PUBLICIDADE

Coluna | BRASILzão
Diego Gazola / Fábio Brito
Diego Gazola,(MTB-SP-44.350), é repórter-fotográfico.Graduado em Comunicação Social pela UMESP-SP, tem se especializado em fotojornalismo de viagens. Em cinco anos, já percorreu mais de um mil municípios em todo o Brasil para avaliação dos atrativos e documentação fotográfica dos Guias Turístico-Culturais da editora Empresa das Artes.As fotografias de Brasilzão são de sua autoria.
diegogazola@uol.com.br

Fábio Brito. Presidente da Empresa das Artes, editora com mais de 160 obras publicadas nos segmentos de turismo, meio-ambiente e cultura; de guias de viagem a livros de arte. Os textos de Brasilzão são de sua autoria.
fabiobritocritica@yahoo.com.br
 
Festa Pomerana. Isso sim é que é festança!
25/01/2007
 

A cultura regional é iniciada durante a infância

No Pavilhão Principal muita música e dança

Representantes de todas as idades aproveitam da Festa

- De 19 a 28 de janeiro ocorrerá...

- Ocorrerá, não! Está ocorrendo a vigésima Festa Pomerana, como parte das comemorações pela emancipação administrativa e política da mais simpática cidadezinha do Brasil Germânico: Pomerode, em Santa Catarina!


Movimentos nas danças típicas

- O nome Pomerode está ligado à origem dos fundadores da cidade, imigrantes vindos da Pomerânia, no norte da Alemanha. Significa: “tirar os tocos”, “tornar a terra pronta para o cultivo”.

- Ah! E essa cidade é antiga?


As crianças participantes da Festa

- Cronologicamente, não! Todavia é, sobretudo, uma comunidade autêntica! Embora oficialmente tenha apenas 48 anos, sua cultura remonta aos tempos em que os povos germânicos chegaram ao Brasil trazendo seus hábitos e costumes, durante o processo de imigração para este país gigante das Américas.

- Pomerode! Que nome estranho!


A decoração da Festa privilegia as cores branco e azul


- Tudo bem! Mas e a festa, como é?

- São dez dias de muita alegria. Comecemos pelas danças: é impressionante constatar que nos dias de hoje, num mundo tão alheio às tradições, ainda é possível encontrar pessoas exímias dançarinas de polca, mazurca, valsa, pollonaise, entre outras antigas danças tradicionais! Tem até a dança das cozinheiras küchenmarsch, que encantam os foliões e visitantes que participam do evento pela singeleza e pureza de seu conteúdo.

- Que delícia!


As Rainhas e as Princesas da Festa Pomerana, em Pomerode

 Ritmo e harmonia nas danças típicas


Encontro de Bandeonistas

- Por falar em delícia, nesse período ocorre um verdadeiro festival gastronômico! Além do chopp artesanal, que deve ser um companheiro constante do seu passeio, você pode apreciar o Eisbein, joelho de porco cozido, e o salsichão Bockwurst, ou ainda outras iguarias da cozinha típica alemã. As cores azul e branca e a figura em vermelho do grifo – um animal fabuloso da Pomerânia – alegram a decoração da Festa que ocorre anualmente em comemoração ao aniversário da cidade, celebrado em 21 de janeiro. Toda uma infra-estrutura foi criada para abrigar as manifestações. Existe um Pavilhão Principal, onde várias bandas conhecidas agitam a noite e a madrugada com ritmos os mais variados. Tudo com muita educação e disciplina. Há muito não via uma turma tão animada: da tenra infância à terceira idade, o baile promete até seu último dia descontração salutar a todos os participantes.


O casamento típico de um casal prestes a unir-se oficialmente na próxima semana


- E se eu me decidir, agora...

- Não hesite! Vá correndo para Pomerode e não perca a mais autêntica festa étnica do Sul Brasileiro. Segue uma dica: disque o DDD 47, e obtenha as informações pelo telefone 3387.2627. Você pode também acessar ao site www.festapomerana.com.br. A festa dura toda a semana. Apresse-se e boa viagem!

 
 
Últimos artigos deste colunista
30/09/2009
28/09/2009
28/09/2009
28/09/2009
« ver todos
 
KTO

Varginha Online - © 2000-2024


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting