PUBLICIDADE
Notícias | Covid-19

Escolas particulares de Varginha retomam aulas presenciais a partir da segunda semana de março

Por Iago Almeida | 26/02/2021 - 13:50:07

As escolas particulares de Varginha estão se movimentando para o retorno das aulas presenciais autorizadas pela Prefeitura a partir do dia 2 de março. As escolas que desejam retornar com aulas presenciais, deverão ter o Alvará emitido pela Vigilância Sanitária. Todas já foram visitadas pela equipe da Prefeitura e algumas aguardam o retorno positivo da Vigilância para que as aulas estejam liberadas para acontecer seguindo todos os protocolos sanitários. 

As aulas da Rede Municipal irão começar apenas no dia 5 de abril. O anúncio foi feito durante coletiva na última terça-feira (23). Segundo o prefeito Vérdi, a decisão de adiar o início das aulas, foi devido a falta de tempo para adequar todas as 34 escolas para receber os alunos. 

Confira a programação dos principais colégio da cidade.

Colégio Marista - Dia  08

Em comunicado nas redes sociais, o Marista informou retorno das aulas para o dia 8. "Prezados pais e estudantes, o retorno das aulas em formato híbrido nos colégios particulares foi autorizado pela Prefeitura Municipal para acontecer a partir do dia 02 de março. No Colégio Marista Varginha, o retorno está previsto para o dia 08 de março, segunda-feira. Em breve os pais receberão informações mais detalhadas", afirmou a nota.
 
Adventista - Sem previsão
 
O Colégio Adventista informou que estão se adequando para cumprir os protocolos exigidos pela Vigilância Sanitária e que não tem uma data definida.
 
Colégio Catanduvas - Sem data prevista
 
Em contato com o Colégio Catanduvas, o Diretor da CNEC Varginha, Flávio Marcelo de Carvalho Silva, informou que a unidade está verificando com a nossa mantedora a retomada das aulas presenciais no colégio. Já as aulas práticas na Faceca, devem retornar no início de março.
 
"Ressalto que estamos recebendo várias solicitações de alunos que, temerosos com a pandemia, pedem a manutenção de todas as atividades de forma remota. Estamos cumprindo as exigências fitossanitárias, em acordo com o decreto municipal e de acordo com o nosso Comitê de Acompanhamento da COVID-19", afirmou o diretor.
 
Colégio Logos - Sem data prevista

O Colégio Logos afirmou que ainda não há uma data prevista para o retorno das aulas em sistema híbrido, mas que deve ocorrer em meados do mês de março, a partir do dia 15. O colégio afirmou que soltará informações e comunicados aos pais assim que for confirmada a data de retorno corretamente. 
 
"Nosso colégio pretende adotar uma segunda opção que a Vigilância Sanitária nos deu de híbrido, a maioria das escolas pretende fazer o híbrido alternado, dia sim, dia não. No nosso colégio, de acordo com a demanda de alunos que nós temos, nós faremos uma semana inteira no colégio e duas semanas em casa; essa também foi uma orientação dada pela Vigilância Sanitária que nos permite escolher de qual forma que nós queremos atuar aqui na aula presencial", afirmou.
 
A intenção, segundo a diretora pedagógica do colégio, Débora Ribeiro Vasconcelos Corrêa, é fazer com que o Ensino Fundamental I vá em uma semana, o Ensino Fundamental II em outra semana e o Ensino Médio em outra. "Vale enfatizar que isso tudo são planos, ainda não é uma informação oficial, porque tudo depende da última autorização da Vigilância Sanitária para que a gente faça um melhor planejamento do espaço físico relacionado aos alunos que pretendem vir presencialmente", explicou.
 
Ainda de acordo com a diretora, o colégio já esta com todos os equipamentos comprados, preparados e testados, para o funcionamento correto das aulas ao vivo. Os pais terão a opção de deixar os filhos irem ao colégio ou deixarem que as aulas sejam assistidas de casa. 
 
"Nós só vamos determinar uma data de retorno a partir da garantia que a gente vai ter que nenhuma alteração precisará ser feita mais, aí sim vamos oficializar um comunicado para passar para os pais, alunos e professores", contou Débora Ribeiro. 
 
"Muitos pais estão se confundindo e o colégio está deixando claro para eles que o híbrido é escolha do responsável pelo aluno. A gente oferece a aula presencial, porém, se ele não quiser vir para o colégio, ele terá todo respaldo que o colégio vai dar, para assistir a aula online também", encerrou. 
 
Colégio Santos Anjos - Dia 08

O Colégio Santos Anjos anunciou que as aulas estão com previsão de retorno no sistema híbrido no dia 08 de março. Eles estão apenas aguardando o retorno da Vigilância Sanitária, após protocolarem as adequações da escola. Segundo o colégio, na próxima semana os professores irão participar de um treinamento para se adequarem ao novo ensino. 
 
Os professores da Rede de Educação Santos Anjos já participaram de um treinamento com os responsáveis pelo Setor de Tecnologia da Informação (TI) sobre como será realizada a transmissão das Aulas Híbridas.
 
Em Varginha, o Coordenador de TI, Rogério Galanti, informou que todas as salas de aula estarão equipadas com dispositivos para a transmissão das aulas ao vivo. “Desde o início da pandemia estão sendo feitos grandes investimentos na área de tecnologia em nosso Colégio. Adquirimos equipamentos para todas as salas de aula a fim de garantir qualidade de áudio e imagem. O objetivo é fazer com que o estudante em casa sinta-se integrado à sala de aula”, disse.
 
Também foi realizada a simulação de um encontro híbrido. “Os professores visualizaram o espaço de trabalho já adaptado. Foi a oportunidade deles validarem a qualidade de como será transmitido o conteúdo”.
 
A Diretora Pedagógica, Arlete Ribeiro Ramos Gomes, disse que o Calendário Escolar foi elaborado levando em conta todos os grandes eventos que aconteciam presencialmente, como: FRISA, OLISA, “Trocando de Lugar” e outros. A Diretora reforçou que as realizações -ou não- das atividades serão avaliadas de acordo com as análises dos cenários na época, minimizando riscos à saúde e sempre obedecendo as recomendações dos Órgãos Competentes. 
 
Colégio Alpha - Dia 08
 
Entramos em contato com o Colégio Alpha que informou o retorno das aulas em sistema híbrido a partir do dia 8. Segundo o colégio, as informações aos pais e alunos serão liberadas entre os dias 1º e 02 de março.
 
Colégio Batista - dia 15
 
O Colégio Batista, por meio de comunicado nas redes sociais, anunciou o retorno das aulas para o dia 15 no sistema híbrido. "Conforme decreto Municipal nº10.207 de 13 de janeiro de 2021, a partir de 02 de março, as escolas estão autorizadas a retornarem com aulas presenciais, seguindo os protocolos de segurança da Vigilância Sanitária, mediante liberação do alvará de funcionamento. Para que o retorno aconteça com total segurança, a equipe diretiva e pedagógica organizou um cronograma de preparação e treinamento", afirmou a nota.
 
- 01 a 05 - Treinamento de professores e funcionários; treinamento dos alunos (Google Meet); treinamento família (Google Meet) e liberação do alvará da Vigilância Sanitária
 
- 08 a 12 - Organização da escola - separação de grupos mediante devolutiva dos responsáveis; finalização e adequação de equipamentos de tecnologia; e comunicação para a família sobre o escalonamento dos grupos
 
- 15 a 19 - Retorno das aulas presenciais do Grupo A e continuidade das aulas online Grupo B
 
- 22 a 26 - Alteração do ensino híbrido - Grupo A online e Grupo B presencial
 
- 29 a 31 - Aulas online grupo A e B para higienização da escola
 
- A partir de 5 de abril - Retomada do ensino híbrido, seguindo a mesma sequência até novas orientações

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

 

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
PUBLICIDADE
 
Últimas notícias »
Boletim epidemiológico
Aolicação será no Brasil
Oportunidade de emprego
Oportunidade de emprego
+ MAIS NOTÍCIAS »

Home | Notícias | Expediente | Política de Privacidade | Anuncie Aqui

Varginha Online - © 2000-2023


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting