PUBLICIDADE

Coluna | BRASILzão
Diego Gazola / Fábio Brito
Diego Gazola,(MTB-SP-44.350), é repórter-fotográfico.Graduado em Comunicação Social pela UMESP-SP, tem se especializado em fotojornalismo de viagens. Em cinco anos, já percorreu mais de um mil municípios em todo o Brasil para avaliação dos atrativos e documentação fotográfica dos Guias Turístico-Culturais da editora Empresa das Artes.As fotografias de Brasilzão são de sua autoria.
diegogazola@uol.com.br

Fábio Brito. Presidente da Empresa das Artes, editora com mais de 160 obras publicadas nos segmentos de turismo, meio-ambiente e cultura; de guias de viagem a livros de arte. Os textos de Brasilzão são de sua autoria.
fabiobritocritica@yahoo.com.br
 
Que dia corrido, hein?
05/12/2005
 

- Acorda! Já são seis e trinta. Temos reunião no Colégio Santos Anjos às sete horas.

- Deixe de ser bobo, a reunião foi ontem.....

- Eu sei, vamos recordar como foi o nosso dia de trabalho?

- Vamos. Uma verdadeira maratona. Bem cedinho, no Colégio Santos Anjos, encontramos as orientadoras Scheilla Guimarães e Lílian Braga. Combinamos de organizar uma programação cultural com palestras e projeções fotográficas para os estudantes. Desta forma, eles poderão viajar conosco nas informações sobre as peripécias que realizamos pelo Brasil a fora.

07h58 - Reunião no Colégio Santos Anjos09h52 - Reunião na Prefeitura de Varginha

- O que você achou do encontro com Renato Clepf, na Prefeitura de Varginha? 

- Foi interessante. Aparentemente o Prefeito Mauro Teixeira, Clepf, Cristina, Zé Dobrada e Homerinho gostaram da lixeira ecológica que você apresentou. Quando implantada na rede municipal de ensino, ela despertará os alunos quanto a necessidade de separar o lixo reciclado.

- Saímos correndo da reunião, lembra-se? Após as chuvas daqueles últimos dias, a natureza estava exuberante. Foi um colírio para nossos olhos o trajeto até São Lourenço. As copas das árvores estavam verdes e pareciam renascer. Foi uma felicidade reencontrar a paisagem bucólica do Sul de Minas.

12h11 - Reunião na Secretaria de Turismo de São Lourenço

- Chegamos em cima da hora para o encontro na secretaria de turismo de São Lourenço. Leopoldo de Nascimento nos recebeu e ficou de nos apoiar assim que iniciássemos a produção do Guia Turístico sobre o Circuito das Águas.

- É, mas eu acho que a cidade precisa ser tratada com mais carinho. Infelizmente, como por todo o estado de Minas Gerais, há lixo nas calçadas e os casarões antigos necessitam de recuperação.

- Qual é a sua opinião sobre Sérgio Vieira Junior, da Gráfica Novo Mundo?

- Tive a impressão de ser um grande trabalhador. É sobrinho-neto de um dos primeiros editores de livros de arte no Brasil, o sr. Regastein Rocha, que hoje vive em Passa Quatro.

12h58 - Reunião com parceiros em São Lourenço15h51- Reunião com o Prefeito de Caxambu

- Após almoçar seguimos "voando" para Caxambu, lá o Prefeito Isaac Rozental nos apresentou a grande atração da cidade que é o universo das fontes de águas minerais ali existentes.

- Pois é, fiquei fascinado ao ouvi-lo discursar sobre o poder medicinal dessas águas. Infelizmente a cidade também parece esquecida e urge lutar para devolver-lhe o glamour de outrora.

- Que dia corrido,hein?

- Apesar de tudo conseguimos chegar a tempo para conhecer o secretário de Cultura de Campanha, o arquiteto Tiago Totti, que luta para recuperar o patrimônio de sua cidade natal.
- Como podemos ajudá-lo?

- Inicialmente é preciso elaborar um projeto para apresentar a empresas sensíveis que queiram investir na recuperação do teto da Igreja Matriz que está desabando. Certamente os habitantes têm consciência do rico acervo histórico existente na cidade.

17h52 - Reunião na Secretaria de Turismo de Campanha23h17 - Fotografia com o garçon Ketson no Top of Mind

- Ao voltar para Varginha não foi possível devido a chuva, subir na torre da EPTV para fotografar, do alto, a nave do ET. Ainda vou registrar este monumento das galáxias, e da Copasa, lá do alto. Mas a festa Top of Mind coroou o nosso dia ao homenagear empresas e personalidades que labutam na cidade.

- Por falar em Varginha quando é que a cidade vai assumir sua própria vocação?

- Não entendi.

- Meu amigo, Varginha é a capital mundial do café. Nos parques e jardins deveriam ser plantadas mudas de cafés, os Cafés deveriam ser charmosos e ter mais receitas à base desse ouro negro.

- Acho que a cor café deveria ser a oficial e a Prefeitura poderia sugerir, fomentando através de incentivos fiscais, a harmonização das fachadas, dos painéis de publicidade e dos outdoors, sempre tendo como referencia o nobre produto.

- Você parece continuar sonhando. Quer mudar o mundo?

- Não. Quero transformar Varginha em uma bela cidade.

 
 
Últimos artigos deste colunista
30/09/2009
28/09/2009
28/09/2009
28/09/2009
« ver todos
 
KTO

Varginha Online - © 2000-2024


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting