PUBLICIDADE

Coluna | Fatos e Versões
Rodrigo Silva Fernandes
rodrigogazeta@bol.com.br
Advogado e articulista político do Jornal Gazeta de Varginha. Escreve todas as quartas e sextas.
 
Mamadeira esportiva; Canteiro de obras; Quartel General; VTC: Patrimônio e história que se perdem no tempo
16/06/2023
 
PUBLICIDADE

Mamadeira esportiva

Saiu o extrato de termo de compromisso da Prefeitura de Varginha com o time Varginha Esporte Clube – VEC, onde o município dará mais uma parcela de recursos públicos para ajudar o time. Esta mamadeira esportiva com recursos públicos municipais tem sido comum nesta gestão e muito se comenta se este recurso público gasto é do interesse da cidade ou traz contrapartida equivalente aos recursos aplicados. Certo mesmo é que Boa Esporte Clube, Varginha Esporte Clube estão recebendo gordas injeções de dinheiro público e não sabemos qual a melhora para o futebol local ou esporte amador e profissional da cidade. Alguém tem notícia de jogador varginhense que joga no time principal destes times? Alguma notícia sobre jogador que tenha sido formado nos times de base do Boa ou do VEC e estejam jogando em time profissional?

Canteiro de obras

A gestão Verdi Melo ficará registrada como uma das administrações onde mais de ampliou as estruturas públicas sociais do município. Desde de que Verdi assumiu já foram entregues e ainda estão em construção diversas estruturas como escolas, centros municipais de Educação Infantil – CEMEIs, unidades básicas de saúde – UBSs entre outras estruturas como praças, centros comunitários etc. As empreiteiras locais são as mais demandadas por tais obras que embora exijam muita mão de obra, não necessita de tecnologia avançada, tratando-se de construções menos complexas. A Educação e a Saúde de Varginha têm recebido grandes somas de recursos públicos para sua ampliação e modernização. Em que pese o total apoio da coluna a investimentos nestas áreas, que são prioritárias para o desenvolvimento da cidade. É preciso que o município tenha planejamento para que tais estruturas possam se manter depois que as receitas do município voltarem ao normal. Ou seja, tendo em vista que a Prefeitura de Varginha vive hoje um momento temporário de sobra de recursos por conta dos pagamentos atrasados oriundos do Governo Estadual, é natural que o município gaste além do programado, ainda mais em período pré-eleitoral em que o governo deseja fazer o sucessor. Contudo, a Prefeitura de Varginha precisa saber que sua receita habitual normal não é o montante recebido agora em 2022, 2023 e 2024 quando ocorrem os pagamentos de receitas atrasadas do Governo de Minas para a Prefeitura. Assim, o Executivo municipal deve programar sua despesa corrente líquida com manutenção da estrutura pública e folha de pagamentos, bem como o crescimento vegetativo destas despesas, de acordo com sua receita real e não com base na receita temporariamente inflada que vive neste momento, sob pena de ao final do “tempo de vacas gordas, precisar fechar escolas, CEMEIs e unidades básicas de saúde por não ter recursos para a manutenção destas estruturas”.

Quartel General

A Câmara de Varginha vai aos poucos transformando-se no QG da oposição. O chegar das eleições municipais e as novas lideranças que surgem no Legislativo, aliado à campanha do candidato governista que caminha de lado, faz com que muitos no Legislativo cresçam o olho com a possibilidade de migrar do Legislativo para o Executivo. Aliás, o atual prefeito Vérdi Melo começou e consolidou sua vida política no Legislativo, antes de assumir o Executivo municipal. Lideranças como Zilda Silva, Rodrigo Naves, Apoliano Rios, Dudu Ottoni entre outros, são nomes que podem compor a chapa majoritária de qualquer partido da oposição ou do governo e muito somariam em votos. Ocorre que enquanto tem muita gente no Legislativo que se contentaria com a vaga de vice, no Executivo tem muita gente que não abre mão de ser o candidato a prefeito. As primeiras pesquisas de perfil político e reconhecimento do eleitor já começaram a ser realizadas em Varginha. A coluna chegou a ver números e nomes de alguns levantamentos. A classe política ficaria assustada com o que a população de Varginha pensa dos políticos locais e como vê muitos dos medalhões do Executivo e Legislativo. Os números mostram, por hora, que tem mais gente se arrependendo da eleição de 2022 do que pensando nas eleições de 2024. Da forma como andam as coisas, não custa para o eleitor ir à urna em 2024 para dar apenas o seu voto de protesto! E dependendo do número de eleitores que resolverem fazer isso, o resultado da eleição pode mudar completamente. Será mesmo gente?!      


Polícia Militar recebe viaturas semiblindadas

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) recebeu 53 viaturas semiblindadas na segunda-feira (12/6), na Academia da Polícia Militar, em Belo Horizonte. Os carros, do modelo Trailblazer LT - 4x4 - 2.8L turbo, foram adquiridos por meio de emendas parlamentares que totalizam R$ 16,5 milhões. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, foi fundamental para a conquista deste recurso federal. Os veículos estão sendo distribuídos para mais de 50 municípios mineiros tanto nas proximidades das divisas com outros estados, como parte do projeto Cinturão de Segurança, quanto para unidades especializadas que desempenham papel de apoio a esses municípios. O reforço dos equipamentos da corporação aprimora a própria integridade dos militares. As viaturas representam um pouco dos acessórios de tecnologia que precisamos investir para combater a criminalidade. A solenidade de entrega das viaturas contou com a presença de deputados e do ministro de Minas e Energia, Alexandre da Silveira. O investimento na Segurança Pública em Minas vem crescendo e os números da Polícia Militar mostram isso. A Segurança em Minas é melhor que em muitos dos nossos estados vizinhos. Mesmo com a insatisfação dos integrantes das tropas militares quanto aos salários, os militares mineiros estão entre os de maiores salários do Brasil.

MGC 491: Duplicação ou cobrança de pedágio, quem chegará primeiro?

A coluna tem insistido com as autoridades de Minas e de Varginha que não é justo a cobrança de pedágio na MGC 491 antes da conclusão das obras de duplicação e melhorias da pista. O governo de Minas fez recentemente um leilão para entregar a via e outras pistas à iniciativa privada, o que aliás é um avanço pois é claro que o Governo não tem condições de manter os milhares de quilômetros de pista em condições de tráfego. Todavia, o valor estimado para o pedágio (R$ 13,00) é bem alto e pode mais prejudicar a população do que contribuir para o desenvolvimento da região. Desta forma, as negociações deveriam constar que a cobrança do pedágio iniciasse apenas depois das obras de restauração da pista estarem prontas, inclusive a duplicação no trecho entre a Rodovia Fernão Dias e Varginha. Ou então, que o Governo de Minas conclua a obra de duplicação em Varinha e a restauração do restante da pista para depois entregar a via para a concessionária, e que esta possa cobrar um valor menor e justo de pedágio. Será que as autoridades terão esta sensibilidade para com o bolso do contribuinte regional ou a oposição na ALMG vai ter que ampliar ainda mais os protestos que vem fazendo quanto ao valor absurdo do pedágio que pretendem cobrar na MGC 491? A conferir!

VTC: Patrimônio e história que se perdem no tempo

O Varginha Tênis Clube é um dos maiores e mais estruturados clubes da cidade. Foi referência em lazer e esporte em Varginha e região por muito tempo, promovendo carnavais memoráveis, shows e festas que marcaram a história social da cidade. O clube também já foi palco de grandes disputas esportivas que trouxeram para Varginha e todo Sul de Minas diversos prêmios em variadas modalidades esportivas, bem como já treinou centenas de atletas, muitos deles de renome nacional. Enfim, o Varginha Tênis Clube é hoje um patrimônio histórico, esportivo e cultural de Varginha, tanto quanto o Cine Rio Branco ou o prédio da Câmara, cada qual com seu significado para a cidade. Ocorre que o VTC vive hoje dias diferentes dos vividos no passado, suas piscinas não possuem mais águas limpas e cristalinas para uso da comunidade e atletas regionais, pelo contrário, mal há recursos para mantê-las cheias ou tratadas. Muito da estrutura de quadras, campos e demais acessórios esportivos perecem no tempo por falta de manutenção e o clube não tem recursos para manter-se ou mesmo para necessários novos investimentos. Parte do gigantesco espaço do clube pertence ao Governo de Minas, que poderia tentar “tomar a frente da instituição, mas não quer arrumar essa dor de cabeça e mais este encargo para administrar”. Enquanto isso, uma bem montada articulação jurídica mantém o clube sob o mesmo comando a décadas, o que não seria problema nenhum, se o clube estivesse crescendo e se desenvolvendo neste tempo, mas não é o caso! Quem tem amor pelo esporte e lembra-se do apogeu do VTC sente pena da situação atual do clube. As autoridades que poderiam fazer algo, parecem sentir apenas desprezo pelo caso. Já os (poucos) associados do VTC se sentem inertes por achar que nada podem fazer para mudar a situação. Será que algum dos times que tanto recebem da Prefeitura de Varginha não poderiam construir parceria com o VTC para utilizar (e cuidar) do clube? Será que o Governo de Minas não poderia negociar com clubes estruturados como o Minas Tênis Clube para assumir o VTC e dar melhor destino aquele clube hoje localizado numa das regiões mais valorizadas do centro da cidade?

Organização partidária x forças eleitorais de 2024

A coluna tem acompanhado as mudanças na composição do comando de diversas legendas em Varginha, bem como os partidos que estão constituindo diretório ou mudando comissão provisória. Existem também diversas legendas e lideranças políticas locais com problemas junto à Justiça Eleitoral, falta de prestação de contas, sentenças condenatórias etc. Muitas serão as mudanças nos partidos até as eleições e isso pode fazer a diferença entre ter uma estrutura partidária forte ou fraca para enfrentar as eleições de 2024. O Partido Liberal, do ex-presidente Jair Bolsonaro, saiu das urnas de 2022 como a maior legenda em número de parlamentares, tempo de rádio e TV, além da maior fatia do Fundo Partidário. Atualmente, o PL está nas mãos do vice-prefeito Leonardo Ciacci, que deseja ser o candidato oficial à sucessão do governo Verdi Melo. Todavia, o governo perdeu o apoio do Partido Progressista e duas outras legendas próximas ao deputado Dimas Fabiano, que foram para a oposição e trabalharão contra Ciacci em 2024. Vale também destacar que legendas como o MDB, PSDB e PSD tiveram mudanças na direção ou trabalham para lançar candidatura própria. O MDB tem em seus quadros o ex-reitor do UNIS, Stefano Gazzola, que foi bem votado nas eleições de 2022 e tem sido sondado para candidato a prefeito em 2024. Já os partidos PT, PCdoB e PV construíram uma Federação Partidária e necessariamente terão que disputar eleições municipais juntos em 2024. Comenta-se que o deputado estadual pelo PV, professor Cleiton Oliveira poderia ser candidato a prefeito em Varginha, podendo inclusive mudar de legenda para ampliar suas chances de eleição. De qualquer forma, uma liderança de esquerda ouvida pela coluna disse que os partidos de esquerda ensaiam conversar para construir aliança e ter candidato único a prefeito em Varginha.

Organização partidária x forças eleitorais de 2024 - 02

O Partido dos Trabalhadores (PT) de Varginha continua sem direcionamento ou articulação perceptível às demais legendas, porém é sabido que o deputado federal Odair Cunha será o comandante das definições da legenda na região, juntamente com o deputado estadual Luizinho (Alfenas). É possível que o PT apoie candidato do PV, a depender do projeto de governo construído. Contudo, não se acredita que todas as legendas de esquerda consigam unirem-se numa única candidatura. O PDT tem nome conhecido na cidade para disputar eleição, o ex-prefeito de Elói Mendes, Natal Cadorini, que legalmente está apto a disputar eleições em 2024. Na base governista o PTB tem na família Ottoni dois prováveis candidatos: o vereador Dudu Ottoni que poderia ser candidato a vice-prefeito de Ciacci numa composição PL-PTB, ou mesmo o secretário de Governo Honorinho que sempre almejou ser candidato a prefeito (alguns dizem que ainda almeja). Correndo por fora, temos o PSD que faz parte da base do governo Verdi Melo e já manifestou apoio ao candidato oficial. O deputado federal Diego Andrade, fiador do apoio do PSD ao governo municipal em 2024, quer que o PSD apenas continue participando de um eventual governo Ciacci em 2025, todavia, não descartaria a chance do partido integrar a chapa majoritária, se houver espaço. Nomes como dos médicos Adrian Bueno e Armando Fortunato são cartas na manga da legenda. Mas vale destacar que todas as legendas precisam ficar atentas à construção das chapas proporcionais, que são as candidaturas a vereador. Uma legenda municipal que não tenha base para lançar chapa completa a vereador é certamente uma legenda fraca e muitos partidos locais não vão conseguir completar sua chapa de candidatos ao Legislativo

PUBLICIDADE
 
 
Últimos artigos deste colunista
12/04/2024
10/04/2024
05/04/2024
03/04/2024
« ver todos
 
KTO

Varginha Online - © 2000-2024


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting