PUBLICIDADE
Notícias | Covid-19

Grupo Unis e Cefet-MG desenvolvem projeto para uso de Tecnologias da Informação e Comunicação no combate à Covid-19

Por Com assessoria | 29/05/2020 - 09:28:26
O Grupo Unis está desenvolvendo um projeto de pesquisa em parceria com o Cefet-MG voltado para o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), no combate à Covid-19 em municípios do Sul do estado de Minas Gerais.
 
A ideia do projeto surgiu com base na observação de estratégias multidisciplinares de combate à pandemia do Covid-19 que vêm sendo utilizadas a nível mundial que, em sua essência, são fundamentadas por TICs. Nesse cenário, as tecnologias podem ser aliadas capazes de viabilizar a captura de dados em tempo real ou auxiliar no diagnóstico de possíveis infectados pelo novo coronavírus.
 
As TICs podem auxiliar na detecção precoce de sintomas do Covid-19 por meio de câmeras térmicas ou de sensores inteligentes, podem auxiliar nas análises dos dados coletados por meio de sensores espalhados nas cidades ou com origem na movimentação das pessoas via operadoras de celular e, ainda, podem permitir o monitoramento remoto de aglomeração de pessoas. Veículos aéreo não tripulados (drones) podem ser utilizados para a vigilância da população em momentos de isolamento social total ou para a emissão de alertas à comunidade. Aplicativos de smartphones podem ser um meio único e confiável para a comunicação entre as autoridades de saúde e a população. 
 
Inicialmente o projeto irá apresentar as principais TICs que podem ser utilizadas por municípios com realidades semelhantes às da microrregião de Varginha no combate à pandemia do Covid-19. Os beneficiados serão os tomadores de decisão dos municípios envolvidos pelo projeto: prefeitos, vereadores, secretários municipais e representantes de Associações Comerciais.
 
O trabalho será realizado em cinco etapas:
 
- Identificar, a nível mundial, estratégias de combate ao coronavírus que possuem como base recursos de TICs, e estudos científicos que envolvem as tecnologias no combate à pandemia;
- Identificar os custos envolvidos e recursos necessários para que as estratégias sejam viabilizadas;
- Identificar a realidade dos municípios da microrregião de Varginha quanto ao uso de TICs, e desenvolver um estudo científico que represente o uso das tecnologias no combate à pandemia;
- Desenvolver um dossiê que possa orientar a utilização de TICs nos municípios da microrregião de Varginha no combate à pandemia, e um artigo para submissão a um periódico científico que aborde as temáticas “Desenvolvimento Regional” e Covid-19;
- Propor um modelo de adoção de TICs que auxilie no combate a pandemias.
 
O projeto está sendo desenvolvido por uma equipe composta por pesquisadores, professores e alunos do Grupo Unis e do Cefet-MG, são eles: Rodrigo Franklin Frogeri, Bruno Henrique da Cruz, Eduardo Gomes Carvalho, Fabrício Pelloso Piurcosky, Lázaro Eduardo da Silva, Liz Áurea Prado, Gabriella Carvalho dos Santos, Lizandra Chagas Caldonazo e Cecília Rocha Cruz.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

 

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
PUBLICIDADE
 
Últimas notícias »
Boletim epidemiológico
Aolicação será no Brasil
Oportunidade de emprego
Oportunidade de emprego
+ MAIS NOTÍCIAS »

Home | Notícias | Expediente | Política de Privacidade | Anuncie Aqui

Varginha Online - © 2000-2023


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting