Igreja Matriz, única em estilo germânico em toda a Amazônia |
Intervenção artística com temática regional |
Prelazia: a sede administrativa do território do Rio Branco é hoje em dia uma das edificações do patrimônio histórico da Capital |
- De onde você está chegando agora?
- Acabo de voltar de uma das capitais mais agradáveis do Brasil! Talvez a mais tranqüila, mais arborizada e, sobretudo, a mais limpa.
Originalidade pitoresca para atrair clientes |
- Florianópolis?
- Não. A capital catarinense é charmosa, porém já se comporta como cidade grande: engarrafamentos, imóveis hediondos, às vezes muito ruído e, no continente, é praticamente uma metrópole sem áreas verdes.
O rio Branco é um dos principais afluentes do rio Negro |
- Belo Horizonte?
- Não! Esta cidade mineira cresceu demais, está favelizada, perigosa, e também é vítima do excesso de automóveis em suas vias públicas.
- Não sei, então, sobre que cidade você está falando. Última tentativa: Curitiba?
-A bela e bem-cuidada cidade paranaense não poderá rivalizar com a pacata, elegante e bem planejada Boa Vista, capital de Roraima.
Boa Vista, cidade planejada e arborizada |
- Bem planejada! Tem certeza?!
-Tenho. Boa Vista é certamente a única capital de Estado brasileira onde o pedestre é realmente respeitado, onde as calçadas são uniformes, o trânsito tranqüilo e as pessoas simpaticíssimas!
- Deve ser um calorão por lá, não é mesmo?
- Mais ou menos. Banhada pelo belíssimo rio Branco, um dos mais importantes afluentes do rio Amazonas, a capital roraimense dá um exemplo às demais capitais brasileiras: ruas arborizadas e bem-pavimentadas, áreas de lazer em pleno centro urbano... Uma beleza! As largas avenidas convergem para o centro da cidade, desenhando um imenso leque, e foram planejadas nos anos 1930 pelo arquiteto Alexandre Dernusson.
Casario preservado às margens do Rio Branco |
- Mal posso crer!
Monumento ao Garimpeiro homenageia o período áureo da atividade na região |
- Sei disso. Os brasileiros daqui de baixo, do Sul e do Sudeste, desconhecem totalmente esta belíssima região brasileira. Entretanto, a população roraimense é formada por povos indígenas e migrantes provindos de todo o Brasil. Isso faz com que sua alma seja multicultural, e as manifestações folclóricas são as mais diversas: artesanato indígena, forró, quadrilhas juninas, ciranda tradicional, além de uma culinária interessante à base de milho, mandioca, banana, carne seca e muito peixe.
- Eu sempre confundo Rondônia com Roraima.
- Você e uma multidão de brasileiros. Roraima convive pacificamente com seus vizinhos venezuelanos e com os habitantes da República Cooperativista da Guiana.
Proposta autêntica: um ônibus transformado em um mercado de frutas |
- Vejo que voltou entusiasmado. O que me aconselha a visitar quando for a Boa Vista?
- Vá ao centro histórico. Admire as linhas germânicas da Igreja Matriz e tome uma cerveja na Orla Taumanan, um complexo de lazer inteligente onde você saboreia a cozinha local e aprecia as águas do caudaloso rio Branco. Caminhe e descanse sob as frondosas árvores do Complexo Arquitetônico Centro Cívico, onde se encontram o monumento ao Garimpeiro, o Palácio do Governo Estadual, o Palácio de Cultura e outros pontos de interesse dignos de serem visitados. Não deixe de conhecer os parques de lazer, as praias do rio Branco; converse, faça novos amigos e descubra a bela vista de Boa Vista. Rume para o Norte. Você vai adorar!
Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter
Varginha Online - © 2000-2024