Fachada de casario histórico decorado com sombrinhas de frevo. |
|
- São dois os homenageados principais do carnaval do Recife neste ano: o escritor Ariano Suassuna, paraibano de alma pernambucana que imortalizou a essência nordestina em suas obras O Auto da Compadecida e O Romance d’A Pedra do Reino, e o cantor pernambucano Claudionor Germano da Hora, que se tornou legítimo representante do frevo-canção e o responsável pela consolidação desse ritmo como música e dança brasileira.
Prefeito João Paulo Silva e um dos homenageados, o músico Claudinor Germano |
Um brinde ao início da cobertura do Carnaval Recife 2006 |
- Por que está me contando isso?
- Porque o carnaval do Recife é uma das festas populares mais autênticasdeste País! É só verificar como os organizadores, através da Prefeitura, dividiram as manifestações por pólos, resgatando a tradição dos antigos carnavais. Em cada um desses pólos, flui o espírito criativo das comunidades e dos bairros da capital pernambucana... Em cada um deles, as manifestações culturais invadem as ruas e praças com uma autenticidade e uma criatividade que chegam a comover, de tão belas!
- Pelo que me informei, grupos de maracatu, samba, afoxé e outros ritmos tomam conta do espírito folião e estimulam o visitante a dançar e abrincar, sentindo-se mergulhado num mar de felicidade, de alegria e de festa.
- Ouça, eu já vivi outros carnavais... Do interior de São Paulo, em Araçatuba, passando pelo Rio de Janeiro e por Salvador, nunca presenciei uma festa tão genuinamente brasileira como a da capital pernambucana!
O cantor Alceu Valença em performace emocionante | Apresentação de frevo no palco Recife Multicultural |
- Vamos então fazer um pequeno resumo da programação do carnaval do Recife. Vê se me acompanha e se percebe que fantástica loucura: inicio pelo local mais conhecido, no centro da cidade, o Marco Zero. Ali, personalidades do mundo artístico e cultural, como Alceu Valença e Elba Ramalho, entre outros, entretêm os foliões entre um e outro desfile multicolorido de agremiações, maracatus de baque solto e encontros de blocos, num festival de cores e de bom gosto popular que os levam abailar pelas principais ruas do Centro Histórico...
-Não valeria a pena ficar em apenas um local?
-Certamente! Mas como deixar de ver a Noite dos Mascarados, no Pólo das Fantasias; o Desfile de Moda da estilista Renata Maez, no Pólo Mangue; ouvir a Orquestra Popular do Recife e Claudionor Germano esbanjando frevo pelos ares carnavalescos no Pólo de Todos os Frevos?
Simplicidade e bom gosto na decoração das ruas |
- Que loucura! Não podemos tampouco perder a concentração dos grupos de afoxé no Pólo de Todos os Ritmos, no Pátio de São Pedro; a Noite do Reggae no Pólo Afro...
- Pare! Você está me deixando doido! Resumindo: restam ainda os Pólos das Agremiações, o das Tradições onde se apresenta a Orquestra 100 por Cento Mulher, o de Santo Amaro, o Chão de Estrelas, o Casa Amarela, o Nova Descoberta, o Mangue do Morro, o Várzea, o Jardim São Paulo e o Ibura.
- É realmente impossível vivenciar tudo isso em apenas 4 dias decarnaval!
- Pois é, meu amigo! Diante disto tudo, eu lhe pergunto: onde você pretende passar o carnaval de 2007?
-No Recife! Claro!
Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter
Varginha Online - © 2000-2024