Sra. Ruth Tarasantchi, autora do livro |
- Quem foi Oscar Pereira da Silva?
- Um dos principais pintores clássicos brasileiros do início do século 20.
- O que faço para conhecer suas obras?
- Vá à Exposição que está sendo realizada na Pinacoteca do Estado, antigo Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. Naquela bela construção, uma de suas suntuosas salas exibe 84 quadros do pintor. Um verdadeiro espetáculo!
- Por que um espetáculo?!
- Porque você fará uma verdadeira viagem no tempo! Em alguns poucos metros quadrados, percorrerá o Brasil de antanho, descortinando através das magníficas telas do autor inumeráveis situações do dia-a-dia, a começar pela chegada triunfal do navegante Pedro Álvares Cabral ao Novo Mundo.
Marcelo Araújo, diretor da Pinacoteca, Sra. Ruth Tarasantchi, autora do livro e Sr. Elio Sacco, diretor da Sociarte. |
- Como assim?
- Uma das telas de Pereira da Silva retrata o desembarque dos portugueses – pretensos descobridores do Brasil – em Porto Seguro.
- Quer dizer, então, que o pintor retrata o Brasil desde o inicio da colonização portuguesa! É isso?
- Não! Não se trata de um simples registro em ordem cronológica, mas de situações de vida do cotidiano rural e urbano brasileiro.
Marcelo Mário, diretor de arte da publicação e Sra. Ruth Tarasantchi |
- Me de um exemplo disso...
Autora autografou os livros durante o lançamento |
- Olha só! Se você tiver acesso ao livro recentemente publicado pela editora Empresa das Artes sobre esse maravilhoso artista – um excelente trabalho de Ruth Sprung Tarasantchi –, perceberá o quanto esta publicação é importante. Importante e bela! Logo numa das primeiras paginas, você encontrará a figura eternizada do Violeiro com seu instrumento musical e seu chapéu de palha... Uma pintura para se admirar e se perder em reminiscências...
|
- De onde é Oscar Pereira da Silva?
- Ele nasceu em São Fidélis, no Estado do Rio de Janeiro, em 20 de maio de 1865. Acompanhou a Abolição da Escravatura e a Proclamação da República, e neste período registrou com extrema sensibilidade e acurada plasticidade inúmeros personagens do povo, como o Consertador de Porcelana, a Avó no Quintal com sua netinha no braço, e muitos outros...
- O que mais ele pintou?
- Aspectos históricos do mundo oriental, alegorias e temas mitológicos, momentos importantes de fatos da Religião Católica e lembranças do modo de vida dos ricos fazendeiros do Ciclo do Café.
|
- Nossa! Parece um sonho! Como faço para viajar por este Brasil de época e pela antiguidade mitológica tão bem representados por ele?
- Compre o livro, faça as pazes com seu sofá e aprecie as imagens perpetuadas por Oscar Pereira Silva através do conhecimento de Ruth Sprung Tarasantchi. Aproveite oportunidade, meu caro, e desligue sua televisão.
Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter
Varginha Online - © 2000-2024