PUBLICIDADE

Coluna | INSS & Você
INSS
Este espaço é para falar de assuntos relativos à Previdência Social. Aqui, vamos informar sobre os benefícios previdenciários disponíveis à população, assim como a importância de se filiar ao Regime Geral de Previdência Social e manter suas contribuições em dia.
 
Consulte seu Extrato de Contribuições (CNIS) diretamente no Meu INSS
17/02/2022
 
Uma das vantagens do Meu INSS é a possibilidade de se obter documentos, de forma totalmente virtual e gratuita, como o Extrato de Contribuições, também conhecido como Extrato Previdenciário ou Extrato CNIS. Por meio desse documento, o cidadão tem acesso às informações de suas contribuições previdenciárias, como nome do empregador, período trabalhado e a remuneração recebida. Essas informações também estão disponíveis para os segurados facultativos e contribuintes individuais, que fazem recolhimento pela Guia da Previdência Social (GPS). 

O Extrato de Contribuições (CNIS) pode ser visualizado na tela do Meu INSS, acessado pelo site gov.br/meuinss ou por aplicativo para celular. Após efetuar o acesso, com a senha cadastrada previamente, o usuário irá encontrar o extrato na página inicial, na seção “Para Você”. Outra opção é clicar no campo “Do que você precisa?” e escrever “extrato de contribuições”. As informações são disponibilizadas na hora. Quem desejar pode baixar o documento em formato PDF. 

É importante que o trabalhador acompanhe seu histórico de contribuições, seja como empregado, no recolhimento feito diretamente pelo empregador, ou nos casos de contribuinte individual (autônomo). E no momento de requerer sua aposentadoria, caso verifique que há vínculos/contribuições realizados e que não constam do CNIS, o segurado pode anexar a documentação que comprove essas contribuições, para que integrem o cálculo da aposentadoria. 

O que é o CNIS? - O Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) é um banco de dados do Governo Federal, que armazena informações trabalhistas e previdenciárias. O cadastro no CNIS ocorre geralmente quando a pessoa é admitida no primeiro emprego ou quando inicia as suas contribuições por conta própria. 

Em caso de dúvidas sobre este e outros serviços, ligue para a Central 135, que funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h (os melhores horários para ligar são após às 18h e aos sábados). 

 

 

 
Comente o Artigo
 
Últimos artigos deste colunista
29/06/2022
16/06/2022
05/05/2022
27/04/2022
« ver todos
 

Varginha Online - © 2000-2022


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting