PUBLICIDADE

Coluna | Fatos e Versões
Rodrigo Silva Fernandes
rodrigogazeta@bol.com.br
Advogado e articulista político do Jornal Gazeta de Varginha. Escreve todas as quartas e sextas.
 
Varginha tem saldo positivo de contratações; Crime, revolta ou mau caráter?; Terminal Rodoviário recebe investimentos; Oposição inerte e ineficiente
05/07/2023
 
PUBLICIDADE

Varginha tem saldo positivo de contratações   

De acordo com os dados do Ministério do Trabalho, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Varginha teve um saldo positivo de 465 vagas de empregos formais no mês de maio de 2023. O setor que mais gerou emprego foi o setor agropecuário com 216 vagas. Em seguida vem o setor de indústria com 155 vagas. Na sequência os setores de construção e de serviços com saldos positivos de 86 e 51. O setor de comércio foi o único que registrou um saldo negativo de 43 postos de trabalho. No acumulado, de janeiro a maio, Varginha tem um saldo positivo na geração de 1008 empregos. As medidas de incentivo ao empreendedorismo e a atratividade de novos investimentos têm gerado resultados promissores, que impulsionam o crescimento e a geração de empregos em Varginha. Vale ressaltar que o trabalho do secretário municipal de Indústria e Comércio, Juliano Cornélio tem sido de excelência! Oriundo da iniciativa privada, tendo passado pelo Sebrae e outras instituições, Juliano Cornélio tem caminho pavimentado com as instituições que representam o setor produtivo, bem como bom relacionamento com as principais empresas locais, que estão em processo de ampliação.   

IBGE: Varginha cresce, mas precisa de planejamento e foco  

A população varginhense chegou a 136.467 pessoas no Censo de 2022, o que representa um aumento de 10,88% em comparação com o Censo de 2010. Os resultados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados do Censo também revelam que a população do Brasil é de 203.062.512, um aumento de 6,45% em relação ao Censo de 2010. No estado de Minas Gerais, a população é de 20.538.718, o que representa um aumento de 4,8% quando comparado ao Censo anterior. No ranking de população dos municípios, Varginha está na 19ª colocação no estado e 104ª colocação na região Sudeste. Mas no Sul de Minas, Varginha é a terceira cidade, atrás de Poços de Caldas e Pouso Alegre no tamanho da população. A pesquisa do IBGE também aponta que a cidade em Varginha tem uma densidade demográfica de 345,14 habitantes por km² e uma média de 2,75 moradores por residência, ou seja, ainda podemos crescer muito, a cidade precisa seguir o planejamento do Plano Diretor para questões de verticalização das construções. Bem como é necessário que questões como meio ambiente, trânsito, saneamento básico e resíduo sólido, entre outras, precisam ser muito bem planejadas, pois com o crescimento da cidade, qualquer mudança nestas áreas fica muito caro e impactam a vida de milhares de pessoas. A constante modernização do plano diretor de Varginha precisa ser acompanhada de perto por técnicos, iniciativa privada e instituições civis consolidadas e identificadas com a cidade. A dificuldade e burocracia para o crescimento livre e organizado de Varginha pode ser a diferença para a cidade continuar crescendo com qualidade de vida ou sucumbir ao crescimento de outros municípios mais organizados e menos burocráticos na região. O futuro dirá se estamos no caminho certo!  

Desafio será a segurança, inclusão e satisfação da população  

A segurança durante a realização da Feira da Paz foi tema de reunião realizada na semana passada na sede da 55 Cia da PM, com a presença da Secretária de Turismo e Comércio Rosana Carvalho e representantes Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiro Militar, Guarda Civil Municipal, e Departamento Municipal de Trânsito. Todas as instituições vão participar da organização do evento que precisa ter segurança garantida para evitar brigas, roubos e outras confusões que podem causar prejuízo aos participantes do evento. Fazer a fiscalização e revista pessoal nas milhares de pessoas que estarão presentes não será tarefa fácil, mas precisa ser realizada. Da mesma forma que será necessária toda a estrutura de ambulâncias e efetivo do Corpo de Bombeiros para eventualidades. Outro ponto que também deve ser observado é a inclusão da população no evento. A Feira da Paz começou como evento que incluía todas as classes da população local, e que inclusive, arrecadava alimentos e doações a entidades sociais da cidade. Será que nesta edição teremos a mesma inclusão. Pelo visto sim, visto que muitos convites estão sendo trocados por alimentos não perecíveis que serão doados às entidades. Mas será que este método da troca de convites por alimentos, sem o controle devido, vai impedir que cambistas consigam os convites em troca de alimentos baratos e depois vendem convites na porta do evento a pessoas de Varginha e região que definirem por ir a festa no último momento? Por fim, em a Feira da Paz ocorrendo sem nenhuma ocorrência grave de segurança, oferecendo entretenimento a todas as classes sociais da cidade e ainda oferecendo apoio às entidades sociais da cidade, é preciso depois verificar se a população gostou do evento. Obviamente que o governo municipal busca este reconhecimento popular, pois o retorno da Feira da Paz, embora tenha sido uma atitude acertada do governo Vérdi Melo, somente ocorre neste momento por conta das eleições municipais de 2024. Assim, o evento precisa sair perfeito aos olhos da população para que seja reconhecido politicamente em 2024 e, por consequência, volte a acontecer todos os anos, que se espera. A Feira da Paz está marcada para os dias 04, 05 e 06 de agosto, no Parque de Exposições de Varginha, apresentando shows com Eduardo Costa no dia 4, Diego e Victor Hugo dia 5 e João Bosco e Vinícius no dia 6.  

Receita Federal no Sul de Minas arrecada 1,6 bilhões de reais em maio de 2023  

A arrecadação total das Receitas Administradas pela Receita Federal no Sul de Minas (que compreende 158 municípios da região) atingiu, em maio de 2023, o valor de 1 bilhão e 600 milhões de reais, registrando acréscimo de 39,24% em relação a maio de 2022. No período acumulado de janeiro a maio de 2023, a arrecadação alcançou o valor de 7 bilhões e 479 milhões de reais, representando um acréscimo de 32,83% em relação ao mesmo período de 2022. O maior aumento de arrecadação em valor em maio de 2023, comparado com o mesmo mês do ano anterior, foi o relacionado à Contribuição Previdenciária, com aumento de 9 milhões de reais. No período acumulado de janeiro a maio de 2023, em relação ao acumulado no mesmo período de 2022, o maior aumento de arrecadação também foi o relacionado à Contribuição Previdenciária. Os números da Receita Federal do Sul de Minas, sediada em Varginha, mostram a enorme quantidade de dinheiro arrecadado pelo governo federal, apenas na região. Qual é o retorno desta montanha de recursos? Quanto se paga em aposentadorias, repasses federais, saúde e educação na região? Será que a soma disso tudo chega a R$ 1.6 bilhões mês? Não acreditamos que chegue! Assim, se o Sul de Minas é altamente lucrativo e superavitário ao Governo Federal, para onde vai nosso dinheiro? Está bancando quais regiões deficitárias, ou pior, por quais ralos de dinheiro público está vazando este nosso recurso? 

Crime, revolta ou mau caráter? 

Na semana passada a Polícia Militar recebeu várias notícias de que um cidadão vandalizou vários veículos estacionados na área central, e de posse de imagens fornecidas por circuitos de câmeras de segurança em imóveis da cidade, o infrator foi devidamente identificado, sendo então iniciadas buscas para localizar o autor dos delitos. Por incrível que pareça o homem foi encontrado numa escola onde trabalha. O indivíduo foi preso em flagrante pelo crime de dano qualificado e apresentado na delegacia de Polícia Civil para as providências por parte da polícia judiciária. O cidadão assumiu os danos causados nos veículos de diversos moradores de Varginha. Não se sabe a motivação dos crimes, mas algumas informações agravam ainda mais a situação inusitada destes crimes ocorridos na cidade. A primeira é que a depredação gratuita causada pelo homem não tinha nenhuma motivação aparente, ou seja, o cidadão causou danos arranhando diversos carros em Varginha pelo simples “prazer (ou maldade) de prejudicar outras pessoas que ele nem mesmo conhece”. O segundo fato revoltante é que não se trata de pessoa “desafortunada” na vida, mas sim pessoa que possui emprego, frequentou escola (até trabalha numa) e que tem plenas condições de separar o que é certo ou errado. Outro fato curioso é identificar que o autor dos danos, segundo suas redes sociais, “identifica-se com o socialismo, o que se presume que deveria preocupar-se em ajudar os mais necessitados e não prejudicar gratuitamente”. Vale ressaltar que não foi verificado se o autor dos atos de vandalismo vai ressarcir os motoristas prejudicados ou mesmo se tem recursos para tal, pois foram muitos veículos. Mas é certo que, se fosse pego nas ruas pelos proprietários dos veículos danificados, certamente um linchamento teria ocorrido, o que não justifica a violência, mas é compreensível quando a massa da sociedade toma medidas exageradas para fazer justiça com as próprias mãos quando se depara com situações como essa. Será que o autor dos danos tem algum distúrbio? Será que o mesmo já teria cometido falhas mais graves no passado? Será que o autor dos danos é apenas mais um covarde gerado por essa época em que a população já desacredita na Justiça? O que será feito deste meliante? Vai ser devolvido às ruas sem punição exemplar? Vai ser compelido a responsabilizar-se e pagar pelos danos? Por certo que, com a revolta da sociedade, devolver este meliante as ruas sem uma punição é “condena-lo ao julgamento da sociedade, pois a grande chance de reincidência, e neste caso, a sociedade pode não ter pena ou inversão de valores que nossa Justiça tem acostumado a apresentar”. A conferir os próximos capítulos deste caso.  

Terminal Rodoviário recebe investimentos, mas ainda precisa melhorar muito 

Visando melhorar o conforto e a segurança para os usuários do Terminal Rodoviário de Varginha, foi concluído na semana passada a troca de todas as lâmpadas e coifas comuns por refletores (Led) de última geração, com potência de 140w cada. Este serviço começou a ser realizado há 90 dias atrás, e após a sua conclusão, o Terminal Rodoviário está muito mais iluminado, o que proporciona muito mais segurança e bem-estar aos usuários. Com a troca da iluminação, agora mais eficiente e econômica, o Terminal Rodoviário de Varginha irá gerar uma economia aos cofres públicos em torno de 40%, no consumo de energia elétrica local. Foram trocados mais de sessenta refletores em toda sua extensão. Outros investimentos também foram realizados no terminal, entre as obras realizadas está o “Estacionamento II”, que está localizado à frente do Ponto de Taxi. Anteriormente, as reclamações eram costumeiras como: venda de drogas, ponto de vândalos, sexo à noite dentro dos automóveis e consumo de bebida alcoólica. Agora aquele perímetro do estacionamento foi totalmente fechado, inclusive, mudando o seu fluxo de entrada e saída de automóveis para dar acesso aos motoristas que saem da rotatória situada à frente. Este governo vem recuperando, aos poucos o terminal Rodoviário, mas ainda há muito a fazer. Vale destacar que o Terminal Rodoviário de Varginha é lucrativo para o governo, pois arrecada com aluguéis, taxa de embarque e poderia ser bem mais moderno. Não há wifi gratuito no local e as cadeiras de espera no embarque não são acolchoadas. Além disso, os banheiros públicos poderiam ser melhores e mais confortáveis, além de oferecer mais variedade de comércio e horários mais amplos. O governo municipal precisa ter a coragem de fazer a concessão pública do Terminal Rodoviário e Aeroporto para a iniciativa privada. Está claro que o governo não tem recursos nem experiência na gestão de estruturas assim. Em cidades modernas nos países mais avançados, estas estruturas são públicas, mas geridas pela iniciativa privada, por meio de concessão. Caberia ao governo apenas a fiscalização dos serviços e produtos oferecidos. O Governo Verdi Melo está dando exemplo na concessão da Área Azul, que regula o estacionamento no centro comercial da cidade, poderia avançar mais e também abrir concessão para a Rodoviária e Aeroporto, mas este parece um sonho de eficiência gerencial ainda distante da Prefeitura de Varginha. 

Oposição inerte e ineficiente 

Conversa entre um parlamentar federal e um ex-secretário do governo e este jornalista dava conta que a oposição, principalmente na Câmara de vereadores, está muito displicente e ineficiente diante de diversas ações e omissões do atual governo, que deveriam ser alvo de ação fiscalizadora da oposição. Contudo, parece que por ineficiência, desconhecimento ou burrice, boa parte dos “atrevimentos do governo, nem são questionados pela oposição”. A conferir.  
PUBLICIDADE
 
 
Últimos artigos deste colunista
12/04/2024
10/04/2024
05/04/2024
03/04/2024
« ver todos
 
KTO

Varginha Online - © 2000-2024


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting