PUBLICIDADE

Coluna | BRASILzão
Diego Gazola / Fábio Brito
Diego Gazola,(MTB-SP-44.350), é repórter-fotográfico.Graduado em Comunicação Social pela UMESP-SP, tem se especializado em fotojornalismo de viagens. Em cinco anos, já percorreu mais de um mil municípios em todo o Brasil para avaliação dos atrativos e documentação fotográfica dos Guias Turístico-Culturais da editora Empresa das Artes.As fotografias de Brasilzão são de sua autoria.
diegogazola@uol.com.br

Fábio Brito. Presidente da Empresa das Artes, editora com mais de 160 obras publicadas nos segmentos de turismo, meio-ambiente e cultura; de guias de viagem a livros de arte. Os textos de Brasilzão são de sua autoria.
fabiobritocritica@yahoo.com.br
 
Dormindo com os anjos em Salvador da Bahia
10/04/2006
 

- Como você se sentiria dormindo em um convento?
- Deprimido, solitário, isolado do mundo!
- Que bobagem! Deixe-me estender um convite a você. Antes de qualquer coisa, é preciso que saiba para onde o levarei nos próximos dias. Será uma experiência deslumbrante, inesquecível.


Os adornos banhados em ouro no interior da Igreja, anexa ao Convento

Jardins internos do Convento do Carmo, fundado em 1586

Uma das sacristias mais bonitas da América do Sul entregue ao abandono
 

Fachadas de casario no entorno do Hotel

- Espere, você vem sempre com novidades... Me dê uma dica.
- Uma dica? Mais que isso. Vou te dizer exatamente o que faremos: vamos juntos para o Convento do Carmo, em Salvador, na Bahia. Nos anos 70, o convento foi transformado em Pousada, tornando-se assim uma opção diferenciada de lazer e de turismo cultural. Ao mesmo tempo, a região histórica do Pelourinho foi sendo recuperada, revitalizada, e hoje, felizmente, após entendimentos e desentendimentos entre os freis carmelitas e empresas hoteleiras internacionais no decorrer das três ultimas décadas, o grupo Pousadas de Portugal tornou, finalmente, maravilhoso o local que foi transformado em um dos mais sofisticados estabelecimentos turísticos do Brasil.


Nas paredes, azulejos portugueses de época

- Parece que a decoração ficou belíssima!
- Sim, souberam respeitar as edificações históricas, e os quartos, amplos, encontram-se ao longo de corredores silenciosos e belos, onde você tem a sensação de voltar no tempo, para a época em que a Ordem Primeira dos Freis Carmelitas iniciou a construção do Convento.
- Que tipo de hóspedes encontraremos por lá?
- Muitos estrangeiros, pessoas em busca de conhecimento, de cultura, e apreciadores do legado histórico que nos foi deixado pela colonização portuguesa, nos períodos áureos da ocupação do Brasil.
- Mas o que mais terei para fazer, além de usufruir do conforto do hotel?
- Ao passear pelas ruas encantadoras da capital baiana, você poderá reencontrar as maravilhas remanescentes do período régio, quando as famílias se empenhavam em edificar igrejas que ostentassem o seu poder através de uma decoração barroca, em que toneladas de ouro forravam as esculturas e as paredes dos templos. Será necessário consagrar, no mínimo, uma semana para visitar calmamente os museus, as igrejas, e contemplar assim uma das cidades mais fascinantes deste país.

O Cristo na sacristia implora pela restauração do local

- É verdade que junto ao hotel tem uma sacristia?
- É sim! Ao lado do hotel-convento encontra-se uma das mais belas sacristias da América Latina. Todavia, as pinturas murais, as cenas bíblicas, a decoração austera e dourada, tudo isso está seriamente comprometido pelo descaso das autoridades, que estão deixando que os cupins devorem aquele verdadeiro tesouro.
- Não me diga!
- Digo. E digo mais: se nada for feito, uma importante parte de nossa história vai, literalmente, se transformar em pó.

 
 
Últimos artigos deste colunista
30/09/2009
28/09/2009
28/09/2009
28/09/2009
« ver todos
 
KTO

Varginha Online - © 2000-2024


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting