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Autotrans não cumpre decreto e Prefeitura de Varginha justifica

Por Da redação | 24/05/2020 - 12:13:35
Mesmo antes da pandemia do coronavírus, a Autotrans, empresa concessionária de transporte público de Varginha, já era alvo de muitas reclamações dos usuários. Entre as reclamações estavam a superlotação nos horários de pico, atrasos, a higienização dos ônibus e até mesmo a falta de “educação” de alguns motoristas.
 
 
Com a redução da frota de ônibus em circulação por conta da pandemia, as reclamações aumentaram. O decreto Municipal de 9.777 de 16 de abril de 2020 que autorizou a reabertura do comércio de Varginha, também determinou que a empresa voltasse a operar com sua capacidade máxima.
 
 
“O transporte coletivo municipal deverá operar com sua capacidade máxima de frota, ficando proibida a circulação de usuários em pé [...],” segundo redação do Artigo 10 do decreto 9.777/2020.
 
Na prática, o decreto não vem sendo cumprido pela empresa. É recorrente a reclamação dos usuários do serviço. Além de frequentes flagrantes de passageiros em pé, a população vive com os constantes atrasos nos horários dos ônibus.
 
 
Por meio de nota divulgada neste sábado (23), a Prefeitura de Varginha tentou justificar os péssimos serviços oferecidos pela Autotrans.
 
Redução da frota de ônibus - De acordo com a nota, com a redução do número de passageiros causado pela pandemia e pela concorrência com os aplicativos de transporte, a empresa determinou a redução da frota pela metade, hoje circulando com apenas 30 ônibus.
 
Passageiros em pé – A nota diz ainda que a empresa prioriza os horários de pico para não haver aglomeração. E afirma que os ônibus não podem circular com passageiros em pé. 
 
Pela reclamação dos usuários, a proibição de circular com passageiros em pé e a afirmação de prioridade nos horários de pico não estão acontecendo na prática.
 
O Varginha Online vai disponibilizar um número de Whatsapp para a população denunciar os abusos cometidos pela a Autotrans. Quem presenciar ônibus com passageiros em pé, ônibus com falta de higienização, podem enviar os registros para o Whatsapp (35) 98867-2318

Confira a nota da prefeitura na íntegra.
 
ESCLARECIMENTO TRANSPORTE COLETIVO EM VARGINHA

A Prefeitura de Varginha, por meio da Divisão do Transporte Municipal e Planejamento, esclarece que devido à Covid-19 o transporte coletivo urbano teve que passar por adequações. Antes eram transportados 30.000 usuários por dia, entre gratuidade, estudantes, deficientes e demais usuários em uma frota de 60 ônibus. Com a pandemia o número de carros, por determinação da empresa, foi reduzido pela metade para transportar atualmente 9.000 passageiros. Ou seja, a frota foi reduzida à metade para um público que diminuiu cerca de 70%.

Além disso, de acordo com um planejamento, estão sendo priorizados os horários de pico quando circulam mais veículos para não haver aglomeração. Os veículos não podem circular com passageiros em pé (para não ter aglomeração) e sem a máscara (sendo que em todos os veículos tem adesivos informando sobre a obrigatoriedade das máscara de proteção individual). Portanto, se em um ônibus não tiver mais poltrona vazia e se ao passar por um ponto tiver um passageiro, o veículo não vai parar, ou seja, a pessoa vai continuar aguardando outro ônibus que tenha assento.

Além da queda brusca do número de usuários, a empresa ainda enfrenta a oferta do transporte por aplicativos, cujos motoristas tem abordado a população nos pontos de ônibus.

A Prefeitura conta com o serviço de sete fiscais que trabalham na prestação de serviços dos motoristas e na qualidade dos ônibus, sendo que eles não tem o poder para abordar os motoristas de aplicativos.

A população conta com dois telefones para entrar em contato com a empresa 31 9 9876-1028 pode reclamar e o 0800 39-8846.

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