PUBLICIDADE
Notícias | Cidades

Forte chuva com granizo e vendaval causa estragos em cidades da região; 'Mini Tornado' é registrado em Santa Rita de Caldas

Por Iago Almeida | 17/11/2020 - 14:46:45

Uma forte chuva atingiu algumas cidades do Sul de Minas no início da tarde desta terça-feira (17). Alguns municípios registraram granizo e fortes ventos que causaram estragos e deixaram cenas de destruição em diversos pontos. Segundo o Corpo de Bombeiros, a chuva durou cerca de 20 minutos em Alfenas e 40 minutos em Machado.

 
Em Alfenas, um posto de combustíveis no bairro Pinheirinho teve a estrutura arrancada com a força dos ventos e várias árvores e outdoors caíram em pontos da cidade; uma das fotos mostra que uma árvore foi arrancada e caiu em cima de um ônibus. A barreira Sanitária, montada na cidade, também foi destruída pelos ventos.
 
 
Motos e carros também ficaram destruídos durante o temporal e com a quantidade de granizo que caiu na cidade. No Centro, pessoas tiveram que correr para se esconder da chuva, mas não houve registro de feridos. Uma árvore tombou na rodovia que liga Alfenas a Fama e o trânsito ficou em meia pista.
 
 
Em Machado, muito granizo também foi registrado pelos moradores. Casas ficaram inundadas e a praça central ficou totalmente suja com objetos carregados pelos ventos. O portão de uma casa foi arrancado e mesas e cadeiras foram levadas para as ruas, pelos ventos, durante o temporal.
 
 
A Escola Gabriel Odorico, também em Machado, ficou inundada e destruída. O telhado da biblioteca cedeu e destruiu diversos livros. 
 
 
Em Santa Rita de Caldas, moradores registraram um 'Mini Tornado' na manhã desta terça-feira. Uma casa que fica no bairro Angineta 2, na zona rural, teve o telhado destruído e um abacateiro caiu. Moradores afirmam que nunca viram algo parecido na cidade.
 

Olha que fenômeno interessante aconteceu agora há pouco, no bairro da Gineta, em Santa Rita de Caldas. Vamos encaminhar as imagens para os especialistas explicarem como é formado e por quê ocorre esse fenômeno. Enquanto isso, a gente sabe que é perigoso, mas que é bem curiosa sua formação é, não é mesmo? Imagens feitas pela leitora Rita de Cássia Silva, a quem agradecemos por cedê-las.

Publicado por Jornal das Gerais em Terça-feira, 17 de novembro de 2020
 
Estragos foram registrados ainda em Gonçalves e Santa Rita do Sapucaí, onde uma casa foi destelhada. Em Varginha, a chuva chegou com menor intensidade, sem registros de ocorrências, mas com ventos fortes em alguns pontos da cidade.
 
Segundo o site ClimaTempo, grandes áreas de instabilidade estão espalhadas pelo Brasil deixando a maior parte do país com nuvens carregadas, com potencial para provocar chuva forte e ventania. Moradores da região devem ficar atentos em caso de vendavais e chuvas com granizo. 
 
Cemig
 
Em nota, a Cemig informou que houve aumento significativo no número de atendimentos emergenciais na região e que equipes estão atuando no reparo de estruturas. Confira nota completa:
 
"A Cemig informa que, em função da tempestade de granizo – acompanhada de fortes rajadas de ventos,  que atingiu cidades do Sul de Minas nesta terça-feira (17), registrou um aumento significativo no número de atendimentos emergenciais na região. Desta forma, a empresa imediatamente mobilizou diversas equipes, que estão atuando no reparo das estruturas que foram danificadas por árvores, telhas e objetos que atingiram a rede elétrica. Devido à complexidade dos serviços e dificuldades de acesso em alguns locais, a Cemig informa que continua atuando para restabelecer a energia no menor tempo possível".
 
Inmet
 
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta amarelo de “Perigo Potencial” para tempestades nas regiões Metropolitana De Belo Horizonte, Zona Da Mata Mineira, Campo Das Vertentes De Minas, Norte Mineiro, Oeste Mineiro, Sul/Sudoeste Mineiro, Noroeste Mineiro, Vale Do Mucuri, Triangulo Mineiro/Alto Paranaiba, Central Mineira, Vale Do Rio Doce, Jequitinhonha.
 
O alerta começou nesta segunda-feira (16) e é válido até às 11h desta quarta-feira (18). A previsão é de “Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”, informou.
 
O Inmet orienta a população que em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda; evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
 
Instruções
 
Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
 
Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
 
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

 

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
PUBLICIDADE
 
Últimas notícias »
Fora do normal
No bairro Jardim Orlândia
24 de abril
No Rio de Janeiro
+ MAIS NOTÍCIAS »

Home | Notícias | Expediente | Política de Privacidade | Anuncie Aqui

Varginha Online - © 2000-2023


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting