A Polícia Militar iniciou a Operação Black Friday em todo o estado de Minas Gerais, com foco na segurança das áreas comerciais. A ação, que começou nesta quinta-feira (27/11), e segue até este sábado (30/11), visa prevenir crimes como furtos e roubos durante o período de maior movimentação de compras.
A Operação Black Friday serve como um lançamento para a Operação Natalina, que dará continuidade às ações de segurança. A operação de Natal deverá ser estendida e possivelmente contará com um novo lançamento.
Segundo a Polícia Militar, o objetivo é garantir a segurança e prevenir crimes nos três dias de promoção da Black Friday e, na sequência, durante todo o período de compras para o Natal.
Recomendações da Polícia Militar aos consumidores
A Polícia Militar fez um apelo à conscientização e participação da comunidade, destacando a importância da colaboração para a segurança. Aos consumidores que farão compras nas ruas, a PM recomenda atenção redobrada a:
- Onze o celular está sendo guardado.
- O local onde o dinheiro está sendo levado.
- A escolha do local físico para realizar a compra.

Foto: Márcio Borges/Varginha Online
Para as compras feitas pela internet, a recomendação é de máxima atenção e verificação prévia. A PM alerta que muitas pessoas aproveitam o período para aplicar golpes, e é crucial verificar a veracidade da loja e do site antes de efetivar qualquer transação.
A PM destacou, ainda, a importância de acionar a polícia nos casos de crimes e o Procon em situações que envolvam o Código de Defesa do Consumidor. Segundo a Polícia Militar, a população não deve ter receio de ligar se houver suspeita de ter sofrido um golpe, pois o registro é fundamental para evitar que outras pessoas sejam vítimas.