Solar dos Montes |
Praça, antigo Largo da Matriz |
Casario em ruínas |
Oratório da Fazenda Santa Marina |
- Onde você estava ontem?
- Em Belo Horizonte. Foi um vapt-vupt!.
- Como assim?
Fazenda Santa Marina |
- O vôo, previsto para as 22h30, decolou com três horas de atraso. Ficamos na fila, à espera da nossa vez.
- O aeroporto Governador Mário Covas, Cumbica ou Guarulhos, como é mais conhecido, também está sobrecarregado. O tráfego aéreo continua caótico. O que fez enquanto esperava?
- Terminei de ler OPrimo Basílio, de Eça de Queiroz. É um clássico, cruel, realista e espetacular. Senti-me em Lisboa. Ao mesmo tempo, pensava no quanto seria bom passar alguns dias em um lugar calmo, bucólico e paradisíaco.
Cavalos à disposição dos hóspedes |
- Tenho uma sugestão: vá para Santana dos Montes, em Minas Gerais!
- Deve ser mais uma daquelas cidadezinhas mineiras horrorosas, com sede de crescimento – asfalto, prédios altos, shopping centers, praças cimentadas... Enfim, não me vejo descansando em um lugar assim.
Charretes, Fazenda Fonte Limpa Hotel |
- Vejo que fala de algo que não conhece. Nos idos dos anos 1700, em pleno século 18, no maravilhoso Vale do Piranga, surgiu o pequeno arraial Morro do Chapéu.
- Vou ouvindo, porém cético...
Santana dos Montes |
- Calma, ainda não relatei nada! A presença de escravos na região, durante o período áureo, contribuiu para a construção das capelas e igrejas seculares – verdadeiras relíquias –, onde o mestre Athaíde coloriu suas paredes com pinturas barrocas, expressão artística máxima daquele período colonial.
- E a natureza?
- Por ali sobrevoam guarás – aves com penas avermelhadas –, que convivem em harmoniosa simbiose com a Mata Atlântica, entre cachoeiras exuberantes que parecem entoar misteriosos cânticos silvestres em louvor de uma vida sadia, em paz com a natureza.
- Mas e a cidadezinha?
Proprietários do Solar dos Montes |
- É pequenina! Deliciosa! Pacata! O lugar ideal para pessoas estressadas como você.
- Calma! Não acho que seja justo levar fluidos negativos para Santana dos Montes. Ficarei por aqui mesmo.
- Não se ofenda por tão pouco! Ao pisar nas ruelas da Cidade Natureza, você reencontrará este outro Brasilzão que tanto o torna maravilhado! Deixe suas preocupações para trás e leve consigo a busca de felicidades!
Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter
Varginha Online - © 2000-2024