- Que frio! Nesses momentos procuro lembrar-me de São Paulo em outras estações.
- Na primavera, as árvores urbanas colorem as avenidas e ruas da Capital Paulista, deixando maravilhados os transeuntes normalmente imersos em suas preocupações cotidianas, próprias da vida numa grande metrópole.
Jockey Clube de São Paulo. Uma opção de passeio para o final de semana | Páteo do Colégio, o coração de São Paulo. |
- Com sou friorento, conte-me um pouquinho de suas sensações no verão.
Shopping Light, uma ação inteligente de revitalização do centro histórico paulista. |
- No verão, a euforia toma conta de seus habitantes que inundam as academias de ginásticas, buscando recuperar a forma física para seguir em busca de alegria carnavalesca em algum canto do País.
- Vejo que você é um apaixonado pela Terra da Garoa. E no outono?
- No outono, algumas áreas da cidade ganham ares europeus onde, nos parques municipais e estaduais, a sinfonia das folhas mortas ao sabor dos ventos envolve o passeante num clima místico de nação de clima temperado.
Museu Paulista, no bairro do Ipiranga |
- Fico sensibilizado, porém não convencido. Continuo com frio....
- Pois é. No inverno, abrem-se os guarda-roupas e estimula-se a busca do estilo europeu de se vestir e se portar, com sobretudos de cores sóbrias e encontros descontraídos nos numerosos Cafés da cidade, onde são consumidas as incertezas e renovados os estímulos, em longas conversas e papos, nos locais de manifestações culturais da Paulicéia Desvairada.
Catedral Metropolitana Ortodoxa |
- Estou começando a gostar de sua maneira de encarar a vida em São Paulo.
- São Paulo a cada estação! Uma das maneiras tranqüilas de circular na Capital é usufruindo da malha metroviária que leva o visitante aos mais inusitados roteiros turísticos da cidade. Saboreando um delicioso pastel de feira, entre outras delícias da rua, admirando a exposição permanente “Arte no Metrô”, explorando os principais Museus ou assistindo a filmes recentes nas arrojadas salas de cinema, o Metrô será sempre o companheiro silencioso do habitante, ou do feliz visitante, em sua busca do lazer, oferecendo um transporte rápido, moderno, eficiente e confortável.
- O que você me aconselha a visitar na capital paulista nesta época fria do ano?
- Ir ao Museu de Arte Moderna – MAM, conhecer os pormenores da Catedral da Sé, deliciar-se com as iguarias do mercado da Cantareira, assistir a uma missa com canto gregoriano na Igreja e Mosteiro de São Bento, admirar as minúcias decorativas e arquitetônicas do Theatro Municipal, deleitar seu espírito no Museu da Arte Sacra, ou refletir sobre o passado de São Paulo de Piratininga no Páteo do Colégio estão entre as opções de felicidade que o turista – aprendiz, visitante atento, descobrirá em seu passeio pela urbe.
Apesar da imensidão da metrópole, as áreas verdes oferecem descanso aos habitantes | O Mercado Municipal da Cantareira abastece a população paulista. |
- Sinto-me na obrigação de levar adiante a sua mensagem ao convidar leitores do jornal a conhecer São Paulo a cada estação. Por essas razões e outras, a partir dos aeroportos de Cumbica e Congonhas, dos terminais rodoviários e urbanos, das estações do Metrô você terá uma opção fácil para transitar pelo mosaico paulistano.
Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter
Varginha Online - © 2000-2024