PUBLICIDADE

Coluna | BRASILzão
Diego Gazola / Fábio Brito
Diego Gazola,(MTB-SP-44.350), é repórter-fotográfico.Graduado em Comunicação Social pela UMESP-SP, tem se especializado em fotojornalismo de viagens. Em cinco anos, já percorreu mais de um mil municípios em todo o Brasil para avaliação dos atrativos e documentação fotográfica dos Guias Turístico-Culturais da editora Empresa das Artes.As fotografias de Brasilzão são de sua autoria.
diegogazola@uol.com.br

Fábio Brito. Presidente da Empresa das Artes, editora com mais de 160 obras publicadas nos segmentos de turismo, meio-ambiente e cultura; de guias de viagem a livros de arte. Os textos de Brasilzão são de sua autoria.
fabiobritocritica@yahoo.com.br
 
Descobrindo a costa catarinense
15/05/2006
 

Igreja Matriz Nossa Senhora da Graça em São Francisco do Sul

- O assunto é Joinville?

- Poderia ser. Porém, lembrando das incursões francesas pelo Brasil, desejo contar minha experiência em São Francisco do Sul.
- Ué! Não entendi! Qual a relação de causa e efeito entre esses dois fatos?

- Você já vai entender. Em 1504, a nau francesa L’Espoir aventurou-se por águas atlânticas e aportou em terras brasileiras, no litoral catarinense. A tripulação teria, supostamente, tentado seguir rumo às Índias, mas, sem querer, foi obrigada a conviver com índios carijós, habitantes da região àquela época...

- O que me faz lembrar do filme “Como era gostoso o meu francês”... Houve canibalismo naquela ocasião?

- Não. Dizem os relatos que o filho do cacique Içá-Mirim seguiu para o Velho Continente como comandante do navio e, ao chegar ao solo europeu, apaixonou-se por parente do capitão do navio vindo, depois, a ter com ela 14 filhos.


Museu do Imigrante, na vizinha Joinville.

- Isso quer dizer que existem franceses de origem indígena que desconhecem a sua história?

- É possível. Porém São Francisco do Sul surgiu em 1658 e foi habitada inicialmente pela família de Manoel Lourenço de Andrade, que deu início ao povoamento elevado, em 1665, à categoria de vila.

- Pelo que me consta, a cidade é muito antiga e muito bonita. Existem ainda vestígios arquitetônicos ou culturais de seu passado?

- E como! As antigas edificações resistiram ao passar do tempo e, recentemente, houve um esforço grande de revitalização do centro histórico da cidade, que está localizada na Ilha de São Francisco, no litoral norte de Santa Catarina. O município é vizinho da bela Joinville, possui 12 praias e, de sua costa, pode-se contemplar pequenas ilhas que formam um arquipélago muito bonito! Numa delas foi construído um farol em 1905 que até os dias de hoje orienta os navios em trânsito pela região. - Qual é a origem do nome da cidade?


CasarioHistóricoda mais antiga cidade de Santa Catarina

- João Dias Solis, um navegante português a serviço do rei de Espanha, em 3 de janeiro 1515, teve que pisar em solo brasileiro, no dia de São Francisco Xavier. Certamente batizou o local em homenagem ao santo. Sei também que mais tarde o povoamento foi denominado Vila de Nossa Senhora da Graça do São Francisco e, na década de 40, foi adotado finalmente o nome de São Francisco do Sul.

- Você me aconselha seguir para lá?

- Sem dúvida! É um passeio muito interessante! E é fácil de chegar: quando você segue de Curitiba para Florianópolis, após descer a serra basta deslocar-se por uns 20 km da BR-101, que nos conduz à capital catarinense.


Museu Nacional do Mar em São Francisco do Sul

 Barco Príncipe de Joinville III. Passeio pelo arquipélago através das águas atlânticas

- Viajar com tranqüilidade e usufruir dos atrativos que encontramos pelo caminho! Eis aí uma forma inteligente e prazerosa de se comportar quando percorremos lugares desconhecidos... Eis aí uma maneira maravilhosa de se descobrir o Brasil!

 
 
Últimos artigos deste colunista
« ver todos
 

Varginha Online - © 2000-2024


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting