PUBLICIDADE

Coluna | Momento Pet
Leonardo Massa Ribeiro
veterinariavarginha@hotmail.com
- Médico Veterinário CRMV-MG 12.645, graduado pela PUC/MG 2011.

- Pós-Graduado em Clinica Médica em Pequenos Animais (2013) e Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais (2019).

- Professor do curso Auxiliar de Veterinário em Pequenos Animais desde 2013.

- Atua no atendimento em clínica veterinária na cidade de Varginha
 
Banho em casa! Dicas para cuidar melhor do seu pet!
08/04/2020
 
PUBLICIDADE

Nesse período de quarentena, estamos mudando muito nossa rotina. Mas algo bacana está ocorrendo. Você que tem um animal de estimação, está passando muito mais tempo perto dele, possibilitando sentir todo o carinho e afeto que ele pode te dar. 

Com a necessidade do isolamento social, muitas pessoas estão optando em fazer os cuidados de higiene do seu animal na própria casa ao invés de levar pro banho e tosa, já que muitos estão fechados. 

Pensando nisso, hoje vou passar pra vocês algumas dicas pra quem quer cuidar melhor do seu animal em casa.

Vamos Lá:

• DICA 1 - Usar apenas produtos de uso veterinário

As vezes pensamos que mal pode fazer usar o meu shampoo e condicionador no meu animal? Porém, pode sim prejudicar a saúde dele. O pH dos produtos para humanos são específicos para humanos. Os animais tem uma necessidade diferente da nossa, por isso o indicado é utilizar os produtos próprios para eles. 

• DICA 2 - Sempre usar condicionador

Talvez você me pergunte, qual a necessidade de utilizar condicionador no meu animal que tem um pelo curto, ele não embaraça? Mas os condicionadores tem uma função tão importante quanto desembaraçar os pelos. 

Sempre que usamos um shampoo para limpar o pelo, ele abre os folículos capilares dos pelos. Para fechar e deixar os pelos brilhantes, é necessário utilizar o condicionador para realizar esse processo. Isso mantém as características físico-químicas naturais do pelo para que esteja sempre hidratado.

• DICA 3 - Sempre secar todo o pelo do animal

Uma das grandes diferenças de um banho realizado por profissional e um banho em casa é a secagem. Quantas vezes damos aquele banho caprichado no animal mas secamos apenas na toalha ou deixamos secar ao sol. É a secagem que possibilita os penteados, o cuidado dos pelos e evita retenção de umidade (que podem gerar tanto mal cheiro quanto dermatites). Portanto, se quer deixar seu animal saudável e com o banho igual do banho tosa, capriche na secagem dos pelos após o banho.

• DICA 4 - Use um algodão com produto pra limpeza de orelha

A região do pavilhão auricular dos cães e gatos são locais que comumente são fontes de lesões, dermatites fúngicas, bacterianas e cuidados básicos em casa podem ajudar a evita-los. Existem no mercado diversos produtos de higiene para as orelhas, utilize eles com um algodão na ponta dos dedos para fazer a higiene. 

CUIDADO, não utilize álcool, soro, cotonete nem pinças para realizar essa limpeza. Caso note irritação, inflamação, dor, secreção excessiva, consulte um veterinário para que seja possível um tratamento adequado.

• DICA 5 - Divirta-se

Use esse momento para você curtir seu animal, afinal você escolheu estar com ele. Aproveite para ter esse contato e tempo que muitas vezes no nosso dia-a-dia corrido não temos pra ele.  

Esse momento também é excelente para notar qualquer alteração no seu corpo, como pulgas, carrapatos, lesões ou até possíveis tumores que eles possam ter e você ainda não percebeu. E já sabe, percebeu, consulte o veterinário de sua confiança que somente ele poderá indicar o melhor tratamento.
PUBLICIDADE
 
 
Últimos artigos deste colunista
03/08/2022
18/07/2020
11/05/2020
08/04/2020
« ver todos
 
KTO

Varginha Online - © 2000-2024


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting