PUBLICIDADE

Coluna | BRASILzão
Diego Gazola / Fábio Brito
Diego Gazola,(MTB-SP-44.350), é repórter-fotográfico.Graduado em Comunicação Social pela UMESP-SP, tem se especializado em fotojornalismo de viagens. Em cinco anos, já percorreu mais de um mil municípios em todo o Brasil para avaliação dos atrativos e documentação fotográfica dos Guias Turístico-Culturais da editora Empresa das Artes.As fotografias de Brasilzão são de sua autoria.
diegogazola@uol.com.br

Fábio Brito. Presidente da Empresa das Artes, editora com mais de 160 obras publicadas nos segmentos de turismo, meio-ambiente e cultura; de guias de viagem a livros de arte. Os textos de Brasilzão são de sua autoria.
fabiobritocritica@yahoo.com.br
 
Pobre Salvador! Maravilhosa Recife! Viva o autêntico Carnaval Brasileiro!
06/06/2006
 

Em Pernambuco, os desfiles de máscaras resistem à invasão mercadológica dos patrocinadores.

A publicidade em Recife é integrada à festividade, sem descaracterizá-la.

Os blocos do Recife se apresentam sem cordões de isolamento

- Como foi a palestra para os estudantes da UNIS, no último dia 23 de maio?

- Foi excelente! Fiquei bastante contente com a maneira com que os estudantes manifestaram interesse pelo assunto apresentado.

- Qual foi o assunto?

- Inicialmente, tivemos oportunidade de criticar a teoria do caos como propaganda para vender periódicos e revistas importantes no País.


Pelourinho, o refúgio do carnaval autêntico de Salvador

- Explique-me melhor.

- Você sabe que São Paulo viveu seu dia de trauma quando a metrópole foi acuada pelas forças da facção criminosa Primeiro Comando da Capital, o famigerado PCC. Por todo lado havia pânico e, naquela segunda-feira, tinha-se a impressão de que jamais os paulistanos voltariam a ter um cotidiano tranqüilo, tal a violência que se instalou em vários pontos da capital paulista.

- Ok, tudo isso nós vimos nos noticiários. Mas continuo sem saber o que, afinal, ocorreu no evento em que você participou com os estudantes.


Cristo da Barra, cartão postal de Salvador, desrespeitado pelos outdoors, marcas e logotipos.

- Bom, nós apresentamos a eles as capas das principais revistas semanais que tratavam do assunto, cada qual mais dramática e apelativa do que a outra, com o evidente intuito de incrementar as suas vendas explorando a absurda situação.

- Eu também notei que as chamadas de capa das revistas e as manchetes dos jornais eram lúgubres, e que havia muito sensacionalismo ao exaltar os poderes maléficos dos atacantes.

- Pois é! Infelizmente, constatamos que alguns valores estão distorcidos, e que o tratamento pela imprensa de todo e qualquer assunto, no Brasil, tem como prioridade o lado financeiro, mesmo que em detrimento dos valores culturais, morais ou humanos. Por exemplo, façamos um comparativo entre os carnavais de Salvador e do Recife.


Galo da Madrugada durante a abertura do carnaval de Recife. 1 milhão de foliões nas ruas

- Salvador e Recife?! O que isso tem a ver com a segunda-feira negra paulistana?

- Tudo! Em Salvador, a maior festa popular do planeta transformou-se em um palco de logotipos e de publicidade de grandes corporações que, sem escrúpulos, estão sufocando o espírito cultural das manifestações carnavalescas soteropolitanas. É triste constatar que as autoridades municipais e estaduais não têm o menor respeito pelas tradições locais e permitem que gerentes de marketing das grandes empresas, de seus escritórios, longe de Salvador, decidam como deve ocorrer o evento que, de autêntico e baiano, já não têm mais nada. Venderam a “alma carnavalesca”, o sentimento popular; sucatearam a paisagem da capital ao permitir que outdoors e cartazes publicitários invadissem o elegante horizonte da Baía de Todos os Santos...

- Sei disso! No entanto, parece que nem tudo está perdido... No Recife...


Garis se preparam para a pesada limpeza das ruas de Salvador

- Na capital pernambucana, a alegria dos foliões corresponde ao sonho de todos aqueles que buscam autenticidade nas festas brasileiras. Inteligentemente, a Prefeitura soube aliar tradição, cultura e retorno institucional aos patrocinadores e apoiadores do carnaval ao organizar e orientar as empresas para que obedecessem às regras de publicidade dentro de uma harmonia visual que correspondesse ao tema.


Trio elétrico totalmente adesivado pela Brahma
 

- Percebi, através do registro fotográfico dos dois carnavais, que certamente a Bahia está asfixiando a sua “Galinha dos Ovos de Ouro”, enquanto Pernambuco homenageia sua população com o Galo da Madrugada. No Recife, bandas de frevo e grupos de maracatu nos fazem esquecer os ruídos estridentes dos trios elétricos e do pomposo ritmo do axé baiano...

- Exatamente! E é por isso que não canso de dizer: Viva o Carnaval do Recife!

- Viva!

 
 
Últimos artigos deste colunista
30/09/2009
28/09/2009
28/09/2009
28/09/2009
« ver todos
 
KTO

Varginha Online - © 2000-2024


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting