PUBLICIDADE

Coluna | BRASILzão
Diego Gazola / Fábio Brito
Diego Gazola,(MTB-SP-44.350), é repórter-fotográfico.Graduado em Comunicação Social pela UMESP-SP, tem se especializado em fotojornalismo de viagens. Em cinco anos, já percorreu mais de um mil municípios em todo o Brasil para avaliação dos atrativos e documentação fotográfica dos Guias Turístico-Culturais da editora Empresa das Artes.As fotografias de Brasilzão são de sua autoria.
diegogazola@uol.com.br

Fábio Brito. Presidente da Empresa das Artes, editora com mais de 160 obras publicadas nos segmentos de turismo, meio-ambiente e cultura; de guias de viagem a livros de arte. Os textos de Brasilzão são de sua autoria.
fabiobritocritica@yahoo.com.br
 
Barriga Verde
06/09/2006
 


Região Central de Florianópolis

- Qual é a sua cidade brasileira preferida para visitar durante o inverno?

- Florianópolis.

- Não brinque! Estou falando sério!

- Sei disso! E eu também estou! Pra começar, a bela capital catarinense oferece ao visitante as suas quase cem praias, algumas delas com enormes dunas de areia alvíssima; outras ladeadas por pedras ou exuberante vegetação de Mata Atlântica.

- Sei que você é ativista pela defesa do meio-ambiente e pela proteção da natureza, mas eu quero conhecer uma cidade histórica.


Igreja São Francisco, resquício do período colonial da Ilha

Igreja do bucólico e simpático distrito de Ribeirão da Ilha

- Meu amigo, deixe-me citar as maravilhas que você pode encontrar por lá. Inicialmente, o clássico: a ponte Hercílio Luz! Esplendidamente iluminada, ela sugere um passeio pela noite. É uma das maiores pontes pênseis do mundo, e dali você segue para o Mercado Público onde os notívagos iniciam o roteiro etílico-gastronômico barriga verde.

- Barriga verde?!


Casario colonial de São Antônio de Lisboa

- Calma, explico depois. Continuemos o passeio! Do Mercado, siga até a Catedral Metropolitana que, desde 1753, ergue-se imponente sobre a bela e agradável Praça 15, um pequeno jardim do éden que se estende até quase o braço de mar, adiante. Nessa praça, uma magnífica figueira centenária há muito testemunha histórias, amores e dissabores dos enamorados e apaixonados da cidade. À direita do jardim, fica o Palácio Cruz e Souza, uma edificação histórica do século 18, por onde passaram vários governantes e que foi palco de importantes episódios políticos e militares. Hoje abriga o Museu Histórico de Santa Catarina.


Fortaleza de Santa Cruz, construída a partir de 1739

- Por que o palácio se chama Cruz e Souza?

- O nome é uma homenagem ao poeta negro João da Cruz e Souza, expoente do Simbolismo, um dos principais movimentos literários brasileiros. Dali, se tiver tempo, vá ao Teatro Álvares de Carvalho, que foi recentemente restaurado e onde ocorrem constantemente manifestações culturais. Outros prédios históricos fazem parte do passeio e o levarão a uma viagem pela história da vila de Nossa Senhora do Desterro. O edifício da Alfândega, por exemplo, entre outras opções, comprova que Florianópolis é uma das mais pitorescas cidades históricas do Brasil. Não deixe tampouco de conhecer os casarões e as igrejas açorianas do vilarejo Santo Antônio de Lisboa que, situado no norte da Ilha, permitirá a você deliciar-se com os pratos típicos e receitas à base de pescados e de frutos do mar. Passeie também por Ribeirão da Ilha, outro lugar onde a presença açoriana o fará redescobrir o Brasil, enquanto degusta ostras fresquinhas ao som das ondas do mar.


Mercado Público Municipal

- Mas. e “barriga verde”, o que significa?

- Não esqueceu, né? Manezinho da Ilha e Barriga Verde são apenas duas maneiras carinhosas de denominar os habitantes da querida Ilha de Florianópolis.

 
 
Últimos artigos deste colunista
30/09/2009
28/09/2009
28/09/2009
28/09/2009
« ver todos
 
KTO

Varginha Online - © 2000-2024


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting