PUBLICIDADE

Coluna | BRASILzão
Fábio Brito
fabiobritocritica@gmail.com
O editor e jornalista Fábio Brito é responsável pela edição e publicação de centenas de títulos voltados às realidades do Brasil. Durante anos esteve à frente de selos editoriais importantes e renomados e no presente momento impulsiona, através de consultorias específicas nas áreas editorial e cultural, os selos Bela Vista Cultural e FabioAvilaArtes. A coluna Brasilzão, inicialmente através do Jornal Correio do Sul, de Varginha, foi iniciada em 11 de julho de 2004 e tem contado com a importante parceria do Varginha Online na disponibilização de vivências de Fábio Brito por todo o Território Nacional e por países por onde perambula em suas andanças.
 
São José do Rio Pardo. Um destino de turístico cultural
07/03/2010
 

Detalhes e personalidade de época

Uma Recuperação Harmônica

A Igreja Matriz

O absurdo da fiação elétrica

A Praça da Matriz

- "Nas páginas imortais da história
a reluzir qual outro sobre o azul,
Percorrendo brilhante trajetória,
o Rio Pardo avança pelo rumo sul "


Bonito casarão de esquina

- Que interessante essa música. Do que se
trata ?

- É o Hino da cidade paulista São José do Rio Pardo, de autoria da Professora Ilse Sebastiana de Paiva Manita (letra e melodia)


O verdadeiro conceito de bem Viver

- "Lembrando as prendas com que natureza
te embelezou por entre mil rincões,
Uma ressalta, orgulho e beleza
serviu de berço para "Os Sertões"."

- São José do Rio Pardo encontra-se entre Caconde e Casa Branca, não é mesmo ? Eu acho essa região linda e cheia de histórias. Lembranças do ciclo do café quando vários fazendeiros ganharam muito dinheiro com o "ouro verde".


Influencias européias na arquitetura

- Antigamente, quando surgiu o povoado, a localidade chamava-se Cabeceiras do Rio Pardo. Depois tornou-se Freguesia de São José do Rio Pardo e em 1885 adquiriu a sua liberdade de Casa Branca, tornando-se Município.

 


Edifício a ser preservado

- É conhecida a audácia e ousadia dos rio-pardenses que eram anti-Monarquia e já previam – e desejavam - a chegada de um novo regime: a Republica.


Detalhes e sensação de paz

A poluição visual desfigura a cidade

- Euclides da Cunha, nosso herói que faleceu prematuramente ( assassinado pelo jovem amante de sua esposa), encontrou em São José do Rio Pardo a inspiração para escrever a sua mais conhecida obra literária: "Os Sertões".


Detalhes da religiosidade regional

Empresa comercial em edifício histórico

- Hoje em dia, a cidade sofre de agressões ao seu espetacular patrimônio arquitetônico e cultural com a edificação de espigões horríveis e sem personalidade que maculam o seu belo visual.


O simpático hotel Brasil

Um bom exemplo para todos

- Entretanto ainda há solução. A administração atual deveria lutar contra a poluição visual, no comércio e na iluminação elétrica, com fios por todo o lado, e conscientizar-se de seu rico patrimônio que poderá ser a motivação para que São José do Rio Pardo se torne a Capital Cultural desta bela porção do estado de São Paulo.


Patrimônio ainda existente

Elegância de outrora

- Oxalá te ouçam. Fábio Brito

 
 
Últimos artigos deste colunista
09/10/2020
30/09/2020
25/09/2020
28/08/2020
« ver todos
 
KTO

Varginha Online - © 2000-2024


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting