O passeio pela zona rural é um atrativo turístico |
- Achei você ousado e corajoso.
- Que exagero. Por que?
- Conduzir por estradas perigosas e assassinas, a partir de São Paulo, por quase mil quilômetros apenas para entregar um veiculo à equipe de produção editorial, me aparece uma loucura.
|
- Loucura??? Loucura seria perder a oportunidade de conhecer a pacata cidade de Urubici. Há anos que ouço falar desta localidade catarinense situada no Vale do Rio das Canoas. Você já esteve por lá?
|
|
- Sim, ali descobri a melhor maçã brasileira e passeei pela zona rural onde a conduta familiar faz com que os habitantes trabalhem em regime cooperativo, organizado nos moldes europeus. É um verdadeiro espetáculo de civilidade e de harmonia na produção agrícola.
|
- Sem falar da natureza. A cascata do Avencal, próxima à cidade, oferece em mais de
- Você sabe o que quer dizer Urubici?
- Terra Mãe de Água Gelada, no idioma Tupi-Guarani.
- No inverno a temperatura despenca para -15ºC graus negativos e temos a impressão de estar na Europa.
- Pois é, aqui nas Américas nos chamam de Novo Mundo, porém a mais de 4 mil anos que os habitantes de Urubici convivem com uma estação climática definida e rigorosa. No inverno faz frio, muito frio.
- Você esteve no Parque Nacional de São Joaquim?
- Consegui visitá-lo quando segui para o Sul. No verão, enquanto relaxamos as nossas tensões e tostamos as nossas peles nas praias da costa atlântica brasileira, os ventos no Parque sopram a uma temperatura máxima de 15 graus por aquelas bandas. O Pinheiro-do-Paraná, Araucária Angustifólia, reina absoluto.Seus pinhões alimentam os inúmeros pássaros em busca de sobrevivência. A Gralha Azul, um dos símbolos dos animais em extinção, vitimas do ser humano, ainda colore a floresta atlântica densa, cuja paisagem quase intocada recebe a visita de ecoturistas e amantes da natureza.
Colheita de repolho | É possível avistar o litoral do alto do Morro da Igreja |
- Vamos voltar para lá?
- Sim, o quanto antes. Vamos afrontar o verdadeiro frio de um inverno catarinense.
Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter
Varginha Online - © 2000-2024