PUBLICIDADE

Coluna | BRASILzão
Diego Gazola / Fábio Brito
Diego Gazola,(MTB-SP-44.350), é repórter-fotográfico.Graduado em Comunicação Social pela UMESP-SP, tem se especializado em fotojornalismo de viagens. Em cinco anos, já percorreu mais de um mil municípios em todo o Brasil para avaliação dos atrativos e documentação fotográfica dos Guias Turístico-Culturais da editora Empresa das Artes.As fotografias de Brasilzão são de sua autoria.
diegogazola@uol.com.br

Fábio Brito. Presidente da Empresa das Artes, editora com mais de 160 obras publicadas nos segmentos de turismo, meio-ambiente e cultura; de guias de viagem a livros de arte. Os textos de Brasilzão são de sua autoria.
fabiobritocritica@yahoo.com.br
 
Fog londrino em São Paulo
01/08/2006
 

Mesmocom a neblina constante, o público prestigiou as apresentaçõesmusicaiso

Aréplica do Big Ben de Londres, é um marco da Vila

-Onde você passou este último final de semana frio e úmido?

-Pois é! Que delícia, não é mesmo? Finalmente o inverno chegou! Fiquei em meu apartamento, deitei-me comodamente no sofá, assisti a vários programas de televisão e me deliciei com chocolate quente e torradas saídas do forno. Curti o meu cantinho nesta grande metrópole cinza que é São Paulo. E você, o que fez?

-Eu jamais ficaria preso a uma cidade grande num final de semana! Fui à Vila de Paranapiacaba, no município de Santo André, onde ocorria o VI Festival de Inverno.

-Que pena que eu não estava a par... Do que se trata, afinal?


Bonecos de papel marchê dão as boas-vindas aos turistas

O cemitério de Paranapiacaba guarda segredos do século XIX

Bem sinalizada, a Vila está preparada para receber os turistas oano todo

O Museu possui o maior acervo ferroviário do Brasil

-Bem, distante apenas 50 quilômetros do centro da Capital, encontra-se uma verdadeira relíquia arquitetônica que registra a presença inglesa no Brasil. São casinhas de madeira que abrigavam os operários responsáveis pela construção da estrada de ferro São Paulo Railway Co. Ltd. – uma decisão sábia do Barão de Mauá que, em parceria com os ingleses, buscou a solução para escoar a produção cafeeira do Estado. A mercadoria descia as altitudes da Serra do Mar até a costa atlântica pelo mais conveniente, econômico e inteligente meio de transporte: a Ferrovia.


Famílias inteiras prestigiaram o Festival de Inverno

-Parece que ainda existe um relógio cuja construção foi inspirada no Big Ben de Londres, é verdade?

-Sim! No pátio ferroviário foi erguida, em 1898, uma torre que passou a abrigar o relógio fabricado na Inglaterra e que servia como ponto de referência no meio das montanhas e da neblina. Em Paranapiacaba há muito o que se ver. Porém o Festival de Inverno acrescenta à localidade um charme irresistível: ele nos transporta a um mundo cultural e civilizado onde impera a harmonia através de sons musicais, de gente jovem e de amantes do frio. O antigo Mercado, o Clube União Lyra Serrano e o Castelinho são bons exemplos de edificações que fizeram com que Paranapiacaba fosse reconhecida como Patrimônio Histórico nacional pelo Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, dentro de uma importante área de conservação ambiental em sua porção de Mata Atlântica. 


Na lojinha do Museu, lembranças da São Paulo Railway


-Nossa! Fiquei entusiasmado! Mas o festival não é muito barulhento?

-Não, meu amigo! A Vila foi preparada para abrigar os visitantes, e os habitantes recebem com simpatia os forasteiros e turistas que ali buscam paz, cultura e felicidade, num ambiente ainda natural e tão próximo de uma das maiores cidades do planeta. No próximo ano, não perca o VII Festival de Inverno de Paranapiacaba e participe da programação que inclui dança, teatro e shows musicais. Fique atento e dê trégua a seu sofá...

 
 
Últimos artigos deste colunista
30/09/2009
28/09/2009
28/09/2009
28/09/2009
« ver todos
 
KTO

Varginha Online - © 2000-2024


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting