PUBLICIDADE

Coluna | BRASILzão
Diego Gazola / Fábio Brito
Diego Gazola,(MTB-SP-44.350), é repórter-fotográfico.Graduado em Comunicação Social pela UMESP-SP, tem se especializado em fotojornalismo de viagens. Em cinco anos, já percorreu mais de um mil municípios em todo o Brasil para avaliação dos atrativos e documentação fotográfica dos Guias Turístico-Culturais da editora Empresa das Artes.As fotografias de Brasilzão são de sua autoria.
diegogazola@uol.com.br

Fábio Brito. Presidente da Empresa das Artes, editora com mais de 160 obras publicadas nos segmentos de turismo, meio-ambiente e cultura; de guias de viagem a livros de arte. Os textos de Brasilzão são de sua autoria.
fabiobritocritica@yahoo.com.br
 
Joinville. Sete décadas de dedicação às flores 
26/11/2007
 

Em 2008 Joinville completa sete décadas da Festa das Flores  

Joinville reúne orquidófolos, entre os melhores do mundo  

A decoração busca aclimatar as espécies vegetais  

 Visitantes de todo o Brasil prestigiam o evento  

O manto da Rainha da Festa das Flores  

Cabelos louros e orquídeas homenageiam a Festa  

 - Viajar para Santa Catarina me revigora.

 - Por que? Acho os motoristas extremamente irresponsáveis por aquelas bandas.

- São efetivamente suicidas e assassinos. Fico surpreso ao constatar que Santa Catarina, um dos Estados mais evoluídos, organizados e fascinantes da Federação, apresente um tal índice de acidentes rodoviários e de mortes nas estradas.


A Rainha da Festa acompanhada de belas jovens joinvilenses e do editor

- Pois é! Mas o Estado revela também cidades fascinantes, como Joinville, onde as flores tornaram-se símbolo da cidade desde a chegada dos primeiros imigrantes no século 19.

- Pelo que contam, logo no início do século passado, na década de 1910, o presidente em exercício da jovem República, Afonso Pena, batizou a agradável Joinville de "Cidade Jardim".  


Um espetáculo para os olhos e para os amantes de orquídeas  

- Nessa graciosa e simpática urbe catarinense iniciou-se o festejo que, em 2008, completará 70 anos de existência: a Festa das Flores!

- Sei disso! Segundo consta, o jornal Kolonie Zeiting, que já existia desde 1863, publicou no dia 19 de agosto de 1936 a seguinte nota: "Realizar-se-á uma exposição de flores - orquídeas, cactos, plantas ornamentais, etc... - e de arte domiciliar. Provavelmente em novembro. Para isso, formou-se um comitê com o objetivo de tratar de sua realização. Chamamos a atenção de todos os cultivadores de flores e de orquidófilos, para participarem desse certame."  


A comemoração atrai pessoas de todas as idades  

- A partir de então, flores e  mais flores, as mais variadas, adornam os jardins e quintais das casas dos joinvilenses. Nos dias atuais, muitos cultivam orquídeas, sejam espécies aclimatadas, sejam espécies nativas encontradas na exuberante mata atlântica da região.

 - Adorei o evento! Além de descobrir espécies híbridas, originais, nativas, e de vivenciar momentos de paz e de tranqüilidade ao apreciar esses tesouros vegetais, verifiquei o comportamento do público visitante, que demonstrava afeição para com os representantes nobres da natureza e da flora brasileira.  


Simpáticas manifestações para recordações fotográficas futura

- Além do mais, as belíssimas moças, jovens esbeltas, que concorrem ao título de Rainha da Festa, as danças típicas, a culinária regional e uma exposição de carros antigos compõem as manifestações artísticas e culturais do espetacular evento, que apresenta Santa Catarina como um dos principais Estados brasileiros exportadores de orquídeas para todo o mundo!

 
 
Últimos artigos deste colunista
30/09/2009
28/09/2009
28/09/2009
28/09/2009
« ver todos
 
KTO

Varginha Online - © 2000-2024


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting