PUBLICIDADE

Coluna | BRASILzão
Diego Gazola / Fábio Brito
Diego Gazola,(MTB-SP-44.350), é repórter-fotográfico.Graduado em Comunicação Social pela UMESP-SP, tem se especializado em fotojornalismo de viagens. Em cinco anos, já percorreu mais de um mil municípios em todo o Brasil para avaliação dos atrativos e documentação fotográfica dos Guias Turístico-Culturais da editora Empresa das Artes.As fotografias de Brasilzão são de sua autoria.
diegogazola@uol.com.br

Fábio Brito. Presidente da Empresa das Artes, editora com mais de 160 obras publicadas nos segmentos de turismo, meio-ambiente e cultura; de guias de viagem a livros de arte. Os textos de Brasilzão são de sua autoria.
fabiobritocritica@yahoo.com.br
 
Caos na Baia de Guanabara - Niterói
10/01/2006
 

- Onde você esteve no dia primeiro de janeiro deste ano de 2006?


O espetacular Museu de Arte Moderna projetado por Oscar Niemeyer

- Em Niterói, nossa adorada cidade fluminense, que apresenta aquela que é, certamente, uma das mais belas vistas panorâmicas do mundo: a da Baía da Guanabara, tendo ao fundo o inconfundível recorte das montanhas que adornam a cidade do Rio de Janeiro, e de onde se destacam o Corcovado, com a imagem do Cristo Redentor, e o Pão de Açúcar, com seu famoso bondinho. É possível ainda vislumbrar, sob a suave bruma marinha, o contorno dos edifícios da orla, qual um colar de pérolas a enfeitar a Cidade Maravilhosa.

- Ual, que bonito! Adoraria ter estado lá com você!

- Calma, meu caro! Creio que você ficaria, isto sim, frustrado e triste se estivesse comigo... 

- Ora! E por quê?

- Leia, na íntegra, a carta que encaminhei ao Prefeito da cidade, e depois voltamos a falar sobre Niterói:

 

"São Paulo, 02 de janeiro de 2006

Excelentíssimo Prefeito

Sr. Godofredo Saturnino da Silva Pinto

Prezado Senhor,

Como cidadão brasileiro, viajante, turista e editor, sinto-me na obrigação de apresentar nossas tristes impressões colhidas no dia 1º de janeiro de 2006, em Niterói.


Sujeira e desrespeito à Natureza é o que Niterói oferece aosvisitantes

A mais bonita vista do mundo maculada pela invasão de forasteiros

O descaso federal e municipal deixaram de lado o belíssimo edifício dos Correios

1- Nas barracas de praia, o chão estava repleto de lixo - garrafas de plástico, copos descartáveis e bitucas de cigarros; o banheiro, um horror! Simplesmente imundo!

2- Na praia de Icaraí, "invasores" hospedavam-se em barracas improvisadas com plástico negro e estacas de madeira. O contraste com a beleza natural e as edificações de luxo do bairro comprovavam o descaso das autoridades e dos habitantes locais para com os visitantes e turistas à antiga capital;


Paredes pichadas, muros sujos, calçadas imundas. Falta de verba dos Correios?

3- As edificações históricas estão pichadas e literalmente em ruínas. É uma lástima verificar que a Prefeitura de Niterói ainda não descobriu o patrimônio histórico-cultural que está sendo destruído por pura incompetência por parte da administração local;

4- As ruas principais do centro carecem de vegetação e de arborização;

5- Sinto-me inconformado ao verificar que, através de critérios duvidosos, Niterói foi considerada uma das melhores cidades do Brasil para se viver. O que presenciamos não corresponde à realidade maquiada nas entrelinhas do artigo publicado.

Atenciosamente..."
- E agora? 


Frustração, tristeza e revolta, ao deixar Niterói.

 - Como sempre, o fato provavelmente passará despercebido. Estamos em uma Pátria de Todos, em uma Terra de Ninguém! Niterói certamente continuará a ser subestimada por seus habitantes e evitada pelos visitantes e turistas, enquanto não forem tomadas medidas sérias para salvar aquela que já foi chamada de Aldeia de São Lourenço dos Índios, de França Antártica; a antiga e elegante Capital de Estado, a "princesa" da Baía de Guanabara... Continuará a ser evitada até que a administração municipal faça alguma coisa, antes que seus habitantes a destruam completamente.

- Tomara que você consiga, em seu esforço de formiguinha, sensibilizar o elefante da administração pública de Niterói...

- Oxalá!

 
 
Últimos artigos deste colunista
30/09/2009
28/09/2009
28/09/2009
28/09/2009
« ver todos
 
KTO

Varginha Online - © 2000-2024


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting