentadas pelo parlamentar.

Qualquer pessoa que tenha um celular com câmera é só instalar gratuitamente o aplicativo de leitor de QR Code. Depois é só iniciar o aplicativo, apontar o celular para um QR Code, para que o conteúdo adicional seja exibido no navegador de internet. Na sede da Câmara de Varginha tem o painel da Digital do Vereador, onde estão todos os códigos. Os mesmos códigos também estarão disponíveis nos materiais impressos do Legislativo. O investimento é mais uma ferramenta do Legislativo para tentar trazer o eleitor a participar do dia-dia da casa.

Claro que o projeto é interessante e merece aplauso, contudo, a falta de participação da população nas ações do Legislativo não é por falta de oportunidade de interagir com o Legislativo. Nossa Câmara de Vereadores de Varginha esta nas redes sociais, nos jornais, informativos, TVs, internet, canal de youtube, rádios etc! O povo não tem participado da vida legislativa e política por não mais de “identificar” com o mundo dos políticos atuais! Creio que será preciso uma mudança de atitude do meio político! O eleitor (infelizmente) não tem mais interesse pela política. Será preciso que o político saia de sua “zona de conforto”, deixe os confortáveis e seguros gabinetes e “vá as ruas”, onde reina a “voz do eleitor”. Mas isso, por hora, é coisa difícil de se ver!

Perguntar não ofende

Será que a recém-chegada da delação premiada de Marcos Valério vai conseguir levar o ex-governador tucano Eduardo Azeredo para a prisão? Ou o tucano vai ser mais um que vai escapar da Justiça por conta do lento e mastodôntico Judiciário brasileiro?

A onda de assaltos e outros crimes em Varginha voltou a assustar moradores! O problema é que agora, muitas vezes, a vítima nem mesmo faz BO quando passa pelo risco e constrangimento do assalto! Será que a população já não acredita nas polícias?

Direita rica

Na nova pesquisa do Instituto Paraná, neste mês, a maior aprovação ao governo Temer vem de eleitores com curso superior: 14,9%, contra 8% na média da população. Ou seja, o apoio ao presidente quase dobra entre os mais escolarizados. Trata-se de tendência nacional. O último Datafolha, do final de junho, apurou que a avaliação de ótimo/bom do governo, em média de 7%, salta para 15% no grupo com renda familiar de dez ou mais salários. Outros levantamentos vêm mostrando que a aprovação de Temer sobe com o nível social do eleitor: quanto mais elitizado, maior o apoio ao presidente. Entre os muito ricos e grandes empresários, o apoio chega a ser maciço.

Mais um Rodrigo!

Depois do “homem da mala” Rodrigo Rocha Loures, do procurador geral da República, Rodrigo Janot e do respeitado advogado criminalista e deputado federal, Rodrigo Pacheco, presidente da Comissão de Constituição de Justiça, poderosos e famosos em âmbito nacional, nossa região também conseguiu um Rodrigo famoso e prestigiado! O prefeito de Andradas, Rodrigo Lopes, também presidente do Cissul/Samu, tem promovido e participado de diversos encontros políticos que tem dado destaque ao jovem prefeito de Andradas.

Recentemente, Marcio Lacerda (PSB) e Dinis Pinheiro (PP) dividiram a atenção de 44 prefeitos na última sexta-feira em encontro regional da Associação Mineira de Municípios em Andradas, no Sul de Minas. Ambos percorrem o interior para viabilizarem-se candidatos ao governo de Minas em 2018. A AMM vai promover mais encontros do tipo em todas as regiões do estado. Além da AMM, a Fiemg também promoveu evento em Andradas recentemente, após o prefeito Rodrigo Lopes visitar o presidente da poderosa instituição industrial em BH.

Rodrigo Lopes é do PMDB, todavia, tem ótima entrada com diversos grupos políticos em BH e Brasília, onde tem ido com frequência buscar recursos e obras para sua região. O próprio governador Pimentel, bem como o secretário estadual de Governo, Odair Cunha já despacharam com Rodrigo Lopes sobre questões políticas da região como as ações e nomeações de cargos do SAMU. Também em Brasília, o prefeito da pequena Andradas tem sido grande nas articulações junto a deputados influentes e ministros com recursos a distribuir às cidades. A exemplo do que vimos em Varginha na eleição passada, quando um ex-prefeito de Eloi Mendes quase vira prefeito em Varginha, parece que, na política, Andradas tem feito sombra em Poços de Caldas.

Contraditório

A coluna recebeu e-mail do juiz de corregedor da Cadeia Pública de Varginha, Juiz Oilson Hoffmann Schmitt, contraditando nota veiculada neste espaço em 21.07.2017, onde a coluna comentou sobre o dia-dia daquela unidade prisional. Por questão de espaço, vamos publicar a nota hoje e deixar para comentá-la em outra edição. Na nota o juiz diz

“Senhor Rodrigo

1. Realmente, o Presídio de Varginha encontra-se com sérios problemas na rede hidráulica e elétrica. É fato e de conhecimento de todas as autoridades constituídas da comunidade, até porque este Juiz fez questão de comunicá-los por escrito, encaminhando, inclusive laudos periciais.

2. Realmente, a precariedade acima revela-se o descaso do governo estadual e municipal, que, aquele alega não possuir recursos para qualquer reforma; este último, ao argumento de que não é de sua responsabilidade. Tudo o que ali tem sido feito revela-se iniciativa deste Juízo em parceria com a OAB, NUCAP e agora APAC.

3. Contudo, grave a declaração de que "os reeducandos fazem o que querem". Isso não é verdade e ofende figura do Judiciário e da Secretaria de Administração Prisional. Afinal, este Juiz semanalmente vai ao Presídio para verificar a situação dos reeducandos, na condição de Juiz Corregedor. Jamais viu qualquer proteção a quem quer que seja ali no estabelecimento prisional, como também jamais viu qualquer sevícia perpetrada contra qualquer dos reeducandos abrigados no presídio. Aliás, fácil criticar, porém prestigiamos as críticas construtivas e que tenham verificação do fato, como tradição de jornalismo sério: check fact.

4. Criticar fácil; contudo, jamais ouvimos desse articulista qualquer solicitação para visitar o estabelecimento prisional de Varginha. Lá existem hoje 280 almas que estão pagando pelos seus erros, sabidamente que a capacidade máxima é de 90. Lá, realmente, as celas encontram-se com problemas hidráulicos e elétricos, mas que às duras penas estamos tentando dar uma solução para que não tenhamos uma "Santa Maria" em Varginha. Inúmeras medidas adotamos para retirar o preso da cela durante o dia, fazendo com que o mesmo cumpra sua pena com maior dignidade e respeito. Por isso inúmeros projetos sociais temos feito e executado ali no presídio, que essa imprensa jamais procurou divulgar o trabalho sério desempenhado pelo juízo de execução penal em parceria com o Conselho da Comunidade, NUCAP, APAC, CREA, AVEA, CASA AMOR E VIDA e demais parceiros . Aliás, mensalmente a CASA AMOR E VIDA, através de seus abnegados voluntários, nada cobrando ou ganhando, a não ser satisfação em ajudar o próximo, faz triagem de doenças infecciosas, tais como hepatite B, C, sífilis e AIDs. Quando na região houve surto de sífilis no Presídio de Varginha não tivemos nenhum caso, a despeito da nossa precariedade do estabelecimento prisional.

5. Não existe cumprimento de pena sem regras. Mesmo nas precariedades não abrimos mão da ordem, respeito, dignidade.

6. Por fim, com verbas do Judiciário nos próximos quinze dias daremos início à reforma de todas as celas do Presídio de Varginha, visando afastar a insalubridade que hoje abate no estabelecimento prisional por ausência de qualquer recurso estadual ou municipal, ao contrário do dito na matéria.”

Juiz Oilson Hoffmann Schmitt.
Comente o Artigo
 
Últimos artigos deste colunista
19/10/2021
14/10/2021
08/10/2021
01/10/2021
« ver todos
 

Home | Notícias | Entretenimento | Promoções | Expediente | Privacidade | Anuncie Aqui |Central do Usuário

Varginha Online - © 2000-2021


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting