Desenvolvimento competitivo; Medo do questionamento?; Retorno dos voos; Eminência parda; Sem medalhões; Sumidos; Perguntas curiosas
Desenvolvimento competitivo
A coluna está conversando com um professor/economista que tem realizado importantes estudos econômicos regionais que tem pautado a atuação do setor econômico, governos municipais e orientado a sociedade sobre o desenvolvimento regional. O propósito da coluna é fazer um levantamento técnico, econômico e comparativo do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) das principais cidades do Sul de Minas. A coluna já tem informações de que a cidade de Pouso Alegre se destaca no crescimento do PIB e Varginha deixa a desejar neste quesito, mesmo com as conquistas de investimentos destes governos municipais. Não custa dizer que as conquistas empresariais de Pouso Alegre com investimentos privados são bem mais consistentes que Varginha. Apenas as empresas Boticário e a XCMG devem investir mais de R$ 2 bilhões em Pouso Alegre, enquanto que o maior investimento individual conquistado para Varginha nos últimos anos não chega a R$ 500 milhões. O último secretário de indústria e comércio de Varginha, que possui grande experiência na área e foi responsável por melhorias no setor, chegou a fazer promessas quando do início de sua atuação na pasta, dizendo que dobraria o PIB de Varginha em 4 anos. Em que pese todo trabalho desenvolvido, ele não chegou nem perto de cumprir a promessa que fez!
Medo do questionamento?
Continua a epopeia da Coluna Fatos e Versões e do Portal Varginha Online na corrida atrás dos candidatos a prefeito de Varginha para dar entrevista ao Jornal e Portal. Ocorre que os candidatos a prefeito de Varginha, seja proposital ou não, parecem estar “desmotivados a falar com a coluna”. Talvez por saberem que perguntas “indigestas aguardam ambos os candidatos”. Aliás, o “rótulo de tendencioso” é algo que a coluna já se acostumou! Afinal, toda eleição tem candidato que acredita que a imprensa é a favor ou contra deste ou daquele candidato! Piva acredita que somos Ciacci, Fabiano acha que somos contra o PT e PV! Já Ciacci acha que estamos com Piva! Tudo normal (e hilário) no transcorrer da campanha política local. Enquanto todos acham que são preteridos, a coluna verifica e confirma pelo apoio e retorno da população, que não há protegidos e todos precisam ser indagados dos projetos e planos de governo. Mas, na verdade, nem todos têm um projeto e muito menos um plano de governo exequível. A promessa política, muito comum em época de eleição, é o passaporte mais fácil para tentar enganar o eleitor. Uns prometem emprego, outros prometem picanha, mas todos tendem a prometer o que jamais vão entregar! Vamos ficar de olho e aguardando os candidatos resolverem falar com a Coluna Fatos e Versões e o Portal Varginha On-line!
Retorno dos voos
A Prefeitura de Varginha informou nesta semana o retorno dos voos semanais da Azul Linhas Aéreas ao Aeroporto de Varginha a partir do dia 08 de outubro. Com a nova malha aérea, a cidade voltará a receber voos regulares às terças, quintas e domingos, fortalecendo a conexão entre Varginha e Belo Horizonte (Confins). Os voos com destino a Varginha (VAG) partirão do Aeroporto de Confins (Belo Horizonte) às 09h10, com previsão de chegada às 10h35. No sentido contrário, os voos de Varginha para Confins decolarão às 11h00, com previsão de pouso às 12h25. As passagens já estão disponíveis para compra no site da Azul Linhas Aéreas, no endereço www.voeazul.com.br. A notícia chega em boa hora, pois a oposição política já questionava a perda dos voos semanais para a Capital mineira, o que afetava o turismo e sobretudo o mundo empresarial que precisa de transporte rápido na conexão com Belo Horizonte. Todavia, é preciso pontuar que ainda resta uma grande luta para trazer novas conexões aéreas para Varginha. O setor econômico cobra voos para destinos como São Paulo (Guarulhos) e outros lugares importantes para desenvolver negócios na cidade. Por certo que o retorno, depois das eleições, vai trazer impacto político no candidato oficial do governo, que vai tentar capitalizar a volta. Todavia, cabe a todos os candidatos, incluírem em seu plano de atuação a conquista de mais conexões e ampliação da malha aérea de Varginha com grandes centros.
Eminência parda
Os políticos mais experientes da cidade, bem como os articuladores políticos e empresários que tratam com o mundo político local estão curiosos e especulam sobre o papel das “eminencias pardas” no comando da cidade em caso de eleição de qualquer um dos três candidatos que hoje disputam eleição em Varginha. Não é mistério que a candidatura de Ciacci e Antônio Silva, bem como, Piva e Fernanda David ou mesmo Fabiano Almeida e Mirian Santana possuem figuras políticas conhecidas, que embora “afastadas da propaganda do horário eleitoral ou fora do santinho, possuem muito poder e influência junto às chapas que apoiam”. Traduzindo em miúdos e exemplificando, em caso de vitória de Ciacci, não resta dúvida que o atual prefeito Vérdi Melo e o secretário de Governo Honorinho, terão grande influência na gestão, mesmo que não integrem o governo. De igual modo, parece público no mundo político que, se Zacarias Piva vencer as eleições, o deputado federal Dimas Fabiano seria uma voz oculta poderosa que teria forte influência numa eventual gestão comandada por Piva. E por fim, uma eventual gestão de Fabiano Almeida, seria marcada pela participação oculta dos deputados Odair Cunha e Cleiton Oliveira. Muitos dos empresários que temem “reviravoltas nos contratos em andamento” depois das eleições já conversam com as “eminencias pardas” para assegurar que “terão voz e vez, seja qualquer dos eleitos”. Muito embora, o setor produtivo local já tenha escolhido seu preferido e, nos bastidores, apoiem tal candidato. Isso prova que, na política, quem brigam são os políticos (do baixo clero, pois os medalhões se acertam no poder) e não os empresários.
Sem medalhões
Até o final desta semana os três candidatos a prefeito já terão inaugurado os comitês oficiais na cidade. Mas até o momento nenhuma das candidaturas confirmou a presença de “medalhões da política nacional” nos palanques de comícios que serão realizados na cidade. A campanha de Ciacci (PSD) não tem certeza se compensa buscar a participação e apoio oficial do governador Romeu Zema (Novo) no palanque de campanha, visto que o Partido Novo apoia Ciacci. Já na campanha de Zacarias Piva (PL) a espera é pela participação do ex-presidente Bolsonaro, o que ainda é uma incógnita. Visto que Bolsonaro tem agenda apertada para participação em várias campanhas pelo Brasil. Mas vale destacar que nomes como o deputado federal Nikolas Ferreira podem sim vir a Varginha para apoiar Piva e Fernanda. Na campanha da Federação Brasil da Esperança, que reúne PV, PT e PCdoB, não se cogita a participação do presidente Lula em eventos de campanha do candidato Fabiano Almeida, mas é certo que os deputados Cleiton Oliveira (PV) e Odair Cunha (PT) devem acompanhar de perto a campanha eleitoral em Varginha.
Sumidos
Algumas figuras conhecidas em Varginha estão “sumidas neste período eleitoral”. Muito embora tais nomes fossem sempre vistos e lembrados nos anos não eleitorais. Exemplos disso são o presidente da Fundação Cultural Marcos Benfica, que é responsabilizado “pela conquista do apoio” da maioria do setor cultural ao candidato Ciacci. Além disso, o secretário de Governo Carlos Honório Ottoni Júnior (Honorinho) que tanto “poder exerceu e ainda exerce nos bastidores políticos do governo municipal” está afastado dos holofotes. Embora se saiba que Honorinho é um dos cabeças da campanha, o secretário não é visto em público com os candidatos e nem mesmo é dado destaque ao mesmo no governo, como acontecia no passado. Sem falar em nomes externos ao governo, mas que sempre estiveram presentes nas decisões importantes de áreas poderosas como João Carlos Ottoni Adel e Cleber Marques. João Carlos Ottoni Adel é empreiteiro, médico e presidente do Conselho de Administração do Hospital Regional. Algumas das maiores obras públicas deste governo municipal estão sendo realizadas pela empreiteira de Ottoni Adel. Sem falar nos milhões de reais que o Hospital Regional, administrado por Ottoni Adell, recebe anualmente dos cofres públicos municipais. Já o empresário Cleber Marques de Paiva, figura conhecida e emblemática do mundo empresarial local, também pode ser considerado uma “personalidade política, afinal, embora nunca tenha se candidatado, sempre esteve próximo e apoiando políticos, de todos os partidos. A coluna não sabe porque estas e outras figuras estão “sumidos, mas é certo que o período eleitoral pode ser uma das razões”. A conferir!
Perguntas curiosas
Quem manda, ou deveria mandar, na campanha de prefeito deveria ser o candidato a prefeito. Será que em Varginha quem conduz as campanhas a prefeito são os próprios candidatos a prefeito ou não?
As fotos que estão sendo vistas em redes sociais e difundidas por alguns candidatos mostram “incríveis reaproximações de inimigos políticos mortais no passado, que hoje estão abraçados disputando votos e poder no Executivo e Legislativo municipal”. Será que o eleitor vai acreditar nisso?
Alguns empresários e políticos locais já estão planejando ações e até nomeações na próxima gestão, contando com a eleição de seu determinado candidato. Será que dá sorte ficar com salto alto assim?
Quais são os debates que existirão neste curto período de campanha eleitoral que terão a participação de todos os candidatos a prefeito? Será que teremos embates de ideias e projetos nos famosos debates da TV Globo e Rádio Vanguarda, como tínhamos no passado?
Fatos e Versões e Varginha On-line vão entrevistar os candidatos a prefeito
Conforme antecipou a Coluna e já ocorre em todas as eleições municipais nos últimos 20 anos, a Coluna Fatos e Versões e o Portal Varginha On-line vão entrevistar os candidatos à Prefeitura de Varginha. A entrevista será no estúdio que será montado no Jornal Gazeta de Varginha para receber os candidatos. Um candidato de cada vez, juntamente com seu vice, vai responder perguntas dos leitores de Fatos e Versões e Varginha On-line, bem como perguntas do setor produtivo local e também perguntas dos outros candidatos. Cada candidato terá direito a fazer uma pergunta para cada um dos outros dois candidatos majoritários. A coluna vai procurar o comando de campanha dos candidatos Fabiano Almeida (PV), Leonardo Ciacci (PSD) e Zacarias Piva (PL) para agendar a data da entrevista, que será reproduzida em vídeo no Portal Varginha On-line e no Portal do Jornal Gazeta de Varginha, bem como transcrita na Coluna Fatos e Versões. Os leitores de Fatos e Versões podem enviar e-mail para a coluna com sugestão de perguntas aos três candidatos. O e-mail da coluna é (rs.fernandes@fiemg.com.br) as perguntas dos leitores não serão identificadas quando da entrevista. Quem ainda não leu o Programa de Governo dos candidatos a prefeito, que foi apresentado à Justiça Eleitoral quando do registro das chapas, pode fazê-lo pela internet no Portal da Justiça Eleitoral. Aliás, o ideal é que todo cidadão e eleitor consciente analise a proposta de cada candidato antes de definir em quem vai votar!