- Por onde você andou? Tínhamos combinado seguir para as montanhas e você sumiu noite adentro!
- Sumi, sim. Fui dormir tarde, mas não importa... Vamos tomar a estrada e seguir para Campos do Jordão.
- Tarde demais; já é quase meio-dia! É preferível ficar por aqui mesmo, em São Paulo.
- Meu amigo, não desista assim, tão rapidamente! Raciocine comigo: a apenas 181 km da capital paulista encontraremos avenidas arborizadas com plátanos enormes que dão ares europeus àquela simpática cidade serrana.
- Mas como é o centro de Campos do Jordão?
- Muito Interessante! A Vila de Capivari reúne pequenas edificações que lembram a cidade suíça de Lauzanne, com sua arquitetura típica européia e as ruazinhas estreitas com flores colorindo os balcões das janelas.
- Mas qual é o momento ideal para refugiar-se nas alturas da Mantiqueira, na terra das araucárias?
- Depende. O fluxo turístico mais intenso ocorre no mês de julho, quando é realizado o Festival de Inverno, um dos maiores eventos de música erudita do Brasil. Nessa ocasião, a cidade se torna cosmopolita, com sua elegante e sofisticada maneira de privilegiar a boa gastronomia e a vida cultural de moradores e visitantes. Entretanto, prefiro descansar por lá após o mês de setembro, quando Campos do Jordão volta a ter vida própria e as noites frias nos convidam a tomar um delicioso chocolate quente e a respirar o ar puro das alturas.
- O que mais podemos fazer na cidade?
- Muita coisa! Por exemplo, passear pelo Horto, um parque estadual que guarda a maior área de florestas de araucárias do País. Outro passeio muito agradável pode ser feito pelo trem que parte da estação Emílio Ribas e segue até Santo Antônio do Pinhal. Durante o percurso, você poderá apreciar a belíssima flora da região e encantar-se com o vôo constante dos muitíssimos pássaros que vivem naquelas plagas.
- E a pedra do baú?
- É algo impressionante! O rochedo, a 20 km de distância, é monumental! De seu cume, você pode avistar uma imensa área, abarcando num olhar vales e montanhas, e inúmeras localidades incrustadas na serra.
- Parece que em Campos do Jordão você encontra até mesmo cerveja artesanal...
- Sim! A cervejaria Baden-Baden também é um local interessante a ser visitado. Sua produção é realizada com todo o cuidado necessário para que você desfrute da iguaria nos restaurantes e bares locais.
- Está bem, você me convenceu! Mas na volta desejo passar por Taubaté e, quem sabe, conhecer o sítio do Pica-Pau Amarelo.
- Calma, rapaz! Temos apenas um dia e meio pela frente, mas você verá o quanto descobriremos nesse curto espaço de tempo. O ideal é que nos hospedemos no
Albergue da Juventude, o Hotel, que se encontra em um antigo casarão dos anos 20. A decoração, sóbria e familiar, aconchega os visitantes vindos das mais remotas regiões deste país imenso.
- Está bem! Apresse-se e vamos embora.
- Pé na estrada!
- Vamos para Campos do Jordão! Iupiiiiiiii !!!!!!!
|
Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter
Varginha Online - © 2000-2024