PUBLICIDADE
Notícias | Geral

Paróquias de Varginha iniciam celebrações do Advento e montam Coroas nas igrejas; confira fotos

Por Iago Almeida | 01/12/2020 - 09:01:29

Assim como existe o calendário civil que vai contando os dias e, pouco a pouco, percorrendo todos os meses do ano, existe, dentro da Igreja Católica, o calendário litúrgico em que a comunidade cristã celebra a vida e a obra de salvação realizada por Cristo. 

 
Diferentemente do ano civil que se inicia no dia primeiro de janeiro, o ano litúrgico inicia-se no domingo mais próximo do dia 30 de novembro. O Advento, por sua vez, faz parte de um ciclo maior chamado ciclo do Natal.
 
A palavra “advento” significa “vinda” ou “chegada”. A liturgia do Advento foi dividida em duas partes: a primeira que vai desde o primeiro domingo do Advento até o dia 16 de dezembro, onde se observa que toda a liturgia coloca os fiéis em estado de espera do Jesus glorioso, portanto, evidencia-se o sentido escatológico. O segundo momento do Advento, por estar mais próximo do dia em que se celebra o nascimento de Jesus, que vai do dia 17 até o dia 24 de dezembro, a sagrada Liturgia passa a preparar com mais intensidade para o Natal do Senhor.
 
As paróquias de Varginha iniciaram no último domingo o tempo de preparação para o Nascimento de Cristo e prepararam as Coroas do Advento nas igrejas. O Varginha Online levantou as fotos das coroas montadas nas nove matrizes da cidade, confira:
 
Paróquia São José

 
Paróquia Mártir São Sebastião
 
(Solicitamos uma foto à paróquia, mas a secretária informou que o suporte onde fica a Coroa teve que ser retirado da igreja para conserto e que nos enviará uma foto assim que a Coroa for remontada).
 
Paróquia Divino Espírito Santo

Foto: Salomé Cassimiro
 
Paróquia Nossa Senhora de Fátima

 
Paróquia Nossa Senhora do Rosário

 
Paróquia Frei Galvão

 
Paróquia Imaculada Conceição

 
Paróquia Sant'Ana

 
Paróquia Cristo Luz dos Povos
 
 
Coroas do Advento
 
A Coroa do Advento é um símbolo cristão que pode ser colocada na casa de qualquer católico, muito importante pois além da lembrança do período do advento nos traz mensagens importantes dentro dos símbolos das quais esta guirlanda contém. As velas são colocadas em uma guirlanda redonda, pois representa o amor de Deus que é infinito, assim como em um círculo você não encontra seu início e seu fim. Além do mais como no círculo não existem lados diferentes representa que o amor de Deus é igual para todos.
 
O verde dos ramos encontrados na coroa do advento é a representação da esperança que é renovada com a vinda do Príncipe da Paz, e o Senhor da Esperança que está para chegar. A Fita vermelha que representa o testemunho e o amor de Deus que nos envolve por completo, um amor forte e infinito.
 
Na Coroa do Advento também encontramos as velas, e assim como os outros símbolos dentro desse ícone, sendo elas normalmente colocadas nas seguintes cores: Verde (acendida no primeiro domingo, representa a esperança que é trazida pelos profetas que anunciam a vinda do Messias); Vermelha (segunda vela a se acender, representa o amor de Deus, também representa a anunciação feita por João Batista); Roxa (O roxo durante o advento representa a alegria da chegada do Senhor que se aproxima cada vez mais); e Branca (A vela que representa a pureza do Branco, além da luz que vem da Virgem Maria, na chegada de seu filho O Messias". É tradição de algumas paróquias colocaram três velas roxas e uma rosa, substituindo uma de cada cor, levando em consideração a cor utilizada no tempo do Advento.

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

 

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
PUBLICIDADE
 
Últimas notícias »
Atenção!
Pôquer
Loteria
Previsão do tempo
+ MAIS NOTÍCIAS »

Home | Notícias | Expediente | Política de Privacidade | Anuncie Aqui

Varginha Online - © 2000-2023


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting