No último fim de semana, Varginha sediou o 2º Encontro Nacional de Lideranças Mulheres do Café, promovido pela Wofse Produções com o apoio do Sistema Faemg Senar, Sindicato dos Produtores Rurais de Varginha, Sindicato de Produtores Rurais de Boa Esperança (SindiBoa) e outras empresas do setor. O evento reuniu mais de 160 participantes de todo o país.
O encontro contou com uma programação de palestras e atividades práticas, voltadas ao fortalecimento da liderança feminina na cafeicultura e ao desenvolvimento de novas competências. Entre os temas abordados, destacaram-se o papel das mulheres no agronegócio, os desafios da gestão rural e o impacto transformador da atuação feminina nas comunidades e no mercado.
“Participar do Encontro Nacional das Líderes Mulheres do Café é um exemplo de uma ação que nós vimos com várias pessoas trabalhando junto pra valorizar as mulheres da cafeicultura. Foi um momento muito rico, que a Wofse Produções organizou com muito carinho,” destacou a gerente Mulher, Jovem e Inovação do Sistema Faemg Senar, Silvana Novais.
Além disso, a Wofse Produções, com o apoio do Sistema Faemg Senar, Sicredi e Nutriouro, entregou o troféu Agro Vital Brasil, que reconheceu produtores e produtoras rurais que se destacam pela continuidade e legado na cafeicultura, marcando sua trajetória no setor. Entre os homenageados estavam o presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Varginha e presidente da Comissão Técnica de Café do Sistema Faemg, Arnaldo Botrel, o presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Boa Esperança, Henrique Pacheco, além de outros nomes de destaque no cenário nacional da cafeicultura.
A gerente do Sistema Faemg Senar reforça que, um dos destaques do evento, foi a palestra sobre a gestão financeira das propriedades, um tema que trouxe alertas importantes para as produtoras e despertou grande interesse entre as participantes. “Durante a palestra, foi possível abordar o programa Faemg Mulher, que ainda era pouco conhecido entre muitas das mulheres presentes. Conseguimos mostrar de perto o trabalho do Sistema Faemg Senar e suas ações voltadas ao fortalecimento feminino no agro em todo o estado de Minas Gerais, além de abrir portas para novas conexões”, finalizou Silvana.