PUBLICIDADE
Notícias | Esportes

Fisiculturista varginhense conquista 7 troféus de 1º lugar em um único campeonato

Por Da redação | 23/11/2021 - 12:48:53
(Foto: Arquivo pessoal)

O atleta varginhense de fisiculturismo, André Venâncio realizou um feito inédito na história do esporte ao conquistar 7 troféus de 1º lugar em uma edição de campeonato. O feito aconteceu no último sábado (20) no campeonato de fisiculturismo Celebration Show da Muscle Contest International de BodyBuilding, em Poços de Caldas.

André que também é Bombeiro Militar de Minas Gerais, sagrou-se Campeão absoluto. No título de Overall, onde são premiados os melhores e mais completos atletas da competição por categoria, o varginhense ganhou dois títulos, sendo na categoria Bodybuilder e na categoria Classic Physique. 

A preparação

Com a Pandemia, o atleta ficou focado na carreira de Bombeiro Militar e estava há 3 anos sem competir. Segundo o atleta, voltar aos palcos foi um grande desafio, apesar de ser o que mais ama fazer.

O altera conta que foram aproximadamente 12 semanas para lapidar o físico para a competição. Durante esse período, além de conciliar a rotina de atleta com a carreira de Bombeiro Militar, André esteve por 2 semanas em Belo Horizonte ministrando curso de especialização para o público interno, além de 2 semanas acampado à beira de represa ministrando curso de mergulho autônomo para os novos soldados Bombeiros Militares recém formados. Já nas duas semanas que antecederam o campeonato, o militar ainda estava à frente do Curso de Formação de Instrutores de Guarda Vidas Civil.

Com a rotina de trabalho puxada, a alternativa era treinar durante a madrugada, já que precisa de horas diárias de treinamento especifico de musculação em períodos de competição.  “Cada treino finalizado, cada refeição, se torna uma batalha vencida”, conta o militar.

O início

André iniciou os treinos voltados para o fisiculturismo quando se apaixonou pelo esporte, ainda no primeiro ano da Faculdade de Educação Física, em 2008, quando teve contato pela primeira vez com o esporte. Desde então começou sua preparação para um dia chegar aos palcos. 

Em 2014 foi sua primeira competição, e venceu. Hoje soma 22 títulos, sendo 4 deles de campeão absoluto do evento e o de Overall.

“Nem no meu melhor sonho eu podia esperar algo igual, mas como eu disse, o sucesso é proporcional ao esforço. Só Deus viu o quanto foi difícil pra chegar até aqui, e não foi só eu, minha família, meus amigos, todos compartilharam comigo um pouco desse sofrimento. Ainda bem que ando sempre ao lado dos melhores, que não me deixaram fraquejar. Mais uma vez, obrigado a todos que me ajudaram”, disse André.

Sem patrocínio direto

André é seu próprio Coach, e conta com sua esposa Tatiana Vilela, que também é Bombeiro Militar e personal trainer, para elaboração de seus protocolos e rotinas de treino. 


André e sua esposa comemorando o resultado da competição: Foto: Arquivo pessoal

Segundo André, esposa sempre o apoia, pois entende como é necessária uma dedicação absurda, já que ele tem que conciliar a vida de atleta com a vida Bombeiro Militar, onde ambas as carreiras exigem um alto desempenho físico e sacrifícios. 

Atualmente, o atleta conta com apoio da Academia Vila Fit, onde treina, da Fisioterapeuta e Quiropraxista Liliane Reis, que toda semana o avalia e realiza os procedimentos de Liberação Miofascial para melhor desenvolvimento dos músculos, e ainda com apoio do seu Chefe Direto Capitão Ventura, que incentiva o militar sempre para que possa continuar firme na carreira militar e de atleta, que no fim exigem foco e disciplina, tanto uma quanto a outra.

“No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz. Essa frase de Ayrton Senna 1993, define exatamente o feito meu feito como Bombeiro Militar e Atleta”, finaliza André.

Para saber mais sobre o atleta e acompanhar sua rotina, é só seguir sua página no Instagram @andrevena.

 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

 

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
PUBLICIDADE
 
Últimas notícias »
Flagrante
Dia Nacional da Prevenção e Combate à Hipertensão
SAAV
Saúde
+ MAIS NOTÍCIAS »

Home | Notícias | Expediente | Política de Privacidade | Anuncie Aqui

Varginha Online - © 2000-2023


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting