Sendo a auto-estima um sentimento íntimo, interno, e, às vezes, inconsciente, devemos prestar atenção ao modo como ela vem a tona, pois, independentemente da nossa vontade ela se exterioriza, se mostra, seja de modo saudável ou não. Portanto, se buscamos dar qualidade a ela, devemos torná-la consciente, ou seja, tomar consciência dela observando as nossas próprias ações e pensamentos em relação a nós mesmos e aos outros.
A qualidade dos nossos pensamentos e atitudes são determinantes na nossa auto-estima. Aquele que a possui positivamente manifesta, por exemplo, o prazer de estar vivo no rosto, no corpo, na maneira que se expressa e se move, no modo tranqüilo com que fala, direta e sinceramente, dos seus sucessos, ou dos seus defeitos e limites encarando-os com realismo e serenidade. Sente-se confortável ao receber e dar elogios, ao expressar afeto, consideração e está sempre aberto à novas idéias, novas experiências e possibilidades para o aprimoramento da sua vida.
A auto-estima saudável, no aspecto puramente físico, de acordo com estudos de Nathaniel Branden, psicólogo americano, apresenta as seguintes características: “ Olhos atentos, brilhantes e vívidos; rosto relaxado(salvo se houver alguma doença), com colorido natural e bom tônus na pele; queixo naturalmente posicionado e alinhado com o resto do corpo; e maxilares relaxados. Ombros relaxados porém eretos; mãos que tendem a ser soltas; braços que pendem com naturalidade ao longo do corpo; postura descontraída, ereta, bem equilibrada; caminhar que tende a ser decidido(sem ser agressivo nem desafiador)”.
A manifestação da auto-estima é, na verdade, a sua boa prática diária, e para que sejamos bem sucedidos nesta tarefa maravilhosamente saudável, é super importante não perder de vista que ela, a auto-estima, está intimamente relacionada com racionalidade, realismo, autonomia, flexibilidade, intuição, criatividade, competência para enfrentar desafios, humildade para admitir e corrigir erros, benevolência e cooperação.
Boa Reflexão. Paz e a Luz para você!
Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter
Varginha Online - © 2000-2024