PUBLICIDADE

Coluna | Bem Viver
Isabela Silva
isa0nutri@gmail.com
Nutricionista formada pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Atualmente cursa mestrado na mesma Instituição. CRN9 23222/P
 
Microbiota do recém-nascido
19/02/2021

Durante o período pré concepção, ou seja, durante a gestação, o feto está inserido em um ambiente praticamente estéril. A placenta atua como uma bolha de proteção que evita a passagem de grande parte das bactérias maternas, já que o sistema imune do bebê é muito imaturo para combater qualquer tipo de microrganismo.

Será durante o parto que o bebê terá seu primeiro contato com microrganismos e o perfil desses microrganismos dependerá do tipo de parto, isto é, quando o bebê nasce de parto normal as primeiras bactérias que serão inoculadas no organismo dele serão diferentes daquelas quando o parto for do tipo cesárea.

Apesar de haver essa diferença entre os microrganismos em cada tipo de parto, o parto em si não irá determinar o perfil da microbiota desse recém-nascido ao longo da vida, é apenas uma característica momentânea. O perfil dessa microbiota será determinado pela alimentação, e destaco aqui o aleitamento materno exclusivo até os 6 primeiros meses de vida, pois ele contribui para a colonização da microbiota, crescimento e desenvolvimento do bebê, nutrição e para a formação do sistema imunológico.

Ao longo da vida, a alimentação desse indivíduo irá determinar a prevalência das bactérias na sua microbiota. Se a alimentação for baseada em alimentos in natura e minimamente processados, como preconizado pelo Guia Alimentar para a População Brasileira, esse indivíduo terá uma microbiota de qualidade superior e provavelmente uma saúde e sistema imunológico melhores do que quando se compara a um indivíduo que possui elevado consumo de produtos industrializados, alimentos ricos em gorduras e açúcares e fast foods.
Comente o Artigo
 
Últimos artigos deste colunista
23/07/2021
08/07/2021
25/06/2021
11/06/2021
« ver todos
 

Home | Notícias | Entretenimento | Promoções | Expediente | Privacidade | Anuncie Aqui |Central do Usuário

Varginha Online - © 2000-2021


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting