Balões com a imagem de Nossa Senhora |
- 12 de Outubro de 2006, quinta-feira. Feriado!
- Sim, e daí?
- É o Dia da Criança, Dia do Descobrimento da América, Dia de Nossa Senhora Aparecida...
- Nossa! Quantas comemorações! Porém, a chegada dos espanhóis às Américas...
- Já sei! É questionada pelos povos latino-americanos de origem indígena! Os ameríndios e seus descendentes mestiços se sentem ofendidos e ultrajados com esta comemoração. Afinal, os iberos não desembarcaram num novo mundo - até então desconhecido pelas nações européias –, e sim em um imenso território habitado por civilizações antigas e importantes, como os maias e os astecas. Estes povos, inclusive, eram bastante avançados em variados campos como, por exemplo, na agricultura. Eles praticavam o cultivo do milho, da mandioca, do cacau e de outras plantas que, nos séculos seguintes, revolucionariam os hábitos alimentares nos cinco continentes deste planeta. A batata – somente para citar um caso – virou símbolo das culinárias belga e alemã; o milho – outro exemplo clássico – transformou os métodos de criação animal e se incorporou às receitas de pratos de vários países civilizados e do terceiro mundo!
|
- E o Dia da Criança, como surgiu?
- Em 1920, o então deputado federal Galdino do Valle Filho sugeriu que se criasse um dia em homenagem aos pequenos. Porém, foi apenas em 5 de novembro de 1924 que o então Presidente do Brasil, Arthur Bernardes, aprovou o projeto. Em 1960, 16 anos depois, as empresas Estrela e Johnson & Johnson resolveram utilizar a data como um apelo para aumentar as vendas de seus produtos.
- Sim! O Dia da Criança é uma comemoração, sobretudo, comercial...
Nossa Senhora grávida, uma raridade no acervo da paróquia |
Jesus Cristo |
- As crianças consomem, os pais satisfazem seus desejos secretos, a indústria vende... É um evento para “empurrar” os pequenos para o mundo capitalista.
- E Nossa Senhora Aparecida?
A procissão reuniu centenas de devotos da Vila Albertina |
- Nossa Senhora da Conceição Aparecida tornou-se a padroeira do Brasil. Em 1748, conforme relato do Padre Francisco da Silveira, a imagem da Virgem realizou vários milagres. E o primeiro deles foi uma pescaria inicialmente fracassada que se tornou abundante por interferência da santa; depois desta, em diversos momentos de dificuldades para os pescadores, a imagem novamente acudiu àqueles que tinham fé na mãe de Cristo...
- Nos dias de hoje, a cidade de Aparecida do Norte recebe uma multidão de fiéis em busca de uma vida melhor através da religião, da crença na Divindade e da esperança em outra vida. Por todo o País se festeja – sob variadas invocações – a devoção a Nossa Senhora – Aparecida, de Nazaré, da Conceição, dos Navegantes, etc., etc. –, sempre um espírito da mais alta estirpe, uma criatura pura, generosa, complacente, terna... Uma Mãe realmente divina! Mãe não apenas dos cristãos, mas de todos os seres humanos e, principalmente, daqueles que trazem no coração o mais nobre dos sentimentos: o respeito pelo seu semelhante.
A Fé de um povo católico | Nossa Senhora em diversas apresentações |
- Ave Maria, cheia de graça... Você já pensou seriamente nestas palavras?
Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter
Varginha Online - © 2000-2024