PUBLICIDADE

Coluna | Bem Viver
Isabela Silva
isa0nutri@gmail.com
Nutricionista formada pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Atualmente cursa mestrado na mesma Instituição. CRN9 23222/P
 
Anemia
16/04/2021
 
PUBLICIDADE

 

O termo “anemia” indica qualquer doença em há uma redução na quantidade total de glóbulos vermelhos que é medida através da dosagem de hemoglobina. Há diferentes tipos de anemia e em decorrência da alimentação as mais comuns são por deficiência de ferro, vitamina B12 e ácido fólico. A anemia é detectada através de exame bioquímico, porém ela pode se expressar e ser notada através de sinais clínicos como palidez da pele e mucosas, cansaço, falta de apetite, dor de cabeça, entre outros sintomas.

O impacto da anemia varia de indivíduo para indivíduo e sua gravidade depende da velocidade de redução dos glóbulos vermelhos, da magnitude dessa redução, do estado nutricional do indivíduo e da sua rotina, pois indivíduos mais ativos ou com estado nutricional não adequado podem sentir mais fraqueza, por exemplo.

Em casos mais leves, que não necessitam de suplementação, a anemia pode ser tratada através da alimentação. Além da recomendação básica de manter uma alimentação saudável e equilibrada, nesses casos também recomenda-se o consumo de carnes, em especial as vermelhas, vísceras (fígado e coração), leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão de bico), vegetais verde-escuros como couve, espinafre, brócolis, chicória, taioba, ora-pro-nóbis, agrião e almeirão, além do consumo de frutas cítricas (acerola, laranja, mexerica), pois a vitamina C presente nelas ajuda na maior absorção do ferro proveniente de vegetais.

Ao aparecimento de qualquer sinal clínico descrito acima não se esqueça de procurar um profissional capacitado para adequar sua alimentação e/ou realizar a suplementação, caso seja necessário.
PUBLICIDADE
 
 
Últimos artigos deste colunista
23/07/2021
08/07/2021
25/06/2021
11/06/2021
« ver todos
 
KTO

Varginha Online - © 2000-2024


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting