PUBLICIDADE
Notícias | Geral

Usina da Cemig recebe certificado internacional de sustentabilidade

Por Com assessoria | 25/11/2020 - 13:24:16

Sistema I-REC reconhece o compromisso da companhia com a produção de energia renovável

 
A Usina de Emborcação localizada no município de Araguari (MG), na divisa com o estado de Goiás acaba de certificar sua energia pelo sistema “International Renewable Energy Certificate Standard” (I-REC) - plataforma internacional de auditoria e emissão de Certificados de Energia Renovável. O certificado, inédito para a Cemig, permite que a companhia comprove a seus clientes que a energia consumida por eles é exclusivamente proveniente de fontes renováveis e demonstra o compromisso da empresa com a sustentabilidade  ao fornecer produtos que contribuem com o combate ao aquecimento global e às mudanças climáticas.
 
A certificação significa que a energia da usina pode ser utilizada para neutralizar emissões de gases de efeito estufa (GEE) no âmbito do Programa Brasileiro GHG Protocol - ferramenta desenvolvida pelo World Resources Institute (WRI), que hoje é o método mais utilizado por empresas e governos para a realização de inventários de GEE.
 
O Sistema I-REC permite a todos os usuários de eletricidade uma escolha consciente e baseada em evidências no que diz respeito à energia renovável, em qualquer país do mundo, de acordo com diretrizes do International REC Standard - entidade que controla o Sistema I-REC e mantém um sistema global de rastreamento de atributos ambientais de energia, projetado para facilitar a contabilidade confiável de carbono e compatível com vários padrões internacionais.
 
Diferencial para quem prioriza a sustentabilidade
 
Certificações como o I-REC são uma tendência internacional e podem ser um diferencial para clientes que desejam se posicionar como sustentáveis.
 
É o que explica Eduardo Lima Resende, gerente de Relacionamento com os Clientes de Alta Tensão de Médio Porte da Cemig. “Trata-se de um certificado muito importante para a empresa. Com a certificação, a companhia pode vender energia para o RE100, grupo que congrega empresas comprometidas com consumo de 100% de energia renovável e que já conta com mais de 260 marcas, representando uma demanda de mais de 228 TWh”, comenta. “São grandes empresas como 3M, Danone, Nestlé e Novo Nordisk, além de outros clientes livres que têm priorizado a sustentabilidade e exigem certificados como esse para divulgação em seus relatórios”, destaca o gerente.  
 
O registro da Usina de Emborcação pelo sistema internacional já começou a dar resultados para a Cemig. A partir da certificação, foi possível a renovação de um Contrato de Compra e Venda de Energia entre a companhia e uma grande multinacional presente em Minas Gerais.
 
Cemig REC
 
A Cemig criou, ainda, um certificado próprio chamado “Cemig REC”. Esse certificado atende a padrões internacionais de exigência, como GHG Protocol e Carbon Disclosure Project, e garante que a energia da companhia é renovável, por meio de controles próprios e a partir de metodologia proposta por uma consultoria especializada. 
 
O Cemig REC atende aos objetivos da maioria dos clientes, assim como aos principais protocolos de sustentabilidade. “A ideia foi criar um certificado próprio, que tivesse o mesmo objetivo do I-REC para os clientes e com custo reduzido, já que não precisamos de terceiros para emiti-lo”, informa o gerente.
 
Agora, a Cemig se prepara para também comercializar os certificados I-REC e Cemig REC. “Estamos fechando critérios técnicos e, em breve, também poderemos oferecer esses certificados aos clientes. Desta forma, as empresas podem garantir que a energia que consomem é proveniente de fontes renováveis e, portanto, limpa”, finaliza.  

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

 

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
PUBLICIDADE
 
Últimas notícias »
Vetou!
No Bom Pastor
Preço abusivo
Em frente ao Theatro Capitólio
+ MAIS NOTÍCIAS »

Home | Notícias | Expediente | Política de Privacidade | Anuncie Aqui

Varginha Online - © 2000-2023


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting