PUBLICIDADE

Coluna | INSS & Você
INSS
Este espaço é para falar de assuntos relativos à Previdência Social. Aqui, vamos informar sobre os benefícios previdenciários disponíveis à população, assim como a importância de se filiar ao Regime Geral de Previdência Social e manter suas contribuições em dia.
 
Auxílio Inclusão já pode ser solicitado por pessoas com deficiência que recebem o BPC
20/10/2021

As pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e que ingressarem no mercado de trabalho já podem solicitar o Auxílio Inclusão. Desde 1º de outubro, esse novo benefício, no valor de meio salário mínimo (atualmente R$ 550,00), já pode ser solicitado nos canais remotos do INSS. 

Instituído pela Lei 14.176, sancionada em junho e que trouxe modificações no benefício assistencial, o Auxílio Inclusão tem o objetivo de incentivar pessoas com deficiência a ingressarem no mercado de trabalho, ao permitir que exerçam atividades laborativas. 

É importante esclarecer que, a partir do momento que começar a receber o Auxílio Inclusão, o beneficiário deixa de receber o BPC. No entanto, caso o beneficiário perca o emprego, ele pode solicitar novamente o Benefício de Prestação Continuada. 

Quem tem direito 

Para ter direito ao Auxílio Inclusão, o cidadão tem que ser o titular do BPC concedido à pessoa com deficiência, ter inscrição atualizada no Cadastro Único (CadÚnico) e CPF regularizado. 

Além disso, o solicitante se torna elegível quando passar a exercer alguma atividade com remuneração de até dois salários mínimos e esteja filiado no Regime Geral de Previdência Social ou filiado a Regime Próprio de Previdência Social da União, dos Estados ou dos Municípios. 

Vale ressaltar que o valor do Auxílio Inclusão não entra no cálculo da renda familiar per capita mensal para fins de manutenção do BPC concedido a outra pessoa do mesmo grupo familiar. 

Como solicitar 

O Auxílio Inclusão pode ser requerido nos canais de atendimento do INSS, órgão responsável por analisar os pedidos: Central Telefônica 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h, e Meu INSS, disponível como site (gov.br/meuinss) ou como aplicativo para celular. 
Comente o Artigo
 
Últimos artigos deste colunista
02/12/2021
16/11/2021
20/10/2021
08/10/2021
« ver todos
 

Home | Notícias | Entretenimento | Promoções | Expediente | Privacidade | Anuncie Aqui |Central do Usuário

Varginha Online - © 2000-2021


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting