De 12 a 17 de agosto, Varginha será palco da terceira edição do maior festival internacional de curtas-metragens do país, o CINEMAZ. O objetivo da Mostra é promover a transmissão de filmes independentes e orientar o público a apreciar o cinema além do entretenimento. O festival também oferecerá Oficinas Cinematográficas Itinerantes, levando o cinema para diversos pontos de Minas Gerais, criando uma grande rede no estado.
O evento distribuirá mais de 70 prêmios e contará com a participação de 94 filmes selecionados dentre os 2.311 inscritos de todo o mundo.
Além das exibições, o festival abrigará o nono Festival de Cenas Curtas CURTA ARTE CURTA, trazendo música, teatro, moda, dança e também a culinária mineira, proporcionando uma experiência completa para os participantes.
Acessibilidade
O evento tem estrutura acessível com rampas, corrimãos, piso tátil, iluminação apropriada, elevador PCD, proteção de ruídos para autistas e banheiros adaptados. Também haverá ações específicas, em libras e áudio-descrição, seguidas de debates com especialistas. Todos os profissionais passaram por treinamento durante quatro meses.
Mostras e Atividades
O CINEMAZ Festival oferecerá uma variedade de mostras e atividades. Confira abaixo:
- Sessões Fechadas para Escolas: Promovendo a educação através do cinema.
- Mostra Acessa: Duas sessões, incluindo uma fechada no Vida Viva e outra aberta ao público com filmes acessíveis, seguida de debates sobre arte, PCDs e inclusão.
- Mostra PSI: Sessões com temáticas psicológicas e debates com terapeutas, neurocientistas, psicólogos e psicanalistas.
- Mostras Abertas ao Público: Quatro sessões com filmes de ficção, animação, documentários, internacionais, nacionais e mineiros.
- Exibições Online: Transmissões através da plataforma.