PUBLICIDADE

Coluna | Fatos e Versões
Rodrigo Silva Fernandes
rodrigogazeta@bol.com.br
Advogado e articulista político do Jornal Gazeta de Varginha. Escreve todas as quartas e sextas.
 
Juventude de destaque; Advocacia em questão; PSL tem maior número de candidatos
28/09/2018
 
PUBLICIDADE

Juventude de destaque

O foco da política local é as eleições de 2018 que vai definir os nomes das autoridades estaduais e federais do Executivo e Legislativo. Contudo, uma outra escolha, mais morna e tranquila, se define nos bastidores da política local: composição da Mesa Diretora da Câmara de Varginha. Tudo se encaminha para a escolha de um jovem presidente, vereador recém-chegado na Câmara Municipal, mas preparado e já com a experiência de família para tratar dos interesses do Legislativo. A composição ainda está sendo fechada, todavia, o novo presidente da Câmara em 2019, parece já ter sido definida! A escolha tende a valorizar a renovação no posto, ocupado sempre por nomes tradicionais. Com a valorização da juventude que quer trabalhar e mostrar resultado para a sociedade, aliado ao sentimento nacional de renovação na política, temos tudo para ter um “novo Legislativo ano que vem, cara nova e também ações diferentes”. A conferir! 

Falta de investimentos e fiscalização no Saneamento Básico

O vereador Dudu Ottoni apresentou na Câmara Municipal de Varginha uma indicação, solicitando que seja realizada a limpeza e manutenção da rede de esgoto e dos bueiros localizados no final da Rua Arilton Carvalho, no Bairro Centenário. Os moradores relataram que o acúmulo de sujeira na rede de esgoto tem dificultado o escoamento dos detritos e reclamam que durante o período de chuvas a situação se agrava. Essa situação tem sido motivo de grande preocupação por parte da população, principalmente pelos riscos de doenças, além de outros problemas que a água acumulada pode trazer como danificar a estrutura dos imóveis e prejudicar a pavimentação asfáltica da via, o que eleva os riscos de acidentes de trânsito no local. O documento foi encaminhado à Secretaria Municipal de Obras e Ser viços Urbanos e à Companhia de Saneamento de Minas Gerais – COPASA para as devidas providências. Na verdade, a rede de esgoto e água pluvial da Copasa em Varginha precisa bem mais que limpeza, precisa mesmo é de urgente manutenção e em muitos casos a efetiva e integral troca das tubulações. Contudo, a Copasa faz “corpo mole” nos investimentos necessários e não cumpre o cronograma de obras que deveria executar na cidade. Os poderes constituídos municipais, leia-se Prefeitura de Varginha, Câmara Municipal, Ministério Público de Meio Ambiente e outros parecem que são “cegos ao problema” e não tomam atitudes enérgicas! 

Perguntar não ofende

Não se tem notícias da atuação do vereador e líder do governo na Câmara, Cláudio Abreu! Tendo em vista seu início de mandato com atuações polêmicas e brigas por conta de cães e gatos, seu sumiço das manchetes seria boa coisa ao governo? 

Qual o custo para recapeamento das principais avenidas da cidade? O município teria recursos para isso? Qual a garantia dada ao serviço de tapa buracos e qual a fiscalização do município das muitas vias que apresentam buracos no centro?

 

Onde está a campanha eleitoral dos muitos candidatos a deputados estaduais e federais que disputam por Varginha? Porque alguns candidatos de partidos menores estão completamente a deriva nesta campanha eleitoral? Faltou recursos ou vontade? 

Nas ruas de Varginha e cidades da região vemos uma predominância de apoiadores do deputado federal Dimas Fabiano (PP). Com a reeleição praticamente assegurada, seus apoiadores dizem que Dimas será o majoritário em Varginha, será verdade? 

Não e mais o mesmo!

Em muitas das virtudes e ou “maldades” lembradas pelos eleitores, o prefeito Antônio Silva era visto como “prefeito das praças” tendo em vista as muitas praças construídas ou reformas em suas gestões. O cuidado dispensado pelo Chefe do Executivo municipal para manter estes espaços públicos limpos e aptos para uso da comunidade sempre era lembrado, seja para criticar dando a entender que fazia apenas isso, ou para elogiar, dando a entender que cuidava com carinho desta área. Agora a história parece diferente! Inúmeras reclamações chegam a coluna e também a membros do Legislativo, dando conta que existem praças e outros locais públicos com a falta de estrutura ou atenção que merecem. Falta de lixeiras, bancos quebrados, e principalmente falta de iluminação adequada. Em verdade, é bem possível que a atenção do governo tenha caído com as praças, mas vale dizer que boa parte deste problema envolve a sociedade. As praças e outros espaços públicos, quando são planejados, já contam com a estrutura de bancos, lixeiras, iluminação etc para atender a comunidade local. Contudo, a própria sociedade, de onde surgem os vândalos, é quem contribui para danificar tais estruturas, fragilizando a aptidão de uso destas áreas públicas. 

Não e mais o mesmo! 02

Ademais, também há competência (ou falta dela) a Guarda Municipal de Varginha, que é responsável direta na proteção das praças e demais bens públicos municipais. A péssima atuação da Guarda Municipal na proteção destes bens públicos, aliada a manutenção precária do Governo Municipal para reparar estas estruturas está levando ao abandono destes espaços públicos. Com a perda de atenção para este problema, o vandalismo está quebrando lixeiras, bancos, lâmpadas e outros itens nas praças impedindo convivência das famílias nestes locais. Não se tem notícias da prisão de meliantes que picham muros, destrói bens públicos ou mesmo desfecho das muitas escolas públicas municipais que foram saqueadas e danificas na cidade! Falta ao poder público, ai incluindo sobretudo, a Guarda Municipal e o Judiciário, darem resposta a este problema. Do contrário, a “boa fama ou querela política” que contava que Antônio Silva era o prefeito das praças, vai acabar no final deste mandato! 

Advocacia em questão

A Ordem dos Advogados do Brasil vai enfrentar eleições também neste ano. Estão em disputa o comando da OAB/MG e da OAB/Varginha. Em ambas as disputas a previsão de bate chapa, sendo que as articulações estaduais enfrentam grande movimento de bastidores envolvendo grandes nomes da advocacia nacional e regional. O secretário geral da OAB/MG, advogado Gustavo Chalfun, tem participado das conversas e Varginha terá membros nas chapas que vão se enfrentar no final do ano. Não é descartado o lançamento de novos nomes do Direito. Já em Varginha, onde as negociações ainda caminham em ritmo mais lento, destaca-se o nome do advogado Alexandre Prado, jovem jurista com diversos serviços prestados a Advocacia. Alexandre Prado é nova liderança do Direito em Varginha, tendo atuado na OAB Jovem, conselhos e na APAC, e tendo boa circulação com as diversas áreas do Direito em Varginha. Ainda não se sabe quais serão os nomes escolhidos, mas certamente Gustavo Chalfun e Alexandre Prado serão peças chave do desenrolar futuro das eleições na OAB/MG e OAB/Varginha. A conferir! 

PSL tem maior número de candidatos

O número de candidatos do PSL passou de 680 nas eleições de 2014 para 1.454 neste ano, uma alta de 113,8%, apontam dados do Tribunal Superior Eleitoral, divulgados pelo portal G1. Com o aumento, o partido se tornou a sigla com mais candidatos nas eleições de 2018. Em 2014, o posto era ocupado pelo PT. Neste ano, porém, o partido teve uma alta de apenas 1,8% no total de candidatos, de 1.217 para 1.239, e passou a ocupar o terceiro lugar. Em segundo está o PSOL, que passou de 1.118 para 1.291. Foram considerados apenas os candidatos aptos em ambas as eleições, ou seja, aqueles com candidaturas indeferidas ou que renunciaram não foram contabilizados, já que não participaram efetivamente dos pleitos. O PSB, que era o segundo partido com mais candidatos há quatro anos, caiu para a 13ª posição nestas eleições. Em 2014, a sigla participou da corrida presidencial com Eduardo Campos, o que pode ter alavancado o número de candidaturas para outros cargos, como acontece agora com o PSL. Chama a atenção também o PROS, que teve aumento de 155,2% de 2014 para 2018. Mesmo com a liderança no número de candidatos não é esperado que o PSL, partido de Jair Bolsonaro, atual líder das pesquisas presidenciais, consiga eleger uma grande bancada. Pelo contrário, as pesquisas para os legislativos estaduais e federal mostram que haverá uma renovação mínima nas casas legislativas, indicando que boa parte dos políticos tradicionais vão continuar no Congresso Nacional e nas Assembleias Legislativas. 

Rapando as paredes do cofre

Um dia após o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais – TCE emitir notificação para que o governador Fernando Pimentel (PT) explique-se sobre a antecipação de impostos (no caso, o ICMS) determinado às empresas de energia elétrica (leia-se Cemig), o Estado anunciou o pagamento antecipado do escalonamento do funcionalismo. A Secretaria da Fazenda informa que o depósito da última parcela dos salários, inicialmente previsto para o dia 28/9, foi antecipado. O Ministério Público de Contas apontou diversas irregularidades na operação de antecipação de impostos e ainda demonstrou o temor de que a conta fique para o próximo governador. 

Enquanto isso, oposicionistas como o deputado Sargento Rodrigues dizem que a medida é eleitoreira, uma vez que ocorreu apenas nas proximidades do pleito. O advogado-geral do Estado apresentou a defesa do governador, sustentando não conter ilegalidades na medida. Vale ressaltar que o governador Fernando Pimentel não está antecipando receita de 2019, mas sim dos meses de novembro e dezembro, portanto, receitas de seu próprio governo. Além disso, independente da solução encontrada, é certo que quem estiver no Palácio da Liberdade em janeiro de 2019 terá muita dificuldade em pagar o décimo terceiro salário referente ao ano de 2018, que certamente não será integralmente pago neste ano.

 

O Boticário em Dubai e Varginha

O Boticário, maior rede de cosméticos do mundo, abriu as portas nesta semana de sua primeira loja em Dubai, nos Emirados Árabes. A inauguração é resultado de uma parceria firmada com a Milennium Capital, fundo de investimento local, e vai levar para o Oriente Médio um portfólio de mais de 400 itens da marca. A marca Boticário parece mesmo estar vocacionada ao crescimento e tem buscado as melhores parcerias para tal. A marca Boticário em Varginha esta nas mãos da empresária Gina Peloso, que começou na franquia em Boa Esperança e hoje controla lojas da marca em várias cidades do Sul de Minas, sendo uma das maiores franquiadas do Estado. Certamente, que o sucesso da Boticário mundo a fora deve-se a base da empresa no Brasil e ao empreendedorismo brasileiro que comanda a marca. Empresárias como Gina Peloso refletem bem o sucesso do Boticário e a pujança do empresário no Brasil, que mesmo lutando contra um mas maiores cargas tributárias do mundo, consegue “fazer do limão uma limonada”, gerar emprego e renda dentro e fora do Brasil. Afinal, quem consegue vencer aqui, não tem dificuldade insuperáveis em outros países. 

Consórcio em alta

Com as incertezas advindas dos cenários político e econômico, reduzir custos é a ordem para se consumir. Tanto que o Banco do Brasil mostrou um recorde na venda de consórcios. Foram R$ 7 bilhões durante os primeiros oito meses do ano de 2018. O volume representa 81% de todo o montante negociado pela modalidade durante todo o ano passado – com crescimento de 21% sobre o mesmo período de 2017 e de 26% na comparação com mesmo período de 2016. O Banco do Brasil havia fechado o primeiro semestre de 2018 com R$ 5 bilhões em vendas. Ou seja, nos dois primeiros meses do segundo semestre deste ano, já foram vendidos mais R$ 2 bilhões. O cenário incerto para os próximos meses no Brasil quanto as necessárias reformas a fazer e quem vai tocar o governo levam o cidadão prudente a planejar melhor as compras de bens duráveis por meio de consórcios e até mesmo usar esta modalidade como poupança para adquirir outros bens.  
PUBLICIDADE
 
 
Últimos artigos deste colunista
28/03/2024
27/03/2024
22/03/2024
20/03/2024
« ver todos
 
KTO

Varginha Online - © 2000-2024


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting