Arte popular e esporte |
O Brasil ainda luta pelo Hexa |
A emoção após o jogo de futebol |
- Você gosta de futebol?
- Gosto. Porém sou leigo neste assunto. Por isso tomarei a liberdade de transcrever trechos dos textos (excelentes) do autor do livro A História das Copas a ser publicado no próximo mês de maio. Então, vamos lá, um pouquinho de história do Futebol, por Rodrigo Favero, para os leitores da Coluna BrasilZÃO.
O Museu de Arte Naif no Rio de Janeiro |
- “Entre o fim do século 19 e o começo do século 20, um novo esporte começou a ganhar popularidade pelo mundo. Criado na Inglaterra, com regras simples e fácil de ser praticado, o futebol chamava a atenção e virava mania nos países em que chegava. Federações surgiram e jogos entre selecionados nacionais eram marcados por todos os cantos do planeta.
A Copa do Mundo une os povos |
De olho no potencial e com o objetivo de organizar o crescimento do futebol, em 1902 um holandês chamado Carl Anton Wilhelm Hirschmann procurou a Federação Inglesa de Futebol e apresentou a ideia da criação de uma entidade internacional. Os ingleses, por sua vez, não acreditavam que isso era necessário e decidiram não dar apoio.
- Dois anos mais tarde, porém, no dia 21 de maio de 1904, representantes de França, Holanda, Bélgica, Suíça, Espanha, Dinamarca e Suécia se reuniram em Paris para fundar a Fifa (Federação Internacional de Futebol Associado), e desde então existia a ideia da realização de um torneio internacional de seleções.
A imagem imaculada do jogador do século | A luta pelos títulos |
Em 1905, o francês Robert Guerrin, primeiro presidente da entidade, tentou organizar o campeonato mas não encontrou interessados entre os países-membros. A segunda tentativa foi bombardeada por um evento que, anos depois, voltaria a influenciar o mundo do futebol. A Primeira Guerra Mundial, entre 1914 e 1918, adiou o nascimento da Copa do Mundo.
Em 2014, a Copa do Mundo no Brasil |
Enquanto a Fifa não conseguia concretizar a ideia de um Mundial próprio, o torneio de futebol das Olimpíadas ganhava importância. Presente nos jogos como competição oficial desde 1908, a modalidade contou apenas com equipes europeias até 1912.
Em 1920, o Egito viajou à Antuérpia, na Bélgica, e se tornou o primeiro país não europeu a disputar o torneio olímpico de futebol. Mas foi só em Paris, quatro anos mais tarde, que aconteceu o primeiro grande campeonato internacional de seleções, com a inclusão de equipes do continente americano.
Futebol Arte | O apoio indispensável ao esporte no Brasil |
Os torneios de 1924 e 1928 foram um sucesso e deram a força que a Fifa precisava para realizar sua primeira Copa do Mundo. No congresso da entidade em 1928, os membros aprovaram a proposta do francês Jules Rimet para a criação de um campeonato mundial de futebol. Um ano mais tarde, no congresso de 1929, o Uruguai, que havia sido bicampeão olímpico e tinha o melhor time da época, acabou escolhido como país-sede da primeira Copa do Mundo de Futebol”.
- Adorei! Continue a ler, por favor.
O espírito esportivo na festa |
- “Menos de nove meses separaram dois dos fatos mais marcantes do século 20. Em 24 de outubro de 1929, a Bolsa de Nova Iorque entrou em colapso e deu início à Grande Depressão, a pior e mais longa crise econômica de todo o século. Em 13 de julho do ano seguinte, no Uruguai, jogadores da França e México deram o pontapé inicial para a disputa da primeira Copa do Mundo de futebol da história. Como se pode imaginar, não eram exatamente tempos de festa. E se, economicamente falando, nove meses é pouco tempo – principalmente quando se trata de uma crise dessa dimensão –, geograficamente, 10 mil quilômetros são uma longa caminhada, principalmente quando só se é possível percorrê-los de navio. Em plena crise, foram poucos os países europeus que aceitaram cruzar o Atlântico e desembarcar na América do Sul para disputar o torneio. Isso fez com que a primeira Copa da história contasse apenas com 13 participantes e fosse praticamente um campeonato de duas seleções: Argentina e Uruguai, jogando num nível bem acima do restante.
O futebol é uma manifestação legítima | O futebol, uma paixão brasileira |
Ainda assim, o torneio foi um sucesso. Sem contar os gastos com a construção do Estádio Centenário, os uruguaios conseguiram um lucro aproximado de 60 mil dólares, uma fortuna para a época. Os valores divulgados fizeram os europeus se darem conta, afinal, de que em qualquer tempo – e ainda mais no meio de uma profunda crise financeira –, nada melhor do que ganhar dinheiro. Assim, quando o francês Lucien Laurent marcou o primeiro gol das Copas e abriu caminho para a goleada francesa sobre o México, por 4 a 1, muitos já sabiam que aquele seria apenas o capítulo inicial de uma história de grande sucesso”.
O sonho das multidões | Uma profusão de cores |
- Finalmente consigo obter informações históricas sobre o esporte preferido dos brasileiros: o futebol!
- Não é o bastante. Aconselho você esperar um pouquinho, pois dentro de 3 meses o livro estará publicado e terá a oportunidade de obter informações preciosíssimas sobre a história das Copas do Mundo até o momento atual.
- Tomara que o Brasil não faça feio na África do Sul, país que será palco do mais espetacular evento do Planeta: a Copa do Mundo de Futebol.
Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter
Varginha Online - © 2000-2024