PUBLICIDADE
Notícias | Saúde

Prefeitura de Varginha realiza o Dezembro Vermelho, conscientizando população sobre doenças sexualmente transmissíveis

Por Com assessoria | 01/12/2020 - 08:43:13

Dia 1º de dezembro comemora-se o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Para marcar a data e chamar a atenção da população, quanto à necessidade da prevenção e do tratamento, a Prefeitura de Varginha vai realizar o Dezembro Vermelho. 

 
Nesta terça-feira, as unidades de saúde vão realizar os quatro testes rápidos de doenças sexualmente transmissíveis, HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C. O secretário municipal de Saúde, Dr. Luiz Carlos Coelho, explica que esses testes rápidos ficam prontos em 20 minutos e basta a pessoa chegar na unidade de saúde e solicitar a realização, não sendo necessário encaminhamento de um médico. 
 
“Esse dia com essa viabilidade maior é porque durante a pandemia houve uma queda na procura por esses testes e neste 1º de dezembro é um dia para lembrar da existência desses testes e pedir para a população ir na unidade para fazer os testes rápidos que estão disponíveis no ano inteiro, porém vamos intensificar a realização nesta terça-feira”, enfatiza o secretário.
 
Outras ações do Dezembro Vermelho
 
No dia 2 haverá capacitação de profissionais da Atenção Primária e Secundária sobre infecção por HIV, além de PEP – profilaxia pós exposição, das 14h às 15h, por videoconferência. Outra capacitação está agendada para o dia 9 sobre fluxograma diagnóstico e tratamento da sífilis. 
 
“Mais uma vez, vamos abrir unidades de saúde, no sábado dia 12 para uma manhã de testagens por demanda espontânea e sem agendamento e por tanto fica o convite para toda a população comparecer e cuidar da saúde”, diz o prefeito Vérdi Melo.
 
Existem 526 pacientes com Aids em Varginha, segundo a Prefeitura Municipal. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Coelho, “funciona em Varginha, um SAE _ Serviço de Assistência Especializada e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) , que também tem atividades  itinerantes.Esses serviços  compõe um programa  pertencente a policlínica central sendo que o CTA periodicamente vai a empresas, praças e faz os 4 testes rápidos sendo um projeto que é realizado o ano inteiro na policlínica central que é um credenciamento Infecções Transmitidas Sexualmente – ITS - HIV/AIDS, Sífilis e Hepatites virais - e atendem outras demandas também com palestras”.
 
A Nave, principal ponto turístico de Varginha, na Praça Marechal Floriano, também entra no clima e ganhará iluminação vermelha.

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

 

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
PUBLICIDADE
 
Últimas notícias »
Oportunidade de emprego
Carro x moto
Entrega feita pelos correios
Próximo ao Parque de Exposições
+ MAIS NOTÍCIAS »

Home | Notícias | Expediente | Política de Privacidade | Anuncie Aqui

Varginha Online - © 2000-2023


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting