PUBLICIDADE
Notícias | Gastronomia

Comandante Militar do Sul afirma que Santa Maria tem os pré-requisitos para receber Escola de Sargentos das Armas

Por Iago Almeida | 14/08/2020 - 15:47:55
Além da cidade, o Paraná e o próprio município de Três Corações estão na disputa pela sede da ES
 
Uma notícia vinculada na internet, em junho, afirmou que o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior apresentou uma proposta de parceria com o Exército ao novo comandante militar do Sul do Exército Brasileiro, general Valério Stumpf. O plano seria a elaboração de projetos estruturantes do Estado, um deles inclui a mudança da Escola de Sargento das Armas – ESA, que poderia sair de Três Corações e se instalar no estado do sul do país. 
 
Conforme informações da 3ª Divisão do Exército (D.E.), o principal problema na atual sede da ESA, em Três Corações, seria a falta de espaço físico suficiente para crescimento, visto que a escola é praticamente cercada pelo Rio Verde.
 
Nesta quinta-feira (13), em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, o comandante Militar do Sul, general Valério Stumpf, afirmou Santa Maria também está na disputa para sediar a escola. Segundo o general, a cidade já tem o que seria basicamente necessário para a instalação da Escola.
 
“Capital dos Blindados, Capital da Simulação, temos o Centro de Instrução de Blindados, o Centro de Adestramento, a 3ª D.E., a Universidade Federal de Santa Maria... a gente acha que seria um local muito adequado. Além disso, tem uma guarnição grande e facilita a instrução do pessoal. A gente quer formar o nosso sargento no core do Exército, que é a defesa da pátria”, afirmou Stumpf.
 
Entretanto, Santa Maria não está localizada em um local mais central, em relação ao país, e também não tem um aeroporto com fluxo regular de vôos, o que pode pesar na decisão. Tanto o comandante Militar do Sul quanto o comandante da 3ª Divisão do Exército, Hertz Pires do Nascimento, acreditam que o centro do Estado tem chances na disputa.
 
Três Corações age para manter escola 
 
Tentando manter a escola na cidade, o Chefe da 5º Seção de Infantaria do Estado, Coronel José de Arimateia Motta afirmou que já foi realizado na ESA um estudo de centralização dos cursos nas estruturas atuais, no entanto é necessário o aumento de estrutura. “Seria necessário uma verticalização, ainda assim o espaço atual não é suficiente para receber tanto uma infraestrutura maior, como também um efetivo de militares maior, contando inclusive com a presença dos alunos”, disse. 
 
Motta também mencionou que o prefeito de Três Corações se manifestou a respeito da situação. “Dentro desse contexto, o comandante da ESA foi até o prefeito da cidade de Três Corações, levou essa demanda e o prefeito apresentou inclusive uma proposta para que a centralização da ESA, fosse feita aqui mesmo no município e a área que foi oferecida, foram aquelas adjacências da colônia Santa Fé, então tudo que for falado a esse respeito ainda é muito incipiente“, contou. 
 
O militar também comentou sobre o edital de contratações assim como a possibilidade da construção de novas instalações. “O concurso de admissão hoje da ESA, é realizado para um efetivo de 1.100 alunos classificados, além destes 1.100 nos teríamos também a presença do segundo ano que varia em torno de 600 alunos. Então, dentro deste contexto foi verificado também a possibilidade de construção de novas instalações, tanto lá na atalaia, que são áreas da união pertencentes a ESA e também no nosso campo instrução, que fica localizado lá no município de São Tomé das Letras”, enfatizou.
 
Dalmo Ribeiro iniciou movimento 
 
A respeito da situação atual, o deputado estadual Dalmo Ribeiro iniciou um movimento após a informação, para garantir a permanência da ESA na cidade do Sul de Minas. O deputado apresentou requerimento à Presidência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais pedindo providências ao governador Romeu Zema. 
 
“Não mediremos esforços para que a ESA continue instalada em Três Corações. A escola tem uma grande importância não só para a história da cidade, como também no aspecto econômico. É uma das marcas do Sul de Minas e não podemos perdê-la. Precisamos mostrar, com urgência, que já temos uma estrutura muito grande da ESA em Três Corações, portanto muito mais viável expandir a presença já existente. Essa é uma causa que merece ampla atenção dos colegas parlamentares, lideranças locais e do governador Romeu Zema”, afirma Dalmo Ribeiro. 
 
A expectativa é de que a transferência comece no ano que vem. Em setembro, militares de Brasília farão visitas às cidades de interesse para avaliar os locais.
 
Além dessa sede, atualmente os alunos também têm aulas em outras 13 unidades do país durante o curso. O plano agora é centralizar todo o ensino em um mesmo local, o que exige um espaço maior.
 
A escola 
 
A Escola de Sargentos das Armas (ESA) é o Estabelecimento de Ensino de Nível Superior (Tecnólogo) do Exército Brasileiro, responsável pela formação de Sargentos Combatentes de Carreira das Armas de: Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações. Forma anualmente dois mil novos sargentos. 
 
A estrutura é composta de alojamentos, refeitórios, salas de aula, laboratório, espaço cultural, biblioteca, auditório, posto médico, capelania, parque de pontes e uma extensa área desportiva constituída por ginásios, campo de futebol, pista de atletismo, piscina, campo de polo, pista hípica e pista de corda. Possui dois campos de instrução: Campo de Instrução do Atalaia com área de 4,6 km² e o Campo de Instrução Moacyr Araújo Lopes com área de 20 km², sendo este último distante cerca de 40 km de Três Corações. 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

 

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
PUBLICIDADE
 
Últimas notícias »
Fora do normal
No bairro Jardim Orlândia
24 de abril
No Rio de Janeiro
+ MAIS NOTÍCIAS »

Home | Notícias | Expediente | Política de Privacidade | Anuncie Aqui

Varginha Online - © 2000-2023


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting