PUBLICIDADE
Notícias | Covid-19

''Temos tido um aumento de surtos intrafamiliares e intradomiciliares'', afirma secretário de saúde de Varginha

Por Iago Almeida | 04/12/2020 - 18:44:54

Em áudio divulgado nesta sexta-feira (4), juntamente com os novos números do boletim epidemiológico de Varginha sobre o Coronavírus, o secretário de saúde de Varginha afirmou que a cidade está tendo um aumento de surtos intrafamiliares e intradomiciliares da Covid-19.  

Segundo o secretário, "isso se deve ao fato de que, é de suma importância que o individuo, suspeito ou positivo para Covid-19, cumpra rigorosamente o isolamento domiciliar, até que receba alta do monitoramento feito pela Vigilância Epidemiológica", explicou.
 
Dr. Luiz Carlos ainda afirmou que cada paciente, suspeito ou confirmado, é orientado para o isolamento domiciliar, de modo a proteger sua família, seus amigos, colegas de trabalho e pessoas que estão no entorno. 
 
"É esse isolamento e as medidas de proteção que se tomam dentro de casa, que vai impedir que outros membros da família, até mesmo idosos ou doentes do grupo de risco, venham a ter Covid-19 e poder complicar e precisar de internações e ao mesmo tempo evoluir insatisfatoriamente", completou.
 
O não cumprimento das medidas de isolamento pode levar o indivíduo a cometer crime sanitário. "Além de urbanidade, civilidade e educação, tona-se também um crime sanitário. Então, é importante que todos assumam pra si a responsabilidade para com o próximo.", afirmou.
 
O Secretário contou que vem sendo pedido e orientado, e ao assinar o termo de compromisso de isolamento domiciliar, é fundamental seu cumprimento. "É dessa forma que teremos um menor número de surtos intradomiciliares, principalmente neste momento em que se aproximam as confraternizações, os eventos festivos e uma série de outros eventos, que possam, por ventura, mesmo que de maneira não legal, não dentro de protocolo, de notas técnicas e de decretos, estarem acontecendo ou sendo planejados para serem executados. Que as pessoas repensem e vejam, nesta questão, um ponto importante de proteção para a comunidade", disse.
 
O Disque Denúncia, criado pela Prefeitura Municipal desde o início da pandemia, continua funcionando 24 horas. Qualquer denúncia pode ser feita pelo (35) 99107-4735 ou pelo e-mail denuncia.covid@varginha.mg.gov.br
 
 
"É importante que essas questões sejam levadas para o Disque Denúncia, para que a Vigilância Epidemiológica tenham como cobrar e fazer cumprir as regras de isolamento domiciliar, pra que a gente consiga realmente manter uma taxa de transmissão menor. Todos nós e esse comportamento é que vai ditar o nosso cenário epidemiológico, de internações e de óbitos que poderão vir daqui a pouco.

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

 

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
PUBLICIDADE
 
Últimas notícias »
Entrega feita pelos correios
Próximo ao Parque de Exposições
Programação do cinema
Boletim epidemiológico
+ MAIS NOTÍCIAS »

Home | Notícias | Expediente | Política de Privacidade | Anuncie Aqui

Varginha Online - © 2000-2023


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting