PUBLICIDADE

Coluna | BRASILzão
Diego Gazola / Fábio Brito
Diego Gazola,(MTB-SP-44.350), é repórter-fotográfico.Graduado em Comunicação Social pela UMESP-SP, tem se especializado em fotojornalismo de viagens. Em cinco anos, já percorreu mais de um mil municípios em todo o Brasil para avaliação dos atrativos e documentação fotográfica dos Guias Turístico-Culturais da editora Empresa das Artes.As fotografias de Brasilzão são de sua autoria.
diegogazola@uol.com.br

Fábio Brito. Presidente da Empresa das Artes, editora com mais de 160 obras publicadas nos segmentos de turismo, meio-ambiente e cultura; de guias de viagem a livros de arte. Os textos de Brasilzão são de sua autoria.
fabiobritocritica@yahoo.com.br
 
Por falar em Araxá...
29/11/2006
 


Igreja Matriz de São Domingos

- Falando em Araxá...

- Já sei! O de sempre! Águas termais, Grande Hotel, banho de lama, Dona Beija – aquela mulher de vida fácil e exímia política... É isso?

- Deixe de ser chato! É isso mesmo, só que tem ainda muito mais! Tem o Quilombo do Ambrósio, Calmon Barreto, Chico Xavier, Cacaso...

- Alto lá! Chico Xavier era da região metropolitana de Belo Horizonte, e ficou mundialmente conhecido pela sua aguçada sensibilidade mediúnica. Cacaso já é outro caso... Até rimou, não é mesmo?

- Perdeu-se no tempo o poeta uberabense! Na verdade, quero falar da Araxá contemporânea, uma cidade florida e arborizada. Uma cidade com mais cor e vida! Nossa, até parece slogan publicitário!


Parque do Complexo Turístico do Barreiro e o Grande Hotel ao fundo

Pinturas de época em azulejos e requinte nas fontes de água mineral


Termas de Araxá

Mais do que isso! Trata-se de uma ação inteligente desenvolvida por uma grande mineradora, a CBMM, em parceria com a Prefeitura municipal.

- Deixe-me voltar no tempo: a Estrada Velha do Barreiro, por exemplo, está registrada nos relatos do ilustre viajante francês Auguste de Saint-Hilaire, que apontava o surgimento de água mineral em meio a uma lama escura, quase preta.

- Tá bom! E daí?

- Daí que, quarenta e dois anos depois, em 1912, surgia o primeiro balneário, o que fez com que a cidade e a região se tornassem conhecidas nacionalmente.


O Mercado na região central urge por uma revitalização

Casas semelhantes a presídios, sem nenhuma preocupação estética estão surgindo em bairros "nobres"

 - Sei. E o contemporâneo? E a Araxá de hoje?


A empresa CBMM em parceria com a Prefeitura de Araxá arborizou com com espécies floridas os principais acessos da cidade

- Por um lado, outdoors e campanhas publicitárias que poluem o visual da pequena cidade, entretanto, existe um esforço para melhorar a plasticidade e o paisagismo local...

- Mas ainda é pouco! As calçadas deveriam ser pavimentadas de maneira uniforme; a fiação elétrica deveria ser toda subterrânea; uma cor padrão deveria acompanhar as placas e a sinalização do comércio existente...

- Exatamente! Com isto, a que conclusão chegamos?


O entorno do Parque Nacional da Canastra reserva belas paisagens

- Ora, que outra poderia ser? A conclusão é esta: acorda Araxá! Torne-se uma cidade modelo, recupere a sua tradição, integre a periferia ao seu coração oferecendo-lhe feições atraentes. Seja a capital do cerrado, a rainha do triângulo mineiro! Afinal, osaraxaenses merecem!

 
 
Últimos artigos deste colunista
30/09/2009
28/09/2009
28/09/2009
28/09/2009
« ver todos
 
KTO

Varginha Online - © 2000-2024


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting