PUBLICIDADE

Coluna | Fatos e Versões
Rodrigo Silva Fernandes
rodrigogazeta@bol.com.br
Advogado e articulista político do Jornal Gazeta de Varginha. Escreve todas as quartas e sextas.
 
OAB interativa e participativa; Fake News eleitoral; O Zagalo do Legislativo; Obra - Praça João Pessoa; Cine Rio Branco outra vez
28/02/2024
 
PUBLICIDADE

Agronegócio mineiro responde por 22% do PIB, ações conjuntas entre governo mineiro, Faemg, Fecomércio e Fiemg tem gerado bons resultados

O agronegócio respondeu por 22% do Produto Interno Bruto (PIB) de Minas Gerais, somando R$ 205 bilhões em 2022, segundo o dado mais recente disponível. E onde tem economia aquecida, tem emprego. No último ano, o setor criou 1,2 mil novos postos de trabalho no campo, número justificado pelo bom desempenho das lavouras. A diversidade de clima e solo, o uso crescente de tecnologias pelos produtores mineiros, e as políticas públicas executadas pelos governos e investimentos dos empresários têm contribuído para o crescimento do setor. Consolidado como o maior produtor de café arábica do mundo, Minas deve produzir 27,2 milhões de sacas em 2024, com crescimento de 0,6% na comparação com a safra anterior, de acordo com a Conab. A safra mineira corresponde à metade da produção brasileira, e o estado mantém sua posição histórica de principal produtor de café do país. Outro produto característico da produção agropecuária mineira, o leite ocupa uma posição de protagonismo ao lado do café.  O estado é a principal bacia leiteira do Brasil, com uma produção anual de 9,4 bilhões de litros, o que corresponde a 27% do total nacional. Minas também lidera o ranking nacional na produção de batata-inglesa, alho e ervilha e na criação de equinos. Está ainda entre os principais produtores de feijão, abacate, laranja, limão, sorgo, látex, cana-de-açúcar, banana, tilápia e ovos de galinha e de codornas. Vale destacar que o Agronegócio em Minas vive um momento de soma e interação com outros setores produtivos como o Comércio, Serviços e a Indústria. Na semana passada os presidentes das Federações da Agricultura (FAEMG), Antônio de Salvo, do Comércio e Serviços (Fecomércio), Nadim Donato e da Indústria (FIEMG), Flávio Roscoe estiveram juntos em Portugal onde apresentaram a cadeia produtiva do vinho, queijo, azeite e outros produtos mineiros. A sinergia entre as entidades do Sistema S na promoção de Minas e busca conjunta de soluções e investimentos na economia estadual tem feito a diferença e apresentado resultados positivos para todo estado. 

OAB interativa e participativa

A subseção da OAB de Varginha está participativa da vida da cidade e não somente do maçante dia-dia jurídico do Direito. Esta foi uma forma elegante da coluna dizer que a OAB Varginha está, com louvor e razão, participando, cobrando e interagindo com outras instituições incluindo os advogados e conhecimentos jurídicos em acontecimentos comuns do dia-dia das pessoas. Um exemplo disso foi a reunião entre OAB e Departamento Municipal de Trânsito de Varginha – Demutran. O encontro, motivado por questionamentos da população sobre o tráfego de veículos entre a Rua Felipe Tiago Gomes e a Rua Maria Benedita, na Vila Pinto, resultou em esclarecimentos importantes para todos os motoristas e moradores da região. Foi confirmado que, apesar da proibição de conversões à direita no local em questão, seguir em direção à Rua Maria Benedita não constitui uma infração, pois caracteriza-se como uma continuidade de direção com uma curva leve, permitindo que o motorista mantenha sua faixa. Esta distinção é vital para evitar mal-entendidos e garantir que as normas de trânsito sejam interpretadas corretamente, promovendo assim a segurança e a fluidez no trânsito. Além disso, a OAB Varginha, depois de diversas reuniões e cobranças, assegurou o atendimento prioritário aos advogados, que estiverem representando interesses de clientes nas agências bancárias e assemelhados e permissionárias de serviços públicos municipais em Varginha. Vejam que tais casos de problemas no trânsito ou mesmo de atendimento em agências bancárias e outras instituições públicas são problemas corriqueiros na vida dos advogados e da maioria dos cidadãos, mas são pouquíssimas entidades de classe que “metem a colher nos problemas da população” como a OAB tem feito, procurando trazer soluções. Por sorte que depois da atuação da OAB, os serviços estão melhorando para advogados e demais cidadãos. 

Fake News eleitoral

A eleição nem começou formalmente e já circulam pelas redes sociais diversas notícias falsas sobre o governo e possíveis candidatos da oposição e situação. São insinuações de irregularidades no governo, suposições sobre relação entre vereadores, empresários, deputados, até parentes de políticos locais que trabalham naquela secretaria ou naquele gabinete. A verdade dos fatos é bem diferente! Não há nenhuma irregularidade provada ou condenação fixada para ninguém do governo ou da Câmara de Varginha. Da mesma forma que não há nenhum secretário já garantido na Prefeitura de Varginha em 2025 com a vitória deste ou daquele candidato. Tudo não passa de notícia falsa com o propósito de prejudicar, ou beneficiar este ou aquele grupo político. Quando você eleitor receber qualquer informação suspeita sobre algum candidato, deve procurar os meios públicos legais para tirar suas dúvidas como a Justiça Eleitoral e mesmo com o próprio candidato. E quando ouvir alguém falando algo suspeito sobre qualquer candidato, deve questionar o acusador se o mesmo já fez a denúncia formal na Justiça e Ministério Público. Se a resposta for negativa ou tergiversar sobre outras coisas e não tiver objetividade, saiba que provavelmente está diante de mais uma notícia falsa! Aliás, isso vai ocorrer muito neste ano! Quem acusa escondido e não tem coragem de apresentar provas ou mesmo indícios da irregularidade junto a Justiça é porque não tem certeza do que fala, e o faz com maldade e dolo! 

O Zagalo do Legislativo

Um dos mais atuantes (e talvez mais petulantes) vereadores desta legislação, Dudu Ottoni (PTB) é sem dúvida uma liderança na Câmara de Vereadores de Varginha. Admirado por uns, odiado por outros, o vereador é da base governista e tem se notabilizado pela presença firme na defesa do governo. Faz articulações políticas pontuais e firmes na defesa do que acredita e não corre de um enfrentamento, seja político ou narrativas. Cotado para ser candidato a vice-prefeito, Dudu Ottoni tem realizado articulações políticas em Brasília e BH onde possui aliados igualmente bem relacionados. É o caso da deputada federal Greice Elias (Avante) que tem em Dudu Ottoni sua liderança municipal. Através da parlamentar federal, Dudu Ottoni tem feito chegar a secretários de estado, presidentes de autarquias e demais autoridades do governo federal e estadual as cobranças da população de Varginha. Por sua postura firme e por vezes até agressiva, há quem “olhe de lado para o edil, principalmente entre os colegas do plenário”. Mas Dudu Ottoni não é homem de se intimidar fácil, a exemplo de seu primo secretário Honorinho, (outro poderoso na base governista) o edil segue em frente defendendo sua base, o governo e seus projetos políticos. E como fez o ex-jogador e técnico da seleção Zagalo, já deu seu recado: “Vão ter que me engolir, pois não vou parar”. 

Obra - Praça João Pessoa

O governo municipal tem contratado dezenas de obras por toda cidade, muitas de grande porte que estão mudando o dia-dia e outras dezenas que fazem correções e melhorias pontuais na cidade. Mas o fato é que em muitas delas, o responsável pelos andamentos talvez não tenha a competência ou conhecimento técnico que deveria. No final, principalmente quando se trata de obras públicas, o erro da empreiteira contratada cai no colo do governo. Que precisa aprender a agir rápido! É o caso das obras na Praça João Pessoa, em frente ao Conservatório Estadual de Música. As obras de reforma da praça com a construção de muro de arrimo e outras intervenções no local foram minimizadas depois que os “técnicos concretaram a base do tronco das árvores do jardim da referida praça, impedindo que as plantas crescem e prejudicando todo o projeto paisagístico do local”. Obviamente que isso não deveria constar do projeto. 

Cine Rio Branco outra vez

A obra de recuperação do prédio do antigo Cine Rio Branco entra em mais uma etapa. Agora começou a recuperação da fachada do Cine Rio Branco, o governo vai transformar o local em um centro cultural. Para os historiadores e pessoas que lembram do imóvel quando do funcionamento do Cine Rio Branco, e por certo para os Institutos estadual e federal de patrimônio histórico e urbanístico, é fundamental que o prédio mantenha suas características originais, o que parece não estar sendo observado. A coluna recebeu diversas reclamações de que a obra realizada pela empresa contratada pelo governo municipal, estaria alterando a fachada do prédio, bem como alterando as cores originais do imóvel. Aliás, não se sabe se o projeto previsto pelo governo teria sido integralmente aprovado junto aos institutos históricos estadual e nacional, visto que o prédio é tombado.

Fato é que o setor cultural e artístico municipal que já vive um “inferno astral” com o governo municipal pode estar comprando mais uma briga. Mas desta vez, ao invés de brigar por conta de recursos das leis de fomento, o setor cultural e artístico vai brigar por conta de um patrimônio histórico municipal, que fica no centro da cidade, e com o apoio de ambientalistas e diversas outras pessoas interessadas no tema. A causa é polêmica e o governo deve abrir os olhos, pois a força de mobilização dos defensores culturais do Cine Rio Branco já foi testada no passado, derrubou vereador, mobilizou a imprensa e assustou o governo da época! 

A saúde o chefe

O prefeito de Varginha, Vérdi Lúcio Melo, foi internado no Hospital Bom Pastor, após contrair dengue. O governo evitou causar alarde sobre o tema, visto que o prefeito está bem, mas diante da curiosidade da imprensa e para evitar ilações políticas, o governo divulgou uma nota. Segundo a nota da prefeitura, o chefe do Executivo municipal precisou de internação hospitalar. Está no Hospital Bom Pastor, de onde continua despachando, realiza ligações e reuniões virtuais por videoconferência com a equipe.

Diz a nota: “A Prefeitura de Varginha vem a público informar que o Prefeito Vérdi Lúcio Melo encontra-se internado no Hospital Bom Pastor, onde está recebendo tratamento em razão de ter contraído dengue e ter sido necessária atenção médico-hospitalar. O Prefeito está recebendo hidratação por meio de soro, bem como lhe estão sendo monitoradas as condições de saúde de forma geral. Tal procedimento tem sido realizado com todos os pacientes que demandam internação hospitalar em razão dos efeitos nocivos da doença, permitindo, assim, que se restabeleçam. O Prefeito continua trabalhando, estando despachando com os assessores pessoalmente, por meio telefônico ou de videoconferência. Na oportunidade, o Prefeito Vérdi Melo exorta o povo varginhense a auxiliar diretamente no combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor de transmissão da dengue, chikungunya e zika, pois, trata-se de inimigo comum que deve ser combatido por todos”.
PUBLICIDADE
 
 
Últimos artigos deste colunista
12/04/2024
10/04/2024
05/04/2024
03/04/2024
« ver todos
 
KTO

Varginha Online - © 2000-2024


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting