PUBLICIDADE

Coluna | INSS & Você
INSS
Este espaço é para falar de assuntos relativos à Previdência Social. Aqui, vamos informar sobre os benefícios previdenciários disponíveis à população, assim como a importância de se filiar ao Regime Geral de Previdência Social e manter suas contribuições em dia.
 
Segurados do INSS podem consultar calendário de pagamento de 2022
15/12/2021
 

O INSS divulgou o calendário de pagamento de 2022, que seguirá a mesma sistemática de anos anteriores. Para aqueles que recebem um salário mínimo, os depósitos referentes a janeiro, por exemplo, serão feitos entre os dias 25 de janeiro e 7 de fevereiro. Ou seja, esses beneficiários vão continuar recebendo no período que corresponde aos cinco últimos dias úteis do mês de referência e os cinco dias úteis no início do mês seguinte.

Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão seus pagamentos de janeiro creditados a partir de 1º de fevereiro. E assim sucessivamente: sempre nos primeiros cinco dias úteis do mês subsequente.

O calendário de pagamento pode ser consultado no site do INSS, no endereço www.gov.br/inss. A orientação é que os segurados fiquem atentos, pois a data de depósito dos proventos depende do número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço, para aqueles que foram concedidos recentemente. Para aqueles que possuem seu benefício há algum tempo, vale a data que já recebem habitualmente.

Outras informações - Os beneficiários que recebem o Benefício de Prestação Continuada, da Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), também devem seguir esse calendário.

É importante ressaltar que, em caso de feriado municipal, estadual ou federal, o pagamento do benefício será feito no dia útil seguinte. Vejamos o exemplo do Carnaval: o calendário de pagamento de fevereiro terá início em 25 de fevereiro, será interrompido durante o feriado, sendo retomado apenas na quinta-feira, dia 3 de março.

Outro aspecto a ser destacado é o prazo para saque dos benefícios com cartão, que deve ser realizado até o final do mês seguinte (aproximadamente 60 dias) ao da disponibilização do valor na conta. Caso o segurado não faça o saque nesse período, os valores correspondentes serão devolvidos ao INSS.

Em caso de dúvida, ligue para a Central Telefônica 135, que funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h.

Clique aqui para baixar o calendário em PDF.

 
Comente o Artigo
 
Últimos artigos deste colunista
29/06/2022
16/06/2022
05/05/2022
27/04/2022
« ver todos
 

Varginha Online - © 2000-2022


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting