PUBLICIDADE

Coluna | Fatos e Versões
Rodrigo Silva Fernandes
rodrigogazeta@bol.com.br
Advogado e articulista político do Jornal Gazeta de Varginha. Escreve todas as quartas e sextas.
 
Quem com ferro fere...; Negociações em curso; Bruxa solta; De volta pra casa; Apoio de Lula; Denúncias e dossiês
03/04/2024
 
PUBLICIDADE

Quem com ferro fere...

A mudança do comando do Partido Liberal em Varginha está sacramentada: o vereador Daniel de Farias (Dandan) é o novo presidente da Comissão Provisória do PL local. A mudança, embora já tivesse sido anunciada a alguns dias atrás pela Coluna ainda era colocada como “fantasiosa pelos apoiadores de Leonardo Ciacci”, que era o pré-candidato pelo PL antes da tomada de comando de Dandan. Aliás, quando da chegada de Ciacci ao PL, também houve uma “tomada de poder na legenda que existia na cidade sob o comando de outro grupo político que foi destituído para a chegada do vice-prefeito”. Com a mudança fica também consolidada a candidatura de Dandan a prefeito pelo PL. A comissão provisória da legenda foi nomeada em 25/03/24 e tem vigência até 09/02/2025, ou até que o comando do PL na Capital defina por mudar o comando da comissão provisória em Varginha, como já ocorreu duas vezes em menos de 2 anos. Integram a comissão provisória do PL em Varginha, além do vereador Daniel Rodrigues de Farias, (presidente), o também vereador Cristóvão Vilas Boas (vice-presidente), Doralice Pereira Tristão (tesoureira), Madalena Aparecida Sandi (secretária) e mais três vogais. A publicação da nova comissão provisória local ocorreu na tarde da última segunda-feira e já sacramentou inclusive a saída de Leonardo Ciacci da legenda. Já ontem o vice-prefeito buscou em Belo Horizonte negociar sua entrada em outra legenda. Possivelmente o PSD ou Avante, não sendo descartada também a entrada no PTB. Outras legendas ainda estão sendo alvo de conversas visto que até a próxima sexta-feira, dia 05/04 é permitida a filiação ou desfiliação de candidatos as eleições municipais.

Negociações em curso

Nesta semana diversas legendas vão finalizar as negociações a tempo de cumprir os prazos da Justiça Eleitoral, mas algumas posições já são conhecidas. No Partido Liberal Dandan deverá ser candidato a prefeito, ainda sem um vice definido, que poderá sair do apoio que terá de mais duas legendas. Já o governo deve apoiar Leonardo Ciacci na legenda que escolherá nesta semana. Não está descartada a vinda de outra legenda pra apoiar Ciacci, bem como a perda de outra legenda que apoia Ciacci, também nesta semana. Três legendas em Varginha que funcionam como comissão provisória (a exemplo do PL) estão sendo pressionadas a mudar de candidato na cidade. Bem como uma legenda independente pode deixar de lançar candidato para apoiar Ciacci, as conversas caminham a passos largos, mas as perdas do candidato governista parecem ter atordoado os articuladores locais. No MDB o presidente local da legenda, Stefano Gazola, já finalizou a montagem da chapa de candidatos a vereador, o partido espera lançar chapa completa. Gazola é o pré-candidato a prefeito pelo MDB, em conversa com três outras legendas para integrar o grupo e buscar seu vice. No Partido Verde, o deputado estadual Cleiton Oliveira segue firme para ser o candidato da esquerda, com apoio “insosso e certo do PT”. Insosso porque o PT não tem qualquer ânimo em apoiar Cleiton e certo porque o PT sabe que não tem outra alternativa a não ser Cleiton”. Mas tem deputado do PT que jura não ser Cleiton o nome do PT em Varginha nas eleições de 2024. A resposta sairá na próxima sexta, quando se encerra o prazo da Justiça Eleitoral.

Negociações em Curso 02

Em se confirmando a candidatura de Cleiton Oliveira (PV) para prefeito de Varginha, o vice deve sair do Partido Progressista, que embora tenha ensaiado optar pela vereadora Zilda Silva, agora, está propenso a indicar o ex-vereador Zacarias Piva para vice de Cleiton Oliveira. Piva também chegou de última hora na disputa, primeiro como candidato a prefeito, depois foi se consolidando como um nome a vice. O PP jogou bem quando substituiu Zilda Silva por Zacarias Piva, afinal, a reeleição de Zilda é quase certa e significa a recondução de um importante pepista no Legislativo. No PT e no PCdoB é certo que o foco será trabalhar pela eleição de vereadores. O PCdoB deve lançar apenas um nome, dentro da chapa da federação partidária que reúne PV, PT e PCdoB. O foco dos comunistas será eleger seu candidato a vereador, embora um ou outro gato pingado trabalhe para Cleiton. No PT a briga interna domina a legenda e não se acredita que o partido “se resolva” até o início da eleição, mas é certo que a federação PV, PT e PCdoB vai fazer vereador, no mínimo 1, com alguns entusiastas acreditando em 3, ainda mais se Cleiton for bem votado!

Negociações em curso 03

No lado governista tudo ainda em mudança constante. Quando Ciacci definir qual será sua legenda, será necessário acomodar uma infinidade de pré-candidatos a vereador. E esta conta e planejamento importa muito, pois a escolha da legenda errada pode ser a diferença em ganhar ou perder. Acredita-se que a maioria dos partidos disputem eleição no apoio ao candidato governista, ainda assim, pode faltar espaço para muitos em razão das cotas obrigatórias para mulheres e negros nas legendas locais. Nesta semana diversas mulheres, negros e servidores públicos foram procurados para aceitar participar das eleições. A Justiça Eleitoral vai fazer plantões para analisar toda a documentação e validar as filiações depois de 5 de abril, vindo depois as convenções partidárias que confirmarão os nomes para prefeito e vereador. Depois disso teremos formalmente os candidatos. A coluna vai acompanhar já na semana que vem como ficou cada legenda e cada pré-candidato para saber quem realmente “sobreviveu as negociações políticas”. Vale dizer que a Coluna Fatos e Versões, do Jornal Gazeta de Varginha, em parceria com o Portal Varginha Online, vai promover entrevistas com todos os pré-candidatos a prefeito, assim que a Justiça Eleitoral confirmar cada candidato. As entrevistas serão gravadas e publicadas no Jornal Gazeta de Varginha e no Portal Varginha Online em vídeo.

Bruxa solta

A imprensa tem noticiado a infinidade de acidentes de trânsito ocorridos em Varginha neste trimestre. De janeiro a março de 2024, mais de 340 acidentes foram registrados na cidade, sendo mais de uma centena deles com vítimas, algumas fatais! As notícias de muitos acidentes nestes três meses foram agravadas pela violência de alguns deles, registrados em vídeo e marcados pela irresponsabilidade de motoristas que abandonaram o local após os acidentes ou mesmo para completa falta de punição pelos delitos! Os crimes de trânsito, mesmo aqueles em que ocorrem mortes e fica clara a irresponsabilidade do motorista, raramente terminam com a prisão permanente do responsável. Na maioria das vezes, o motorista fica preso alguns dias ou mesmo horas antes de ganhar a liberdade, o que é um claro estímulo a irresponsabilidade no volante. Depois de muitas mortes no trânsito em Varginha, em vias urbanas do centro e mesmo nos bairros, onde não se espera veículos em alta velocidade, a percepção é de que “a bruxa está solta”. Pior é que não se viu nenhuma ação das autoridades de transito para mudar sinalização, corrigir mão de circulação ou instalar radares ou redutores de velocidade. Não se tem notícia de maior fiscalização ou qualquer medida que o valha! Parece que estamos aguardando mais um acidente! Mas há quem diga que a Guarda Municipal formou uma turma de Agentes de Trânsito que devem chegar as ruas! Bem, isso é verdade, mas o propósito destas novas autoridades será multar (arrecadar) ou acabar com os acidentes e mortes? Os agentes vão estar localizados por toda cidade? Nos horários de pico, finais de semana e feriados? A conferir!

De volta pra casa

O ex-vereador e ex-secretário Leandro Acayaba voltou a filiar-se ao Partido Progressista (PP), legenda onde conseguiu suas principais vitórias políticas e cargos públicos. Acayaba retorna ao PP na mesma época em que Zacarias Piva também retorna a legenda. Acayaba foi inclusive recebido por Piva no momento da filiação de retorno a legenda. Leandro Acayaba deve ser candidato a vereador pelo PP, com boas chances de eleição. Mas não será tarefa fácil para Acayaba o retorno as urnas, além de concorrer com nomes de peso no PP como Zilda Silva e outros medalhões da legenda, Acayaba vai precisar se reinventar politicamente. Seu eleitorado, qualificado, tem algumas outras opções nestas eleições. A juventude, que já foi bandeira de Acayaba, hoje não tem mais a mesma identificação com o candidato. Já o setor cultural e educacional é hoje um “salseiro sem dono ou direção”. O ex-vereador, que já foi presidente da Câmara, tem boas chances, mas vai ter que suar a camisa em busca de apoio e voto, mas sabe como fazer isso. Se vencer a difícil disputa em outubro, Acayaba pode ter uma vida promissora no Legislativo. Com experiência política e sendo eleito juntamente com um grande grupo de aliados, pode ser uma opção viável para a presidência do Legislativo, por ser um homem de fácil diálogo com todos os grupos políticos locais. A conferir!

Cidadão Mineiro e agora cabo eleitoral

O famoso e popular ex-jogador e empresário do futebol Ronaldo Fenômeno tornou-se oficialmente Cidadão Honorário de Minas Gerais, em cerimônia realizada dia 27/3, na Assembleia Legislativa de Minas. Ronaldinho que já brilhou como jogador de futebol pela Seleção Brasileira foi apresentado ao futebol da primeira divisão pelo Cruzeiro, seu primeiro time, que hoje é de propriedade de Ronaldinho que comanda a SAF Cruzeiro.

A homenagem partiu do requerimento do deputado estadual Professor Cleiton Oliveira (PV). “Um dos maiores (jogadores) que vi jogar e, sem dúvidas, um dos melhores de todos os tempos, Ronaldo tem feito um grande trabalho também como empresário, à frente do Cruzeiro”, afirmou Professor Cleiton Oliveira, que é Cruzeirense, e possivelmente candidato a prefeito de Varginha onde existem mais cruzeirenses que atleticanos!

Apoio de Lula: Quem tem não mostra, quem quer não diz!

As eleições municipais de 2024 vão eleger apenas prefeitos e vereadores, mas tem total relação com as eleições de 2026, quando são eleitos deputados, senadores, governadores e o presidente da República. Não é mistério que o presidente Lula está tendo grandes dificuldades de governar e vive claramente um momento de rejeição no eleitorado. Em Varginha Lula perdeu para Bolsonaro nos dois turnos e sua popularidade em Varginha e em Minas não é das melhores. Na pratica, segundo as pesquisas, em Varginha é melhor ser o candidato do Bolsonaro, do Zema, do Verdi do que ser do Lula. Mas isso não significa que o presidente Lula seja desprezado na disputa. Isso porque o PT tem uma faixa cativa do eleitorado entre os mais pobres e menos escolarizados, o que não é preconceito, mas um fato! Além disso (e muito por causa disso) muitos candidatos da esquerda especulam saber se e quanto o “PT de Lula e do Governo Federal vão investir na campanha em Varginha nas eleições”. Digo investir não em dinheiro para eleição propriamente, mas é comentado nos bastidores que o Governo Federal e seus emissários (ministros, deputados governistas e estatais) estudam meticulosamente as cidades de Minas onde os candidatos apoiados por Lula terão a liberação de recursos de emendas, obras federais iniciadas e investimentos federais autorizados nestes municípios. Tudo isso para atrelar o governo federal e o presidente Lula a este ou aquele nome de esquerda a fim de que o candidato a prefeito fature mais votos e o governo federal melhore sua imagem junto ao eleitorado e ainda “capture apoio direto nas bases eleitorais nas muitas cidades de Minas”. Vale pontuar que o próprio Lula determinou a seus assessores que Minas Gerais precisa ter uma atenção especial nas eleições municipais. O Estado é o segundo maior colégio eleitoral do Brasil e foi vital para a (questionada) eleição de Lula em 2022. Por tudo isso, o apoio de Lula é algo que, em Varginha, quem tem não mostra, quem quer não diz!

Denúncias e dossiês

A coluna tem conhecimento que um vasto material de documentos com informações de governistas e parlamentares e gestões passadas foi reunida nas últimas semanas. O material foi levantado por governistas, parlamentares e oposição. Os governistas juntaram material sobre as gestões petistas que passaram em Varginha, principalmente sobre os “problemas e irregularidades”. Esperam para soltar nas eleições de outubro, para exibir aos eleitores. A conferir! 
PUBLICIDADE
 
 
Últimos artigos deste colunista
12/04/2024
10/04/2024
05/04/2024
03/04/2024
« ver todos
 
KTO

Varginha Online - © 2000-2024


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting